A Tsuburaya dominou o mundo

2020 não foi um ano fácil. Crises políticas e uma pandemia global marcaram e marcam nossas vidas de uma forma nada positiva e é difícil poder afirmar que teve “algo de bom” em consequência dos fatos. Mas a vida segue, tivemos que nos adaptar a um novo estilo de vida e o mesmo vale para todas as áreas, incluindo o Tokusatsu. Com mais pessoas em casa devido as medidas de isolamento social e quarentenas – ou pelo menos deveriam estar – a busca por entretenimento remoto e acessível ficou mais importante e relevante do que nunca. Os serviços de streaming tiveram aumentos astronômicos e, no âmbito do Tokusatsu, uma empresa soube se destacar acima de todas as outras, a Tsuburaya Production.

A dona dos gigantes de Luz e dos nossos corações

Assim como a Toho e a Toei, a Tsuburaya é um dos nomes mais relevantes quando se trata da produção de Tokusatsu, sendo a casa da franquia Ultraman, mantendo uma tradição e legado desde os anos 60 – ou até antes, nos anos 50 se contamos a parceria de Eiji Tsuburaya e Ishiro Honda na produção do primeiro filme do Godzilla – em criar séries e filmes desses heróis intergalácticos que nos protegem dos ataques de monstros gigantes. Claro, além de Ultraman, a Tsuburaya tem outras franquias como a atualmente relevante Gridman (Conhecido por aqui mais pelo nome de Superhuman Samurai), Koseidon e Mirrorman. O nome da empresa foi todo construído em cima de dois alicerces poderosos que a tornam até hoje referência no assunto: Efeitos especiais práticos e Kyodai Heroes (literalmente Heróis Gigantes).

Toda produção Tokusatsu tem como principal característica os efeitos especiais práticos, obviamente, mas foi a Tsuburaya que edificou e moldou o formato que toda e qualquer outra empresa iria replicar nos anos vindouros. Desde maravilhosas maquetes a serem destruídas centenas de milhares de vezes em lutas épicas do Ultraman contra algum Kaiju, até técnicas de filmagens cada vez mais ousadas e dinâmicas para aumentar a experiência que era acompanhar as séries.  Histórias e personagens marcantes para diversas gerações e o desenvolvimento de um verdadeiro império no mundo do Tokusatsu.

Um jovem Eiji Tsuburaya junto com sua equipe durante uma gravação de Ultra Q, série antecessora a Ultraman.

Você pode conhecer pessoas que não sabem o que é um Tokusatsu, que não sabem que tem diversas séries saindo até hoje, mas com certeza vão saber dizer e/ou reconhecer se perguntar se conhecem o que é Ultraman. Afinal, diferente de outras franquias, Ultraman é mais que só uma sequência de seriados dedicados a um nicho especifico. Ele é cultura pop.

Way Big, um dos aliens que o Ben 10 pode se transformar. Referência mais clara impossível.

Dominação Mundial

Em 2020 a Tsuburaya Production tomou um grande passo em expandir seu território – já vamos falar mais a fundo sobre isso – mas não é de hoje que ela já anseia por isso. O posicionamento da empresa sempre foi o de braços abertos ao mundo. Na medida do possível e do interesse de quem quisesse parcerias, sempre levando os Ultras e outros heróis para o máximo possível de pessoas. O próprio Gridman, lá nos anos 90, vindo para o ocidente “Power Rangerzado”, diversas séries Ultra sendo exibidas em diversos locais se tornando referência de material de Tokusatsu e cultivando fãs; mas vamos citar um exemplo recente: lá em 2012, com o lançamento do mangá Ultraman de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Esse é o perfeito exemplo do diferencial que a Tsuburaya tem em ver o potencial de uma oportunidade grandiosa.

A dupla de artistas é famosa pelo seu projeto original chamado Hybrid Insector, um mangá doujin (não erótico) extremamente baseado na franquia Kamen Rider. O projeto teve que ser cancelado pois a Toei veio a intervir (vocês podem saber mais sobre nesse ótimo texto do Fábio Sakuda). O ponto aqui é destacar o quanto esses artistas são muito talentosos, tanto em criar histórias como no traço do desenho. Em um mundo ideal, ao invés de interromper Hybrid Insector, poderia rolar um incentivo pela Toei para o mangá se tornar uma obra oficial, afinal, mesmo Kamen Rider, tem profundas raízes com diversas versões em mangá. Ao invés disso, a Tsuburaya veio ao auxílio de Eiichi e Tomohiro e requisitou que fizessem a adaptação em mangá de Ultraman, como uma continuação direta lá da primeira série, continuando as aventuras de Shin Hayata, ex-hospedeiro do gigante de luz e seu filho que herdou alguns dos poderes Shinjiro Hayata.

O sucesso do mangá foi grande o suficiente para podermos até ter o privilégio de ver ele sendo vendido aqui no Brasil pela Editora JBC desde 2015 e subsequente ganhando uma adaptação animada pela Netflix em 2019, com a segunda temporada prometida para estrear ainda esse ano, em Abril. Tivemos a sorte até mesmo de presenciar um LIVE STAGE de Ultraman, com suit actors, uniformes e histórias originais, iguais aos que tem no Japão. Tudo claro adaptado para o português. Tive a sorte de poder assistir a uma das apresentações e digo a vocês, que foi uma experiência de mudar a vida.

Anime Friends RJ 2019, após o show, tive a oportunidade de tirar foto com os Suit Actors do Ultraman e Ultraman Zero. Que honra!

Ainda no âmbito da leitura, também tivemos Ultraman nas páginas dos gibis da Marvel! Isso mesmo, você não leu errado, Ultraman NA MARVEL.

O gibi se chama The Rise of the Ultraman e basicamente reinventa as origens do herói, como um soft-reboot para facilitar novas audiências a adentrarem no universo Ultra. Co-escrito pela dupla Kyle Higgins e Mat Groom e artes por Francesco Manna, Michael Cho e Gurihiru. A mini série em 5 edições já se encontra completa e a sequência Trials of the Ultraman já está com data de lançamento para março de 2021!

Podemos somar a essa conta também as séries Ultra que já estavam disponíveis oficialmente para o Brasil, seja pela Crunchyroll ou a Amazon Prime Vídeo, mas principalmente por termos a estreia de dois filmes inéditos pela plataforma Cinema Virtual que foram Ultraman Geed – O Filme e Ultraman R/B – O Filme. Ambos dublados. Para ter acesso, era necessário comprar (ou alugar no caso) de forma digital os filmes, que infelizmente não estão mais em cartaz, mas esperamos pelo retorno deles em breve.

Quase todos os grandes títulos do mundo do Tokusatsu já deram uma chance a outras mídias também, mas pouquíssimas deram uma chance de expandir seus produtos além Japão. Dito isso, finalmente podemos falar da grande investida que deixou a Tsuburaya marcada em 2020! O lançamento do canal de Youtube! Chamado simplesmente de Tsuburaya Global, o canal até o momento em que redijo este texto se encontra com mais de um milhão de inscritos. Clique AQUI para acessar o canal e se inscrever também!

Qual a sua desculpa para não ver Tokusatsu agora?

Isso por si só já seria incrível, mas ela deu um passo além e em Junho de 2020 foi lançada pela primeira vez uma série Tokusatsu mundialmente: Ultraman Z. Os episódios iam ao ar toda sexta-feira e eram exibidos horas depois do Japão, com legendas em inglês. Me faltam palavras para descrever o quão INCRÍVEL é isso, histórico para se dizer o mínimo. Milhares de pessoas do mundo todo assistindo e comentando juntas semanalmente os 25 episódios que compuseram a série. Não contente, Ultraman Z por si só foi fácil um dos melhores shows a ir ao ar entre as séries Tokusatsu de 2020.

