Os maus Plots Devices

O Plot Device ou como traduzo informalmente “Atalho de roteiro”  é uma ferramenta de enredo presente em toda história minimamente complexa, são ferramentas (muitas vezes em forma de conveniências) usadas pelo autor para facilitar que sua narrativa siga o rumo que ele deseje.

Um dos maiores problemas desses “atalhos” em excesso é justamente o fato de criar um número grande de conveniências e inconsistências, a ponto de fazer a história parecer menos crível e difícil de se emergir. Essa técnica pode vir de um acontecimento, um deus, um meteoro caído do nada ou um personagem…

Como um elemento importante de uma história bem escrita é a credibilidade e a consistência, Plot Devices podem ser um grande inimigo de um bom escritor, porém, é impossível escapar de Plots Devices porquê cada história minimamente complexa possuí certa quantidade de conveniências. O que se pode fazer é ficar atento para reduzir o máximo de Plot Devices que o autor puder. Embora muitos desses atalhos narrativos sejam tentadores e fáceis de se usar, nem sempre escrever da maneira fácil é o caminho, um escritor habilidoso deve superar essas dificuldades e tentações.

Apresentarei alguns desses Plots Devices usarei alguns animes como exemplos para associarem melhor. Nesse post, mencionarei os maus atalhos de roteiro e alguns que simplesmente não se pode escapar.

 Deus Ex Machina

A origem desse Plot Device e dessa palavra é bastante antiga, tendo surgido da antiga Grécia.  Deus Ex Machina ouἀπὸ μηχανῆς θεός (apò mēkhanês theós) era um termo usado nos teatros gregos quando um ator vestido de deus aparecia na peça através de um guindaste mecânico e resolvia os problemas da trama e encerrava a peça. Embora seja um recurso usado em tragédias gregas também foi usado em comédias. Antiphanis, um dos escritores de comédia grega mais importantes da época já criticava esse recurso, dizendo que o dramaturgo que usava era incapaz de resolver suas próprias complicações de enredo.

    Quando eles não sabem o que dizer

Aliase desistem completamente da peça

           com um dedo, eles levantam a máquina

e os espectadores ficam satisfeitos.

-  Antifanes

O Deus Ex Machina, assim como no antigo teatro grego, é uma solução milagrosa que surge e resolve todos os problemas impossíveis de se resolver na trama. Pode surgir como um personagem aparecendo de forma conveniente, justo na hora que o personagem mais precisava, um conflito complicado resolvido com conversa ou um elemento novo introduzido que por coincidência é a solução para o problema.

No universo do Shonen de batalhas, a conveniência mais comum são os Power Ups(subida enorme de poder), como a maioria dessas batalhas em se baseiam em nível de poder, um personagem pode de repente ganhar ganhar uma enorme potência e resolver qualquer conflito. Para o autor conseguir criar tensão, ele cria um inimigo impossível de se derrotar e quando o personagem estiver prestes a ser derrotado e o telespectador perder as esperanças, um Power Up surge o salvando assim como nas antigas tragédias gregas.

Nem toda conveniência  em Shonens de batalhas vem de Power Ups, Jojo’s Bizarre Adventure é um anime que se baseia em batalhas estratégicas ao invés de níveis de poder, porém algumas de suas soluções lógicas nas batalhas acabam sendo convenientes, como a pessoa e objeto correto estarem no momento correto no local correto. Mesmo assim, uma conveniência lógica acaba sendo menos forçada que uma conveniência puramente objetiva, como elevar um nível de poder destrutivo.

Embora esse recurso seja defendido como um método poético, quanto mais conveniente for esse Deus ex machina, mais irreal a situação se sente e menos crível ela se parece, acabando assim com tentativas posteriores de tensão feitas pelo autor. Afinal, a tensão e emoção vem da dificuldade e a facilidade. Soluções de tensão resolvidas com Deus Ex Machina não passam de tensão falsa

Uma boa solução para minimizar o efeito do Deus Ex Machina é uma construção anterior do evento, preparar o leitor ou telespectador para essa futura solução faz com que ela se torne menos conveniente, desde que ela faça sentido e siga uma lógica construida. Porém, existem Deus ex machina que mesmo fazendo sentido pela lógica do universo e anteriormente estabelecidos não deixam de ser conveniências, como os Sayajins de Dragon Ball ficarem mais fortes sempre que se machucam ou Yugi conseguir modificar a sorte a seu favor. Isso se deve a tais recursos serem muito poderosos e sem consequências, com esse grande nível de facilidade e poder, fazem novamente qualquer tentativa de tensão ser artificial.

Diabolus Ex Machina

Diabolus Ex Machina é o oposto do Deus Ex Machina, ao invés de trazer uma solução milagrosa para um problema trás um novo problema ainda maior e mais difícil de se solucionar. Essa técnica é um atalho narrativo que mais ajuda uma história do que prejudica, já que na vida real existem mais problemas difíceis que aparecem do que soluções fáceis. O recurso é ótimo para criar tensão, um problema difícil de resolver que coloca em risco todos os personagens e deixa o leitor cada vez mais tenso, pois ele pode não conseguir encontrar a solução.

Criar novos problemas e desafios cada vez maiores para um personagem é algo ótimo, mas se você resolver todos esses problemas usando um Deus Ex Machina tudo que você construiu terá sido jogado no lixo. Por isso quanto mais problemas o autor colocar, mais bem escrita deve ser a solução ou não dar uma solução, afinal, existem problemas que não se pode resolver, isso é um elemento de uma história que vai para um lado mais realista.

