Genki Hits Vol.3 – Akira Senju

Akira Senju é um grande maestro e compositor japonês que tem grande destaque na produção musical de obras animadas e longas metragens no Japão. Para finalizar a nossa 1ª trilogia do Genki Hits neste ano, em que falamos sobre grandes nomes por trás das trilhas sonoras no mundo dos animes, vamos viajar um pouco pela história e discografia desse mestre!

Senju nasceu em 21 de outubro de 1960, em Tóquio. Depois de cursar a faculdade de tecnologia, na Universidade de Keio, dedicou-se à música, também se formando como Mestre em composição musical na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, de 1988 a 1990. A universidade também o apresentou a Hiroaki Minami e Toshiro Mayuzumi (grandes amigos e compositores de mérito no Japão).

Senju começou a trabalhar na área de produção, composição e arranjo musical ainda na universidade e desde então seguiu envolvido em grandes trabalhos na indústria fonográfica e do entretenimento. Mas foi nas orquestras que construiu uma carreira mais consolidada, escrevendo inúmeras músicas para concertos, óperas e, é claro, trilhas sonoras.

Ele também colaborou com vários artistas de renome internacional, incluindo Kurt Elling, Jane Birkin, Sissel, Zamfir e Libera. Mas também não deixou para trás a sua colaboração com artistas do Japão,  trabalhando com a famosa cantora pop japonesa, Akina Nakamori, por exemplo.

No vídeo: Nature Boy de Kurt Elling

No vídeo: Jukkai de Akina Nakamori

A família de Akira é bem gabaritada. Seu pai, Shizuo Senju, era doutor em engenharia; sua mãe, Fumiko Senju, era crítica educacional; seu irmão, Hiroshi Senju, é um pintor premiado; e sua irmã, Mariko Senju, com quem corriqueiramente trabalha em conjunto em suas produções, é violinista (sendo ambos os únicos da família que seguiram a carreira musical).

No vídeo: recital em comemoração de 45 anos da estreia de Mariko Senju

Entre os trabalhos mais conhecidos de Akira Senju estão: as fantásticas trilhas sonoras de Fullmetal Alchemist Brotherhood; a adaptação para anime, em 2004, e para live-action, em 2005, de Tetsujin 28-go (ou melhor, Gigantor), de Mitsuteru Yokoyama; Mobile Suit Gundam V; a animação de Tales of Vesperia; entre muitos outros.

No vídeo: trilha sonora de Fullmetal Alchemist Brotherhood

No vídeo: trilha sonora de Gigantor 2004

 

No vídeo: trilha sonora de Tales of Vesperia

 

No vídeo: trilha sonora de Mobile Suit Gundam V

Uma última curiosidade sobre Akira Senju é que ele já esteve envolvido na composição da trilha sonora de um documentário brasileiro! Uma avenida chamada Brasil, de 1989 e dirigido por Octávio Bezerra, explora a realidade violenta das favelas do Rio de Janeiro (pois é, esse é um dos poucos, senão o único, trabalhos internacionais que Akira Senju esteve envolvido. O mundo é pequeno, hein!).

Imagem mostra um poster com uma rolagem de filmes e manchas de sangue, abaixo há o título do documentário "Uma avenida chamada Brasil".
Pôster do documentário “Uma avenida chamada Brasil”, de Octávio Bezerra.

Referência

Kaed, é formado em design(seja lá o que isso queira dizer) e ilustrador de fundo de quintal, gosta de dissecar e falar groselha sobre quadrinhos e animação com piadinhas no meio para descontrair e não parecer um esnobe de monóculo, além de ser uma tiete em tempo integral dos seus artistas favoritos de mangá. Para conferir um rabisco ou outro desse desocupado, confira o @dudesken no Instagram.