O canal não ficou resumido apenas a acompanhar as aventuras da equipe da S.T.O.R.A.G.E, são também exibidos no canal outras séries Ultra, além de Gridman, Voice Dramas – que complementam a história das séries – entrevistas e o grande sucesso após o fim de Z é a exibição da mini série Ultra Galaxy Fight The Absolute Conspiracy, um grande crossover entre todos os heróis Ultra em uma escala nunca antes vista, dirigido pelo incrível Koichi Sakamoto. Essa em questão, tão focada em estar acessível, que até mesmo uma versão com dublagem em inglês está sendo lançada simultaneamente.

Infelizmente o Youtube mudou suas diretrizes e retirou a opção de legendas feitas pela comunidade, antes disso, havia pessoas dedicadas a até mesmo colocar as legendas em português para aqueles não tão familiarizados com o inglês, ainda assim, a iniciativa da Tsuburaya fez escola, pois logo começou a surgir outros canais de Youtube de empresas investindo no formato, como o Toei Tokusatsu World – focado em séries dos anos 80 para trás, algumas inéditas para os brasileiros – com proposta similar, e temos até mesmo um canal dedicado a franquia Garo, exibindo os episódios da série original também com legendas em inglês!

Na telinha

Para nós brasileiros o golpe final veio no dia 22 de Dezembro no Canal Loading durante o programa Mais Geek, quando o Anderson “Haterman” Abraços, gerente de programação do canal, revelou que teremos não só uma, nem duas, mas DEZ séries da franquia Ultra na TV aberta e dubladas!

Como puderam ver no vídeo, as 10 séries são:

– Ultraman

– Ultraseven

– Retorno de Ultraman

– Ultraman Leo

– Ultraman Mebius

– Ultraman Orb e Orb Origin Saga

– Ultraman Geed

– Ultraman R/B

– Ultraman Taiga

Obrigado Tsuburaya

É isso, no decorrer de 2020 tivemos diversos motivos para celebrar o Tokusatsu (apesar dos pesares), mas claramente quem vem liderando essa festa são os Ultras. Com uma visão moderna e mentalidade revolucionaria, a Tsuburaya não cansa de nos surpreender e de deixar cada vez mais fácil para todos assistirem suas séries, a ponto de estar a apenas um clique no Youtube de distância e em breve irá bastar apenas ligar a TV. Em todas as mídias e formatos, ela dominou de uma forma que as concorrentes podem apenas se espelhar (ou não) e seguir o rastro, que convenhamos, a essa altura já podemos dizer que está mais do que acostumada a pavimentar o caminho.

2020 foi o ano da Tsuburaya brilhar e 2021 é uma tela em branco com muitas promessas. Será que ela irá reinar de novo ou veremos respostas e reações dos outros grupos e suas franquias? Só o tempo dirá.

“Mas Vilson, você sempre foi fã assim de Ultraman?” Não, muito pelo contrário, por muito tempo eu já foi “hater” da franquia e apenas recentemente aprendi a apreciar a arte deles. Parte disso foi justamente pelos motivos que apresentei, diversidade e acessibilidade ao conteúdo gerado. Era inevitável eventualmente me conquistar e vejo cada vez mais e mais fãs aderindo, se renovando e surgindo.

Para encerrar, compartilho com vocês, caso não tenham visto ainda, esse vídeo maravilhoso que a Tsuburaya lançou com diversos Ultras agradecendo ao mundo quando o canal atingiu 1 milhão de inscritos. Eles dizem “obrigado” em diversas línguas, incluindo português.

 

Revisão: Deise Bueno

Referencias:

https://twitter.com/loading52x/status/1341522208603168768

https://blogbbm.com/manga/ultraman/

https://ultra.fandom.com/wiki/Ultraman_Z_(series)

https://en.wikipedia.org/wiki/Ultraman_(1966_TV_series)

https://ultra.fandom.com/wiki/The_Rise_of_Ultraman

https://www.marvel.com/comics/issue/88686/the_rise_of_ultraman_2020_1

https://en.wikipedia.org/wiki/Kyle_Higgins

https://www.matgroom.com/

https://www.marvel.com/comics/creators/13540/francesco_manna

https://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Cho_(illustrator)

https://en.wikipedia.org/wiki/Gurihiru

 

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.