Genki Hits Vol.2 – Shiro Sagisu

As trilhas sonoras, além das aberturas e encerramentos, também são parte fundamental de uma boa animação. Não à toa muitas conseguem marcar o seu espaço no gosto e na memória dos fãs, por isso aqui, no “Genki Hits”, vamos explorar os músicos/musicistas e produtores/produtoras mais consagrados no meio das trilhas sonoras de animes, e da música!

No episódio de hoje, Shirō Sagisu.

Foto do Shiro Sagisu. Um home asiático de cabelo longo e preto e bigode, veste uma camisa preta e um chapéu cinza.
Foto de Shirō Sagisu.

O Início

Nascido em agosto de 1957, em Setagaya Tokyo, Sagisu cresceu influenciado pela música e cultura pop da época. Enquanto se dedicava ao piano e ao violino na escola católica de “Gyōsei Junior & Senior High School, seu pai Tomio Sagisu (mais conhecido pelo seu pseudônimo Souji Ushio, criador do Spectreman e fundador da Produtora/estúdio P-Productions), apresentou seu filho ao mundo do cinema.

Uma personagem fictícia. Um homem com aparência de robô de cores dourada e bronze.
Na imagem, o herói Spectreman.

Produção Musical

Porém, por volta de 1978 decidiu dedicar-se à música, atuando inicialmente com arranjos de teclado para a banda de Jazz-fusion, T Square, em seu álbum Lucky Summer Lady. Jazz-fusion: como o próprio nome sugere é um gênero que mistura Rock, Funky, R&B e jazz latino num ritmo afro-cubano.

No vídeo, apresentação da banda em 2016, música: tomorrow’s affair.

Já em 1979, fez a estreia com sua banda SOMETHIN’ SPECIAL e seu álbum de Funky-Jazz, Eyes.

No vídeo, uma das faixas da banda SOMETHIN SPECIAL de Shiro Sagisu.

Seus trabalhos como produtor começam posteriormente nos palcos, com artistas como: a cantora e também produtora Misia; o cantor de R&B (Ritmo Blues) Ken Hirai; e o produtor de música eletrônica Satoshi Tomiie.

No vídeo, apresentação musical da cantora Misia.

A Produção Para Animes

Não demorou muito para Sagisu fazer sua investida na produção musical de animações, terreno em que fez um grande sucesso. Durante meados dos anos 80, ele aprimorou seu estilo contribuindo com a adaptação do mangá “Attacker You!(o Haikyuu da época) e o longa animado “Ai City” onde sua contribuição foi definitiva para a trilha do filme.

Mostra quarto personagens do anime Attacker You!. Ao centro a protagonista de uniforme de vôlei vermelho segurando uma bola Pôster do anime Ai City. Mostra uma mulher de cabelo castanho e roupa preta, com um símbolo do infinito na testa, segurando uma bolha com duas pessoas dentro dela.

À esquerda, imagem da adaptação animada de Attacker You!. À direita, imagem do longa animado Ai City.

Mas foi nos anos 90 que, após trabalhar nos arranjos de “Ranma1/2” , sua relação com o estúdio Gainax se estabeleceria. Inúmeras oportunidades se abriram com trabalhos como: Final Fantasy VI; Nádia: The Secret BLUE Water; e, é claro, Neo Gensis Evangelion. Este último que, com sua última colaboração, deu a Sagisu o prêmio Tokyo Anime Award’s de melhor música em 2010.

No vídeo, intro de abertura do anime Neon Genesis Evangelion.

Nos 2000, Sagisu não parou e fez inúmeras produções de animes e longas importantes, como: Bleach; Berserk; o filme de duas partes de Shingeki no Kyojin; e Shin Godzilla, o filme que reviveu a identidade do monstro lendário!

No vídeo, uma das trilhas do filme Shin Godzilla.

Em seu site oficial, Shirō Sagisu comenta algumas das composições e produções que esteve envolvido e um pouco da sua história no mundo da música. Ele é uma das grandes mentes nas grandes produções das animações japonesas e vale a pena conhecê-lo!

Referências

Bibliografia, Discografia e  afins do artista

https://www.allmusic.com/artist/shiro-sagisu-mn0001319511/biography 

Site oficial de Sagisu

http://www.ro-jam.com/info.php 

Veja também o Vol.1 do Genki Hits

https://www.genkidama.com.br/blog/2021/03/31/genki-hits-vol-1-tsuneo-imahori/ 

Kaed, é formado em design(seja lá o que isso queira dizer) e ilustrador de fundo de quintal, gosta de dissecar e falar groselha sobre quadrinhos e animação com piadinhas no meio para descontrair e não parecer um esnobe de monóculo, além de ser uma tiete em tempo integral dos seus artistas favoritos de mangá. Para conferir um rabisco ou outro desse desocupado, confira o @dudesken no Instagram.