 Plot Armor

Plot Armor é um recurso ainda pior do que Deus Ex Machina porque destrói qualquer tipo de drama ou tensão. Tal técnica se baseia em um personagem incapaz que consegue fazer coisas impossíveis e sobreviver a situações difíceis porque…sim! Diferente do Deus Ex Machina, não existe uma solução milagrosa, o personagem simplesmente consegue porque a trama diz que ele consegue, mesmo que não faça sentido. É muito comum em histórias vilões que passam anos bolando um plano, com anos de treino e experiência, serem derrotados por um protagonista sem experiência e fraco.

O Plot Armor é muito comum em histórias de auto empoderamento, em que o leitor sonha em ser um protagonista invencível que resolve todos os problemas com facilidade, que é amado por todos e recebe conquistas de graça. Os mais comuns dos personagens que usam Plot Armors sãos as Mary Sues e Gary Stus mas isso é um tema para outra matéria.

Em resumo o Plot Armor são soluções que não fazem sentindo, que podem vir de personagens que não poderiam alcançar tais soluções daquela maneira.

 

Asspulls

Asspulls é uma tentativa de solucionar o Deus Ex Machina da forma errada, e torna a conveniência ainda pior. No Asspulls, o autor introduz informações sobre os personagens e universo que nunca haviam sido mostrados anteriormente e, não fazem sentido! Coisas como “esse personagem sempre pode fazer isso ou ele tinha uma amiga da infância que nunca foi mostrada” são tentativas do autor introduzir elementos que ele nunca havia construido e fingir que construiu com a intenção de forçar um rumo para trama.

Em Dragon Ball, quando a fusão que era permanente de repente sempre durou por tempo limitado, em Jojo’s quando Jotaro de repente pode parar o tempo, em Bleach quando conhecemos as ascendências do personagem principal que não haviam sido mencionadas antes, em Naruto quando revela que os protagonistas são encarnações de antigas divindades. Essa técnica serve para o autor tentara enganar o leitor, fingindo introduzir elementos que nunca introduziu.

Time Resets

O Time Resetes, assim como o Deus Ex Machina, é uma solução milagrosa que resolve todos os problemas da série e cria tensão falsa. Neste caso, o tempo volta, todas as consequências da história são revertidas e tudo volta a normalidade como se nada tivesse acontecido. Se personagens queridos morreram eles voltam, se algum personagem virou inimigo de outro eles voltam a ser amigos, se a terra foi destruída nada disso aconteceu. Os Time Resetes são soluções para criar falsa tensão da pior maneira possível, o autor pode matar e humilhar quantos personagens ele quiser das piores maneiras possíveis porque no final, tudo voltara ao normal. Isso vem de autores que querem trazer uma falsa imagem de coragem em suas histórias, mas no final das contas, se acovardam de deixas consequências.

O Time Resete nem sempre vem literalmente de uma viagem no tempo, pode acontecer de o autor matar vários personagens e simplesmente ressuscita-los ou fazer personagens ignorarem eventos e conflitos e seguirem como se nada acontecessem. Em Dragon Ball, acontece no final de cada arco, quando a terra é destruída e a maioria dos personagens morre basta, as esferas do Dragão aparecerem e tudo volta ao normal. Naruto, no arco do Pain acontece da mesma maneira, após o autor decidir matar a maioria dos personagens mais queridos da série, bastou apertar um botão e todos voltam sem consequências.

Time resetes podem funcionar apenas em séries episódicas e sem continuidade, séries que não tem objetivo de construir uma trama ou desenvolver personagens a longo prazo. Porém, ser usada por autores que levam sua trama como foco mostra falta de coragem do autor de trazer consequências a suas decisões.

 

E essas são alguns dos atalhos de roteiro mais prejudiciais para uma história, são difíceis de se evitar por isso tenham cuidado pois se escritor não é uma tarefa fácil como muitos pensam.

 

Referências

A Year of Hitchcock: 52 Weeks with the Master of Suspense( O Hirchcock é o cara, vale a pena )- Link do Livro:https://books.google.com.br/books?id=VP_DGfInVBcC&q=MacGuffin+definition&pg=PA367&redir_esc=y#v=onepage&q=MacGuffin%20definition&f=false.

The Fruit Machine: Twenty Years of Writings on Queer Cinem- Link do livro : books.google.com.br/books?id=F1X3Sx77OdoC&pg=PA107&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Tolkien’s Art: A Mythology for England- Link do Livro :https://books.google.com.br/books?id=D7eOal3UhFcC&q=%22Deus+ex+machina%22+gandalf+the+hobbit&pg=PT24&redir_esc=y#v=snippet&q=%22Deus%20ex%20machina%22%20gandalf%20the%20hobbit&f=false

Morphology of the Folktale- Fala sobre outros elementos de Plot analisados de contos Russos, para quem quer aprofundar em coisas que não falei, ou posso falar depois.

www.masterclass.com/articles/common-plot-devices-and-how-to-use-them-in-your-writing

https://www.studiobinder.com/blog/what-is-a-plot-device-definition-examples/

https://www.hidive.com/news/2020/3/13/white-day-anime-episodes-as-plot-devices

Pra quem entende espanhol https://www.youtube.com/watch?v=dkIYi5ssCqI

 

 

 

 

    Curto ver animes e jogos de maneira crítica. Adoro escrever.