O Mandaloriano é Pistoleiro ou Samurai?

O Mandaloriano tem mais “japonezices” do que as óbvias referências a filmes de samurai.

 

ATENÇÃO, O TEXTO CONTÉM SPOILERS! Se você odeia todo tipo de spoiler e ainda não viu a série, leia por sua conta e risco!

 

Grande sucesso do Disney+, a série O Mandaloriano foi aclamada pelos fãs como salvadora da franquia Star Wars. Alguns afirmaram que era uma “volta às raízes”. Mas quais seriam essas raízes?

 

George Lucas sempre disse que as principais inspirações para a criação de Star Wars eram filmes de faroeste e de samurai. Tanto que o visual de Han Solo, por exemplo, é claramente de um pistoleiro enquanto os Jedi vestem quimonos. Aliás, dizem que a própria palavra “Jedi” vem do japonês “Jidaigeki” (que significa filme/série/etc de samurai).

 

o mandaloriano dois estereotipos
Luke de “quimono” e Han com visual e pose de pistoleiro.

 

As referências japonesas mais claras de O Mandaloriano

 

Seguindo os passos de Lucas, a produção de O Mandaloriano também buscou inspiração em obras japonesas. Vejamos algumas referências mais óbvias.

 

Existem dois episódios que são praticamente releituras de Os Sete Samurais e Yojimbo. Aliás, Akira Kurosawa é uma referência que todos os diretores da série citam.

 

A trilha sonora inclui um som de flauta muito típico de Jidaigeki, que toca em momentos de destaque na história. 

 

Além disso, temos também a referência claríssima a Lobo Solitário

o mandaloriano e o lobo solitario
Eles se parecem, não?

Tudo isso foi bastante comentado em texto e vídeo pelos críticos, mas será que é só? 

A resposta é não. Existem algumas “japonezices” um pouco mais sutis, porém muito interessantes.

 

O individual versus o coletivo em O Mandaloriano

 

Logo no início da série, o Mandaloriano aparece como um ser misterioso, de poucas palavras e bom de briga. Ele se assemelha muito ao estereótipo do Pistoleiro Solitário nos filmes de faroeste.

 

O Pistoleiro Solitário tem em si valores muito apreciados na cultura estadunidense, o que pode ser bom ou ruim. Por um lado ele é livre, independente e ousado; por outro, é solitário e egocêntrico.

 

O estereótipo do Pistoleiro não tem família nem passado. Às vezes, nem nome tem. Ele não pertence a nenhum grupo ou comunidade. Quando pega um serviço, executa “do seu jeito”, ainda que quebrando regras ou leis. Parece bastante com o que vemos nos primeiros minutos da série.

pistoleiro
O Pistoleiro Solitário por excelência.

 

Entretanto, à medida que o episódio avança descobrimos que o Mandaloriano não é “tão pistoleiro” assim.

 

Din (seu nome verdadeiro, que descobrimos mais tarde) pertence a uma tribo. Ele tem sólidos laços de gratidão e dever. O Mandaloriano não faz as coisas “do seu jeito”, e sim “como deve ser”, seguindo as regras da comunidade. Neste sentido, ele parece mais um samurai do que um pistoleiro.

 

Obediência e rigidez

 

Claro que pertencer a um grupo tem bônus e ônus. Quando criança, Din foi acolhido por uma tribo de Mandalorianos. Ele sabe que, apesar de rusgas individuais, na hora da necessidade, pode contar com a comunidade. Isto é uma importante fonte de segurança e conforto para quem leva uma vida perigosa.

 

Por outro lado, existem regras severas que não admitem desobediência. Por exemplo, mostrar o rosto para outros é proibido. A punição não parece tão severa: ser expulso da tribo. No entanto, pertencer àquela comunidade é a identidade de Din. Sem isso, ele não é nada. Por essa razão, ele prefere morrer a quebrar essa regra. Só depois de um arco de desenvolvimento de duas temporadas, isso muda. Somente o desespero para salvar o “filho” supera o medo de perder a si mesmo.

 

um rosto
Só o desespero faz o Din mostrar o rosto.

Assim como o Mandaloriano, o samurai que não pertence a um clã, a um senhor, não é mais samurai. Ele se torna ronin. A situação é menos desesperadora, pois o ronin ainda tem esperança de se recuperar. O Mandaloriano, não (no fim ele vai descobrir que não é bem assim, mas isso é outro assunto…).

Enquanto o Pistoleiro valoriza a individualidade, o Samurai preza o pertencimento a uma coletividade. 

 

“This is the Way”

 

O lema dos Mandalorianos em português ficou “Como deve ser”. É uma ótima tradução, entretanto o original possibilita um jogo de palavras bem interessante.

 

This is the Way (ao pé da letra, “Este é o Caminho”) remete ao Bushido, (“Caminho do Guerreiro”). Tanto em inglês quanto em japonês, a palavra “caminho” também significa “modo” (de fazer algo, se comportar, etc.).

 

O Bushido é um código de conduta para samurais. Ele estabeleceu, entre outras coisas, as principais virtudes de um samurai: Justiça, Coragem, Benevolência, Educação, Sinceridade, Honra e Lealdade. 

 

E será que Din Djarin conseguiu praticar essas virtudes? Seria ele um Samurai?

filme
Os Sete Samurais, grande fonte de inspiração para O Mandaloriano.

Considerando que é um caçador de recompensas envolvido com todo tipo de criminoso… Bem, ele tenta, né?

 

O Mandaloriano parece ser, na verdade, uma mistura de Pistoleiro e Samurai. Isso, no início da série.

 

No final,  Din se tornou mais que Pistoleiro e Samurai: ele é, acima de tudo, Pai Amantíssimo.

o mandaloriano e seu bebê
Será Din Djarin o melhor pai da Galáxia muito, muito distante?

 

E vocês, o que acham?

 

 

FONTES:

Bushido – Instituto Niten

Making of de O Mandaloriano no Disney+

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).