Webtoon e Tapas viraram o jogo das webcomics

A ascensão do Webtoon e do Tapas trouxe um novo holofote ao meio e, rapidamente, se tornou um dos meios de leitura de quadrinhos mais populares e de crescimento mais rápido dos últimos tempos.

https://ibb.co/34fVJbk

 

Esses dois sites mudaram completamente as webcomics por meio de aplicativos móveis e amigáveis ao usuário, de rolagem vertical e com ênfase em “episódios” ou “capítulos” (até divisões em temporadas ou “livros”)* em vez de atualizações de uma única página. Os leitores podem apoiar os criadores diretamente sem necessariamente ter que gastar dinheiro e é possível se inscrever e avaliar os quadrinhos, bem como comentar sobre eles – o que ajuda mais pessoas a descobrir títulos populares e, em seguida, explorar outros semelhantes.

https://ibb.co/YXChS6x

Acessibilidade

Uma das principais barreiras para os consumidores que desejam entrar nos quadrinhos é o investimento necessário. Manter-se atualizado com as séries semanais, quinzenais ou até mensais é uma sobrecarga nos orçamentos, sem falar no espaço de armazenamento. Mesmo fazer negócio pode ser um investimento pesado.

Assim como os quadrinhos digitais, as webcomics** oferecem uma alternativa mais barata. Na verdade, a maioria dos webcomics é de leitura gratuita, o que é uma bênção – mas também pode ser difícil para os criadores de conteúdo, uma vez que dedicam horas de tempo livre em trabalhos de plotagem, escrita, ilustração, coloração e letras que carregam para a internet sem custos.

O Webtoon e o Tapas não só permitem que os leitores desfrutem da maioria de seus quadrinhos favoritos gratuitamente, mas também compartilham a receita dos anúncios com os criadores. O Webtoon também tem um sistema de recompensas para criadores baseado em desempenho, que paga aos criadores um adicional de US$ 100 a US$ 1.000 com base nas visualizações de páginas mensais dos EUA. O Tapas permite que os usuários assistam a anúncios para ganhar “tinta”, que podem usar para dar gorjeta a seus criadores favoritos sem nunca pagar um centavo.

Além disso, tanto o Webtoon quanto o Tapas têm aplicativos móveis gratuitos. Eles estão disponíveis para dispositivos Android e Apple, tornando-os amplamente disponíveis até mesmo para pessoas que não têm desktops ou laptops.

Como esses sites são criados com um layout que seja fácil de usar em todos os dispositivos, é significativamente mais fácil rolar por uma webcomic de 100 capítulos do que em uma plataforma de webcomics mais antiga ou site pessoal***. O último, geralmente, não é otimizado para visualização móvel e pode ser difícil navegar em um celular ou tablet. Também é difícil ler as próprias páginas, que se tornam muito pequenas quando não são lidas em um desktop ou laptop.

https://ibb.co/L8ZTKhQ

Formatação

Uma grande parte do que torna o Tapas e o Webtoon bem-sucedidos como aplicativos móveis é que eles encorajam os criadores a formatar seus quadrinhos para rolagem vertical. Isso significa quebrar layouts de painel tradicionais e experimentar para que as páginas caibam nas telas do celular, o que abre novas possibilidades para a narrativa visual e oferece aos leitores a chance de rolar, sem interrupções, por suas histórias favoritas.

Embora possa parecer uma coisa pequena, pode melhorar ou quebrar a legibilidade de uma webcomic, especialmente para pessoas que consomem principalmente mídia em seus celulares.

Os criadores também empregam atualizações de “episódios” ou “capítulos”, especialmente no Webtoon, o que dá aos leitores mais conteúdo para consumir cada vez que um criador carrega novas páginas. As atualizações de página única ainda são populares e certamente não desanimam a maioria dos leitores, mas atualizações mais longas parecem ser a nova norma.

Essa formatação mantém os leitores nos aplicativos por mais tempo e pode incentivá-los a explorar títulos semelhantes depois de verem um que estão lendo agora. Tanto o Tapas quanto o Webtoon permitem que os usuários naveguem usando tags, categorias e recursos do tipo “você também pode gostar”, o que também é uma grande vantagem para criadores menores, cujo trabalho nem sempre aparece nos gráficos “populares”.

https://ibb.co/PrYm5G0

Diversidade

Os quadrinhos convencionais são amplamente homogêneos e pode ser difícil para criadores marginalizados terem seus trabalhos vistos, quanto mais publicados. Criadores e editores promissores estão trabalhando para mudar isso, mas isso requer uma revisão de todo o sistema e a erradicação de problemas no solo da indústria – o que é difícil e leva tempo. Revoluções não acontecem durante a noite.

Qualquer um pode criar uma conta no Webtoon ou no Tapas – sem ter que pagar taxas de hospedagem ou custos associados à criação de um site. Criadores mais marginalizados podem publicar seu trabalho, serem compensados ​​por isso e construir plataformas. Isso abre novas oportunidades para publicação e adaptação, o que é um passo importante na direção certa.

Em 2019, o Webtoon anunciou uma média de mais de 1 bilhão de visualizações anualmente, com mais de 60 milhões de usuários ativos mensais e mais de 15 milhões de usuários ativos diários. As 10 webcomics mais vistas no Tapas em 2019 obtiveram um total de mais de 203 milhões de visualizações, com centenas de milhares de assinantes.

Esses números são astronômicos e seu impacto está sendo notado em toda a linha. Lore Olympus, de Rachel Smythe, que é consistentemente um dos títulos mais populares do Webtoon (e certamente será novamente quando retornar para uma nova temporada em 2 de agosto), está sendo adaptado para uma série animada de TV. Títulos como Kipo and the Age of Wonderbeasts e One-Punch Man também começaram como webcomics: o primeiro, de Radford Sechrist, lançado em 2015 (apenas como Kipo) e o último, de ONE, lançado em 2009.

Além disso, mais do que nunca, outras webcomics estão sendo escolhidas por editores tradicionais e lançados como histórias em quadrinhos. Exemplos recentes incluem: Wotakoi: O Amor é Difícil para Otakus (publicado pela Panini), ON or OFF (será publicado pela NewPOP em 2021) e Minha Experiência Lésbica com a Solidão, de Kabi Nagata (publicado pela NewPOP).****

As webcomics têm se transformado em publicações físicas desde pelo menos 1996, quando David Allen lançou o Plan Nine Publishing com a intenção explícita de imprimir webcomics, mas nas últimas duas décadas houve um sério aumento. Isso não é coincidência: o Webtoon foi lançado em 2004 e o Tapas (como Comic Panda) em 2012. À medida que essas plataformas cresceram, também aumentou a visibilidade das webcomics.

 

Viabilidade

O céu é aparentemente o limite para essas plataformas e as webcomics que hospedam. Apesar da insistência repetida de certas facções de que a indústria dos quadrinhos está morrendo, Webtoon e Tapas são argumentos seguros contra essa afirmação ridícula. A indústria está mudando, certamente; também está se expandindo, o que é bom.

Em última análise, essas plataformas trazem novos leitores em uma base consistente, que é como os quadrinhos podem continuar a prosperar no futuro. Tornar os quadrinhos acessíveis a novos leitores cria fãs, mas também inspira as pessoas a se tornarem criadores. Por meio de webcomics, eles podem criar e publicar as histórias que desejam contar e aumentar o número de leitores à medida que avançam.

As webcomics têm sido um componente integral da indústria de quadrinhos e o crescimento de sua popularidade só pode ajudar – não apenas o meio em si, mas a indústria como um todo.

 

Texto original de: https://www.cbr.com/how-webtoon-tapas-changed-webcomics/

 

* Foi adicionado o parêntesis pois é uma parte importante da plataforma Webtoon, principalmente em relação aos quadrinhos originais. Esses quadrinhos são licenciados pela plataforma e possuem uma relação mais parecida com os quadrinhos publicados em mídia física, possuem editores e datas fixas de entrega (geralmente uma vez por semana). Essas temporadas ou “livros” podem ser somente uma pausa na história, podem ser também um timeskip ou até mesmo uma nova história com novos personagens no mesmo mundo da história anterior.

** Neste artigo há a diferenciação entre quadrinhos digitais e webcomics por conta do formato, o primeiro sendo em formato pronto para impressão e o segundo com um formato verticalizado. Geralmente não há esse tipo de diferenciação, pois tudo é quadrinho e está na internet.

*** Ambas as plataformas têm sofrido uma evasão de autores para sites pessoais ou plataformas como o Patreon. Isso se dá por conta da falta de liberdade por parte dos autores para tratar certos temas e até mesmo proibição de publicações com conteúdo NSFW. Com o tempo e quanto mais essas plataformas cresceram, maiores as restrições dadas aos autores que usam essas plataformas baseadas em anúncios para conseguir leitores. O Tapas tem uma versão NSFW exclusiva para desktop, ainda não disponível no Brasil.

**** As publicações foram mudadas para as que foram publicadas no Brasil, sendo que nenhuma delas veio de uma das plataformas citadas. Entretanto, o mesmo acontece com os exemplos citados no original. Seguem: Ngozi Ukazu’s Check, Please!, Tillie Walden’s On a Sunbeam, Wendy Xu and Suzanne Walker’s Mooncakes, Jessi Sheron’s The Sea In You e Kabi Nagata’s My Lesbian Experience With Loneliness.

 

Revisão: Karin

    Sou professora de inglês e espanhol numa escola de idiomas. E traduzo sempre, principalmente no meio universitário, já traduzi partes de livros, poemas e resumos de monografia e até umas coisas de enfermagem e odonto.