Tokyo Babylon – novo anime de clássico mangá da CLAMP

Tokyo Babylon é um dos mangás mais clássicos da CLAMP. Originalmente publicado no Japão de 1990 a 1993 na revista Wings e posteriormente como sete volumes encadernados, o mangá é considerado um dos mais trágicos das autoras. É também a obra que introduz dois personagens famosos no grande universo de mangás das artistas:  Subaru Sumeragi e Seishiro Sakurazuka. 

Como o título sugere, o mote da história pode ser resumido de forma simples, numa espécie de conto urbano em que se compara a cidade de Tóquio, no Japão, com a Babilônia, cidade central da Mesopotâmia. A analogia parte do ponto que, embora possua grandeza, tal qual a Babilônia, a cidade de Tóquio também tende a ruir

Em comemoração aos 30 anos da série, foi anunciado o lançamento de uma nova adaptação em anime para 2021. A produção ficará a cargo do estúdio GoHands – responsável por animes como  Seitokai Yakuindomo, K e Princess Lover. Após os rumores levantados por algumas publicações feitas pela CLAMP, foi divulgado um trailer oficial para o anúncio do novo anime de Tokyo Babylon. 

Aproveitando esse anúncio e o fato de Tokyo Babylon ser um dos mangás favoritos de toda a vida do redator que vos escreve, trago aqui um pouco do enredo, desdobramentos anteriores em outras mídias e algumas das minhas expectativas com essa nova adaptação. 

O MANGÁ DE TOKYO BABYLON

Imagem possui duas personagens, um com trajes vermelho abraçando o outro com traje preto. Ao fundo há flores brancas.

Tóquio, início da década de 1990. A capital japonesa pode parecer extremamente exuberante com suas luzes, pessoas vestidas com a última moda, lojas de grife e a Torre de Tóquio. Mas a realidade para muitas pessoas é bem diferente: Tóquio é um ambiente bem conturbado com diversos impasses sociais e econômicos – especulação imobiliária, consumismo desenfreado, bolhas econômicas, casos de assédio, entre muitos outros. Também são muitos os casos de ordem espiritual envolvendo possessões, suicídios e almas que não conseguem partir deste mundo. 

Subaru é um jovem de 16 anos, que além da escola, precisa conciliar seu tempo com o trabalho de exorcista. Ele é o 13° líder da família Sumeragi, uma das mais tradicionais casas de magia do Japão e responsáveis por proteger o país há gerações. Desde criança Subaru precisa utilizar luvas em todos os momentos por ordem de sua avó, a líder anterior da família, devido a uma “marca” que foi feita nas mãos do jovem por uma pessoa perigosa: as luvas não devem ser retiradas nem na frente de Hokuto, sua irmã gêmea. 

Os irmãos vivem atualmente em Tóquio, onde moram e estudam juntos. Apesar de terem a mesma aparência, Subaru e Hokuto possuem personalidades bem distintas: ele é ingênuo e contido, enquanto ela é expansiva e irônica. Apesar das diferenças, a ligação entre os dois é muito forte. 

Seishiro Sakurazuka, um gentil veterinário, é amigo dos irmãos Sumeragi. Sua relação com Subaru parece um tanto dúbia em alguns momentos, com Hokuto e o próprio Seishiro dando indiretas sobre Subaru ser a paixão de Seishiro. Apesar da aparência calma, o veterinário também utiliza de magia, e em alguns momentos demonstra uma aura um tanto estranha. 

Ao longo da história, acompanhamos Subaru realizando diversos “atendimentos espirituais”, sobretudo exorcismos. Ele se envolve com a maioria dessas histórias trágicas ambientadas em Tóquio: pais cujos filhos desejam que eles morram, sonhos frustrados resultando em suicídios, amores proibidos, seitas religiosas, pais que perderam os filhos de forma prematura, entre outras. Mas, além desses casos, há outros mistérios que Subaru deverá desvendar – como uma aposta feita quando criança que envolve a marca em suas mãos. 

Os eventos do mangá de Tokyo Babylon possuem desfecho em outro mangá da CLAMP, o polêmico título X/1999, no qual Subaru, Seishiro e Hokuto integram a galeria de personagens. A história acontece sete anos após os eventos de Tóquio Babylon, no fim do mundo previsto para o ano de 1999: dois grupos lutarão para decidir o destino da Terra e da humanidade liderados pelo “Kamui”, uma espécie de Messias que liderará o grupo vitorioso na batalha final. 

OVA E LIVE ACTION

Imagem que mostra os três personagens principais de Tokyo Babylon. Da esquerda para direita: Seishiro, Subaru e Hokuto.

Tokyo Babylon ganhou uma adaptação em formato de OVA – Original Video Animation- com dois episódios, produzidos pelo famoso estúdio Madhouse e lançados entre 1992 e1994 no Japão. Com cerca de 45 minutos de duração cada, os dois episódios mostram Subaru tentando resolver um caso relacionado com um exorcismo em uma grande construção que está sendo erguida em Tóquio – não seguindo, assim, os eventos originais do mangá. 

Em 1993, também foi lançado um filme em live action intitulado Tokyo Babylon 1999, dirigido por George Iida – diretor responsável por filmes como Ring Espiral, Another Heaven e Dragon Head. O filme também apresenta roteiro original, com eventos situados temporalmente próximos da história de X/1999, e não do mangá original de Tokyo Babylon. 

O QUE ESPERAR DO NOVO ANIME?

Imagem mostra Subaru, com roupas brancas e segurando uma espada.

Por pelo menos 10 anos, eu tinha um pensamento recorrente: Tokyo Babylon merecia ter ganhado uma adaptação em anime de tamanho regular, com pelo menos 12 episódios. Mais recentemente, comecei a pensar em como seria incrível se, igual no caso de Banana Fish, Tokyo Babylon ganhasse um anime depois de décadas. Bem… quando eu soube do rumor de um novo anime essa semana, fiquei um tanto… perplexo. E eufórico. E curioso. 

Pelo trailer divulgado não se sabe ainda detalhes da história do anime – se teremos uma adaptação mais fiel dos eventos do mangá ou uma nova história.  Antes da publicação do trailer, foram divulgadas sete imagens cujos títulos e cores correspondem aos capítulos e capas do mangá – T.Y.O, SMILE, CALL, SAVE, OLD, PAIR, START. Isso dá margem para considerar que o anime será mais pautado pelo roteiro original. 

Imagens divulgadas sobre o anime Tokyo Babylon. Contêm 4 imagens com as numerações 3, 4, 5 e 6, representando capítulos originais do mangá.

Ou será que teremos algo completamente novo, na mesma linha de Card Captors Sakura: Clear Card? Embora pareça bem improvável pelos rumos da história original, precisamos lembrar que estamos lidando com a CLAMP, autoras que conseguem recriar completamente qualquer universo antes inventado, por mais cristalizado que este esteja no imaginário dos fãs – vide tudo o que fizeram em seu mangá Tsubasa Reservoir Chronicles.

Outra dúvida que fica é sobre o período em que se passa a história. No original, o contexto da década de 1990 é algo bem marcado – tanto pelas situações quanto pelos figurinos. Talvez o anime siga o mesmo contexto, ou faça uma espécie de readequação sem deixar tão evidente essa questão histórica.

O character design visto no trailer é bem próximo de Card Captors Sakura: Clear Card, não parecendo em nada com o original do mangá. Embora a maioria das reações tenham sido muito positivas sobre o anime em si, esse aspecto parece não ter agradado tanto os fãs, que vêm se manifestando nas redes sociais, principalmente em relação ao design de Seishiro – um exemplo de homem com 3m de ombro que a CLAMP desenhava na década de 1990. 

Imagem mostra dois desenhos da personagem Seishiro. À esquerda o desenho original do mangá. Á direita o novo design do anime.
Design original do Seishiro e design do Seishiro para o novo anime, respectivamente

Em 2005, a Editora JBC publicou no Brasil o mangá de Tokyo Babylon em sua edição original, em sete volumes. Será que podemos ter esperanças de um relançamento do mangá no Brasil? Eu particularmente torço para que republiquem, e que seja baseada ou na edição bunko em 5 volumes ou na edição especial que compila os sete volumes originais em três edições maiores. 

E você? Já leu Tokyo Babylon? Ficou curioso pra conhecer?  Quais as suas expectativas com esse anime novo? Conta pra gente nos comentários! 

Imagem mostra o protagonista, Subaru, com vestes brancas coberta por cruzes, ele também segura uma bíblia na qual está escrito Tokyo Babylon.

 

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo