Jornada ao Oeste – A inspiração para Dragon Ball

Conheça a fonte de base e origem para a criação de Akira Toriyama.

 

Dragon Ball é uma das maiores obras da história, não só entre os animes, mas de todo o audiovisual e cultura pop do mundo. A obra de Akira Toriyama é considerada um dos principais nomes da “Era de Ouro da Shonen Jump“, revista em que o mangá era publicado.

O mangá gerou tanto sucesso quem em 1986 sua primeira adaptação televisiva foi ar. O resto, você já conhece: sucesso atrás de sucesso. Mas, você já parou para pensar ou pesquisar em como Toriyama formulou a ideia central da obra? Em que se inspirou para criar a história de Goku e companhia?

 

1 – Jornada ao Oeste

Dragon Ball
© Dragon Ball/Toei Animation

Jornada ao Oeste é um romance escrito pelo chinês Wu Chengen durante a Dinastia Ming. O romance conta histórias pessoais do monge Xuanzang em suas viagens ao Ocidente, em busca de escrituras sagradas do budismo, acrescentando a ela: mitos, fantasia e elementos do folclore chinês, além de criações da mente do autor, como por exemplo, a história de uma missão dada ao monge (chamado no romance de Tang Sanzang) onde nesta seria acompanhado por três protetores, que em troca desejavam a remissão de seus pecados. Esses três protetores eram: Sun Wukong, o Rei Macaco (no qual Goku é baseado), Zhu Bajie e Sha Wujing. A obra é considerada um dos Quatro Grandes Clássicos da literatura chinesa.

 

2 –Xuanzang: O homem por trás da lenda

Dragon Ball
© Dragon Ball/Toei Animation

Xuanzang (602–664) foi um monge no templo Jingtu na Changan do final da Dinastia Sui e começo da Dinastia Tang. Motivado pela baixa qualidade das traduções chinesas das escrituras budistas na época, Xuanzang deixou Changan em 629, desafiando a proibição das viagens imposta pelo Imperador Taizong de Tang.

Ajudado por amigos budistas, ele atravessou GansuQinghai, Kumul (Hami), Tian ShanTurpanQuirguistãoUzbequistãoAfeganistão e Gandara e chegou à Índia em 630. Durante os treze anos seguintes, Xuanzang viajou pelo subcontinente indiano, visitando importantes locais de peregrinação budista, estudando na antiga universidade de Nalanda e debatendo com rivais do budismo.

Em 643 deixou a Índia e, em 646, retornou a Changan. Embora tivesse desafiado a proibição imperial das viagens, recebeu uma acolhida calorosa do Imperador Taizong, que deu apoio aos projetos de Xuanzang. Este se estabeleceu no mosteiro Da Ci’en (mosteiro da Grande Graça Maternal), onde comandou a construção do Pagode do Grande Ganso Selvagem, que guardaria os sutras e imagens budistas que Xuanzang trouxera da Índia. O mesmo registrou sua viagem no livro “Grandes Registros Tang sobre as Regiões Ocidentais“.

Com o apoio do Imperador, criou um instituto no monastério Yuhua Gong (Palácio do Brilho de Jade), dedicado a traduzir as escrituras que trouxera. Seu trabalho de tradução e comentário o tornou fundador da escola budista “Escola do Caráter do Darma“. Xuanzang morreu em 7 de março de 664. O mosteiro de Xingjiao foi construído em 669, em cima das cinzas dele.

 

3 – O Rei Macaco e a Criação de Son Goku

Dragon Ball
© Dragon Ball/Toei Animation

Rei Macaco, Sun Wukong, é um dos principais personagens do clássico chinês. Sun Wukong é muito forte (consegue erguer 8,1 toneladas) e veloz (com um salto ele consegue superar uma distância de 54.000 quilômetros). Ele pode se transformar em 72 coisas diferentes tais como animais e objetos.

Quando se transforma em pessoas, contudo, não consegue esconder sua cauda. Além disso, é um exímio lutador que possui a capacidade de enfrentar, até mesmo, os generais do céu. Cada um dos pelos do seu corpo possui propriedades mágicas, capazes de darem origem a clones, armas, animais e outros objetos. O Rei Macaco também consegue controlar elementos da natureza, como os ventos, as águas, além de conseguir conjurar círculos protetores contra demônios e congelar humanos, demônios e deuses.

Goku é inspirado no personagem. Seu nome, inclusive, é uma ligação direta a ele, 孫 悟空 (lê-se Sun Wukong em mandarim e Son Goku em japonês), Goku é apresentado como um menino estranho, com rabo de macaco e força sobre-humana, possuindo diversas semelhanças com o Rei Macaco da história original.

 

4 – Outras Referências

Dragon Ball
© Dragon Ball/Toei Animation

A princípio, Akira Toriyama pretendia fazer de seu mangá Dragon Ball uma releitura moderna do conto, porém, com o tempo, decidiu criar uma história original, sem deixar de homenagear a lenda.

Um exemplo de semelhanças a história original, além de Kakaroto, é o fato de Goku utilizar um bastão mágico que transcenderia os céus. Em Jornada ao Oeste, o Rei Macaco também se utilizava de um bastão mágico com as mesmas funções e características.

Além disso, em diversas situações, Akira Toriyama busca tornar o cenário de Dragon Ball clássico o mais parecido possível com a China antiga.

 

5 – Conclusão

Dragon Ball
© Dragon Ball/Toei Animation

Dragon Ball é um anime lendário, não há o que negar. Porém, indico a todos que leiam o clássico que o inspirou. Reforço a visão de que mangás e animes são muito mais do que apenas entretenimento. Estes, devem ser enxergados como forma de arte, cheios de conceitos culturais e filosóficos. A visão sobre diversas obras se expande quando nos aprofundamos através do estudo e pesquisa sobre suas origens, conceitos, curiosidades e mais. Se debruce nas suas obras preferidas e note como tudo ficará mais especial!

Gostou do Post? Não esquece de compartilhar e deixar seu comentário! Até a próxima!!

Gosta de Dragon Ball? Então vai adorar Dragon Ball Super, que está disponível no Crunchyroll.

Revisão: Deise Bueno

25 anos. Estudante de Teatro. Apaixonado por animes e mangás. Falo sobre tudo (ou quase tudo) que acompanho no meio otaku. Tenho noção de que, as vezes, meus gostos e opniões podem ser meio duvidosos. Instagram e Twitter: @odanielorien