Eu também quero voar! – Bakuten!

“Bakuten!” (ou “Backflip!”) é um anime sobre um time masculino de  ginástica rítmica que integra a temporada de primavera de 2021.  A série é um anime original produzido em parceria com a Fuji TV, como parte de um projeto especial pelos 10 anos do Desastre de Fukushima, causado pelo maior terremoto enfrentado pelo Japão, em 2011. 

 

A História 

Natação, futebol, e agora beisebol. O esporte sempre fez parte da rotina de Shotaro Futaba. Mas a verdade é que ele nunca sentiu uma comoção real por nenhuma dessas atividades. Reserva do time de beisebol de sua escola, após um jogo em um torneio escolar, ele resolve andar para espairecer e entra no ginásio poliesportivo. Lá, Shotaro se depara com algo até então desconhecido: uma competição masculina de ginástica rítmica – esporte que ele acreditava ser unicamente feminino. Ao assistir a apresentação do time masculino do Colégio Ao, com aqueles quatro rapazes que pareciam voar pelos céus a cada acrobacia e mortal de costas, um sentimento até então inédito surge em Shotaro: ele também quer voar. Mas apesar de impressionante, a equipe perdeu pontos em sua apresentação. Um dos grandes motivos é a equipe possuir apenas quatro membros, quando o mínimo exigido para ginástica são seis atletas por equipe.  

Depois dessa apresentação, Shotaro decide estudar no Colégio Ao no ano seguinte, a fim de entrar para a equipe de ginástica que tanto o cativou. Com o início do ano letivo, o clube de ginástica está em busca de novos membros para completar seis integrantes, e para a surpresa de todos, um atleta já famoso na região chega no colégio e se inscreve no time: Ryouya Misato. Em um primeiro momento, Shotaro fica com receio de se inscrever por ser inexperiente na ginástica. Mas após ser pego espionando o clube, ele é levado para assistir a um treino e finalmente se convence de que quer mesmo entrar para a equipe. 

A equipe de ginástica agora é formada por seis rapazes de personalidades bem distintas: além de Ryouya, que é reservado e um tanto indiferente e Shotaro, que se impressiona facilmente, temos o capitão da equipe, Masamune Shichigahama, um jovem bastante enérgico;  Koutarou Watari, que coloca banca e mal-encarado mas é educado; Keisuke Tsuidate, o mais gentil da equipe e Nagayoshi Onagawa, exagerado e tagarela. 

Com exceção de Ryouya, todos eles vivem juntos no dormitório do colégio, para que haja mais e mais entrosamento entre o time. Ao longo dos treinos, Shotaro vai entendendo a importância dessas diferenças na equipe, principalmente na prática da ginástica: cada um ali possui uma habilidade que, em conjunto, forma a coreografia apresentada. 

 

Ginástica rítmica e artística em animes

O anime de “Bakuten!” é produzido pelo estúdio Zexcs, o mesmo responsável por séries como “Diabolik Lovers”, “Aku no Hana” e “Rokuhoudou Yotsuiro Biyori”. Junto de animes como Burning Kabaddi e “Farewell My Dear Cramer”, Bakuten!” é um dos destaques do catálogo de animes de esporte desta temporada.  

Embora não haja tantos animes sobre ginástica quanto sobre basquete ou beisebol, existem alguns trabalhos antecessores a “Bakuten!” que apresentam diferentes universos da ginástica enquanto esporte.

Um deles é “Hikari no Densetsu”, mangá de 1985 de Izumi Aso. A história apresenta Hikari, uma garota cujo sonho é se tornar uma grande ginasta, inspirada pela atleta Diliana Georgieva – ginasta búlgara que foi uma das maiores atletas olímpicas da ginástica rítmica na década de 1980. Os esforços de Hikari em se tornar uma ginasta melhor foram adaptados em uma série de anime de 19 episódios, exibida no Japão em 1986. 

Já a ginástica artística é o tema central de Taiso Samurai”, anime original produzido em 2020 pelo estúdio MAPPA. No enredo de “Taiso Samurai”, um dos melhores atletas do time masculino japonês de ginástica olímpica, Joutarou Aragaki, sofre um acidente no qual perde a esposa. Com o ombro lesionado, ele segue treinando, mas é convencido a se aposentar do esporte, até que conhece um ninja que o faz mudar de ideia.  

Com uma abordagem menos realista, o clássico mangá Ranma ½”, de Rumiko Takahashi, também apresenta uma personagem ginasta: Kodachi Kuno, a “rosa negra” da ginástica rítmica marcial – prática fictícia da história na qual os elementos do esporte são combinados com técnicas de combate. 

 

10 anos do Desastre de Fukushima

A produção de Bakuten!” faz parte de um projeto especial da Fuji TV para o aniversário de 10 anos do maior terremoto que atingiu o Japão, e o sétimo maior do mundo. No dia 11 de março de 2011 aconteceu o Terremoto de Fukushima ou Sismo e tsunami de Tohoku, terremoto de magnitude 9,1 graus na Escala Richter que alcançou a costa leste do Japão, gerando tsunamis de mais de 10 metros de altura. Os tremores e tsunamis atingiram a usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, desencadeando assim o maior e mais grave acidente nuclear desde Chernobyl, em 1986, na Ucrânia. No total, foram mais de 18 mil pessoas mortas e desaparecidas, mais milhares de habitantes que perderam seus lares.

Imagem: Opera Mundi

Como parte das homenagens prestadas, a TV Fuji iniciou o projeto Zutto Ōen Project 2011 + 10, que envolve a produção de três animes cujos enredos se passam em cidades atingidas pelo desastre de 2011.  Os animes do projeto são “Bakuten!”, “Misaki no Mayoiga” e “Hulla Fulla Dance”, ambientados respectivamente nas cidades de Iwanuma (prefeitura de Miyagi), Otsuchi (prefeitura de Iwate) e Iwaki (prefeitura de Fukushima). A ideia é utilizar estes animes como incentivo ao turismo nessas localidades, ajudando mais na reconstrução da economia das cidades de Iwanuma, Iwaki e Otsuchi – as três mais atingidas pelo desastre.

As marcas do desastre seguem no dia a dia do Japão. Apesar do que já foi recuperado ao longo destes 10 anos, segundo o G1, em 2021 ainda são mais de 30 mil “refugiados nucleares” no país – pessoas que ainda não podem retornar para suas casas por ainda haver radiação. Além do Zutto Ōen Project 2011 + 10, diversas homenagens e projetos relacionados ao desastre foram realizados no Japão, como a abertura em 2020 do Museu do Grande Terremoto do Leste do Japão e Memorial do Desastre Nuclear, na cidade de Futaba, Fukushima, e o Washi Candle Garden, um memorial criado em Tóquio em homenagem às vítimas

Washi Candle Garden, em Tóquio

Acompanhe a temporada de primavera de 2021 com o Portal Genkidama

O Genkidama está sempre de olho nos animes da temporada, e você pode acompanhar os reviews semanais de alguns desses animes no nosso canal do Youtube. Entre os animes com comentários episódio a episódio estão “Shaman King”, “To Your Eternity”, “Fruits Basket”, “Burning Kabaddi” e claro, “Bakuten!” – que está disponível na Crunchyroll.

Revisão: Karin Cavalcante

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo