5 animes de esportes para continuar no clima das Olimpíadas

Animes de esporte são dos mais empolgantes: acompanhamos personagens superando desafios, aprendendo com os próprios erros e cultivando amizades (e rivalidades) preciosas. Mas a paixão pelo esporte é o grande destaque dessas histórias.

Com a realização das Olimpíadas de Tóquio de 2020 neste ano – evento atrasado em um ano pela pandemia do Coronavírus-, o mundo todo esteve reunido em volta dos atletas que competem no evento com mais de quarenta modalidades. Pensando nisso, separamos cinco animes de esportes olímpicos para que você continue no clima das Olimpíadas!

SK8 THE INFINITY

Se o skate ganhou maior repercussão mundial com a sua estreia como categoria olímpica este ano, ele já foi destaque na temporada de animes de 2021 com  o anime  SK8 The Infinity.  Produção original do estúdio BONES, na história acompanhamos Reiki, um skatista que compete na corrida clandestina chamada de “S”. Ele conhece Langa, um jovem canadense que praticava snowboard e demonstra interesse pelo skate. Juntos eles desenvolvem suas habilidades no Skate, além de encarar os desafios da corrida “S” e dos demais skatistas que a frequentam. O anime possui uma temporada com 13 episódios e está disponível na Funimation. 

 

FAREWELL, MY DEAR CRAMER

O futebol feminino é o foco de Farewell, My Dear Cramer, anime que estreou na temporada de primavera de 2021. Do mesmo autor de Your lie in April, na série acompanhamos o time de futebol feminino do Colégio Warabi, formado por um grupo bem distinto de garotas que precisam aprender a trabalhar em equipe. Principalmente para Sumire Suou, Midori Shinozaki e Nozomi Onda, três garotas igualmente geniosas e habilidosas, cada qual com suas especialidades no esporte. Juntas, elas enfrentarão as próprias dificuldades e os times rivais em busca de realizar seus sonhos no futebol. A chegada de Naoko Noumi, uma ex-aluna do colégio e campeã mundial de futebol, para ser a técnica da equipe, pode auxiliar nesses processos. 

Saiba mais sobre Farewell, My Dear Cramer na matéria escrita pelo Genkidama. O anime está disponível na Crunchyroll

 

AHIRU NO SORA

Quando se fala de basquete em animes, é comum que se lembrem automaticamente de séries como Slam Dunk e Kuroko no Basket.  Mas Ahiru no Sora é mais um grande anime sobre o esporte. A história gira em torno de Sora Kurumatani, um garoto cuja baixa estatura sempre lhe foi colocada como um impeditivo para praticar basquete, mas a sua paixão pelo esporte não lhe deixa desistir de jogar, sempre acreditando que o seu esforço está acima da pouca altura. Ao entrar no ensino médio, descobre que o clube de basquete da escola foi dominado por delinquentes sem nenhum interesse na modalidade. Agora, ele fará de tudo para reconstruir esse time de basquete para poder alcançar seus sonhos no esporte. 

O anime de Ahiru no Sora possui 50 episódios, e está disponível na Crunchyroll

 

RUN WITH THE WIND

Run With the Wind é um anime sobre atletismo exibido originalmente entre 2018 e 2019. O protagonista da história, Kakeru Kurahara, era um dos principais corredores do time de atletismo, mas devido a uma confusão ele abandonou o esporte. Uma noite, ele está fugindo após roubar uma loja de conveniência quando é visto por Haiji Kyose, um rapaz da mesma faculdade que ele. Impressionado com a agilidade de Kakeru, Kaiji tenta convencê-lo a morar no mesmo dormitório que ele e outros 8 estudantes, que na verdade pertence ao clube de atletismo da universidade – fato que só é revelado a Kakeru e aos outros estudantes que já moravam no local após Kakeru concordar em morar ali. Com muito esforço, esse grupo de não atletas é convencido a praticar corridas, revivendo o time de atletismo da Universidade de Kansai. A grande meta de Kaiji para a equipe é que eles participem da Hakone Ekiden, uma das principais maratonas disputadas por universitários no Japão. 

Run With the Wind possui 25 episódios, e está disponível na Crunchyroll.

 

HAIKYUU!!

Um verdadeiro fenômeno ao redor do mundo, Haikyuu!! é uma série sobre vôlei masculino que vem conquistando mais e mais fãs a cada temporada. Shouyou Hinata se apaixona por vôlei após ver um jogo na televisão. Com pouca altura, ao ver o jogador chamado de “Pequeno Gigante”, ele descobre que também pode jogar vôlei, e começa a praticar sozinho. Ele consegue formar um time na escola, com amigos e alguns veteranos de outros clubes, para poder participar de um campeonato, mas eles são derrotados. Um dos atletas da equipe adversária, Kageyama, é conhecido como o “Rei da quadra”, e Shouyou promete que um dia irá derrotá-lo. No ano seguinte, quando entra no ensino médio do Colégio Karasuno, Shouyou está determinado a avançar no esporte e derrotar o rival, mas descobre que ele Kageyama serão colegas de equipe. 

O mangá de Haikyuu!! foi publicado de 2012 a 2020 no Japão, com 42 volumes encadernados. Já o anime possui quatro temporadas, e está disponível na Crunchyroll.

 

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo