Dicas natalinas

Neste ano, nossa redação se juntou para dar dicas do que fazer/assistir/escutar neste dia tão especial! Confira:

Gabriel Pellegrini

Dica: Anime: Gintama | Temporada: 04 |Episódio: 200 e 201

Esse episódio me lembra o caos das festas de natal, todo mundo se reúne, as coisas saem do controle, parentes fazem piadas sem graça e/ou inconvenientes, sempre existe um nível de estresse presente e nada nunca sai como o planejado, mas ao mesmo tempo, todo mundo se esforça, pensa um pouco no outro, tenta fazer o dia de alguém especial, mágico.

Gintoki e Umibouzu ao se vestirem  de papai noel e acabarem em uma disputa para provar qual deles é o verdadeiro ícone natalino, de um jeito bizarro e cheio de percalços estão tentando realizar o sonho da jovem Yato de conhecer o papai noel. De certa forma, as festas de fim de ano são sobre isso também, não é sobre dar tudo certo, sobre a casa mais decorada ou a árvore mais bonita, é sobre tentar alegrar o dia de alguém que se ama. Feliz Natal!

Gintama está disponível na Crunchyroll

Karol Facaia

Anime: Toradora! | Temporada: 1 | Episódio: 18 (Under the Fir Tree)

Que o Natal no Japão é uma data muito romântica por lá todo mundo sabe, e minha escolha não seria diferente. Um dos episódios mais bonitos de Natal que eu vi foi em Toradora! Me emociono até hoje com a animação da Taiga com o Natal e toda a empolgação do pessoal para festa, além de ter momentos muito fofos.

Esse episódio mostra a alegria e a empolgação do natal e também de como essa é uma época bonita, cheia de esperança e momentos emocionantes. Talvez eu goste tanto de lembrar de como somos tão animados pelo Natal quando crianças. O especial natalino de Toradora! sem dúvidas, desperta uma nostalgia incrível.

Toradora! está disponível na Netflix

Kennedy/Kaed

Koibito ga Santa Claus

Canção de Yumi Matsutoya, que, como toda boa musicista vinda do Japão, flui por entre os gêneros musicais, desde o jazz-fusion ao pop-rock. Matsutoya começou por volta dos anos de 1968 com músicas singulares, prova disso é sua música natalina já foi regravada diversas vezes! Como por exemplo, fazendo parte do repertório da banda composta inteiramente por integrantes femininas a, Scandal, que revistou a música numa pegada mais “rock n’ roll”.

Me deparei com essa música por acaso. Eu geralmente tenho o costume de me atirar no desconhecido mundo dos vídeos de reprodução automática do YouTube, e como otaku honrado que sou, cabe dizer que o meu histórico de vídeos tem em sua galeria O Hololive (em minha defesa tem uma v-tuber que é dona de um fast-food, e não obstante uma Fênix! Simplesmente único, viva Kiara!)… Enfim, um dos vídeos que chegou até mim foi a versão de Koibito cantada pela Ookami Mio, e como um presente de natal por águas desconhecidas atrás de saber mais sobre essa música!

Koibito ga Santa Claus está disponível no YouTube

TomoeK

Anime: ×××HOLiC | Temporada: 1 | Episódio: 19 (Unreasonable)

Em mais uma de suas armações, Yuuko-san resolve convidar Watanuki, Doumeki, Himawari, Mokona, Ame Warashi e Zashiki Warashi para uma “guerra de bola de neve”. Todos terão que fazer um boneco de neve no formato que desejar. E por magia, são os bonecos quem irão lutar um contra os outros, até restar somente um. Mas essa brincadeira só pode ser vencida por quem tiver a melhor imaginação ou sorte?! Em todo caso, o vencedor irá receber uma caixa  do  “tesouro secreto” que concede qualquer desejo.

Durante a última luta de bola de neve entre o coelho de neve de Watanuki e o Poder Fantasia de Yuuko, na dublagem original Yuuko usou uma citação: “Querido, é hora da punição!” (ダーリン、おしおきだっちゃ!) que frequentemente é usado por Lum de Urusei Yatsura.

Desde sempre sou apaixonada por xXxHolic e super recomendo o manga e anime. Além de ter várias referências a obras antigas e aspectos da cultura japonesa, assim como do folclore, a história nos abre os olhos para várias possibilidades de interpretação do quão pequeno é nosso mundo pessoal e de que aos poucos irá se expandir ao adquirir novos conhecimentos. Não é exagero ao me referir a essa obra como minha bíblia pessoal. Só leiam e assistam!!

Vilson Borges

Kamen Rider Ex-Aid | Episódio 12 Christimas Special: Targeting the Silver X mas! (claro que ia ser o diferentão trazendo algo não anime).

Existem inúmeros episódios especiais de Natal que eu poderia citar de tokusatsu, mas ESSE é O episódio de Natal em tokusatsu. Ele é oficialmente o melhor/pior episódio de natal que existe!

O episódio inteiro é um típico especial para o feriado, tudo tematizado de Natal e ainda com direito à personagens lutando contra o monstro da semana vestidos de papai noel e até cantando e dançando. Uma das temáticas da série é video-games e como o próprio protagonista diz “esse é o power-up do evento que acontece só uma vez por ano”. É extremamente divertido. MAS! O fim do episódio é um dos mais tristes já feitos, pois um personagem chave da história tragicamente MORREU. Devido a isso, ficou marcado na comunidade que Kamen Rider Ex-Aid estragou o Natal para sempre e todo especial natalino em todas as séries posteriores (Ex-Aid é de 2016) assistimos com medo.

Trivia: A morte do personagem foi tão marcante que a Toei no mesmo dia do lançamento do episódio lançou uma linha de camisas escrita “Game Over” com o nome do personagem. Foi absolutamente mórbido e inclusive recebeu muitas críticas dos fãs revoltados com essa ação.

1º episódio está disponível no canal da Toei no YouTube

Leonardo Rodrigues/ Leodygaga

Álbum HEART STATION, de Hikaru Utada

Heart Station é o quinto álbum em japonês de Hikaru Utada, um dos maiores e mais importantes nomes da música japonesa – que segue influenciando artistas ao redor do mundo, e não somente no Japão. Lançado em 2008, é um trabalho com vertente mais pop, mas sem deixar de transitar por estilos como o R&B e eletrônica. Segundo Utada, a ideia do álbum era a de transmitir uma mensagem mais simples e direta, tanto pelas letras quanto pela musicalidade do disco, sem maiores complicações – o que não diminui a complexidade e riqueza do trabalho. Todo o álbum foi escrito e produzido por Hikaru Utada.

Foram sete singles lançados oficialmente na promoção do álbum, incluindo a canção Beautiful World, tema do filme Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone,  e também presente em na sequência Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance. Destaque também para as canções “Heart Station”, “Stay Gold” e “Flavor of Love”, além de um cover já existente da canção “Fly Me to the Moon”, de Frank Sinatra.

Dentro da discografia de Hikaru Utada, Heart Station é um de seus álbuns mais envolventes. Mesclando músicas de maior orquestração com canções de R&B – uma das marcas registradas de Utada, o álbum apresenta canções que versam desde amor até a nostalgia da infância.  Pessoalmente, é um dos meus álbuns favoritos em sua discografia, com uma vibe leve que pode ser ideal para ouvir neste período de descanso.

HEART STATION, de Hikaru Utada está disponível no Spotify

Barcellos

Tokyo Godfathers

Publicado em 2003, é o terceiro filme de Satoshi Kon, o renomado diretor conhecido pela direção dos filmes Perfect Blue e Paprika.

Não é segredo para ninguém, principalmente para quem acompanha o que eu produzo aqui no Genkidama, que eu sou fã do Satoshi Kon. Então, eu queria aproveitar a oportunidade para recomendar esse filme, que é um dos meus favoritos dele, mas infelizmente não é tão comentado como os outros.

O que eu quero falar aqui é sobre o espírito desse filme. Apesar de parecer uma trama triste, já que conta a história de três mendigos que encontram um bebê abandonado, ao longo do filme nos é mostrado o exato oposto. Nós vemos a possibilidade de acontecer a famosa “Magia do Natal”, a importância de se zelar pela nossa família e a importância do amor ao próximo. É a experiência perfeita para o momento do Natal. Algo que ao mesmo tempo aquece os nossos corações e nos traz esperança.

Tokyo Godfathers está disponível na Netflix

Revisão: Karol Facaia/Karin
Arte de capa: Ju Rodrigues

    Textos publicados por vários autores