O Sobrenatural Japonês

O sobrenatural japonês é a nossa pauta no mês das bruxas!

Quem curte mangás e animes com certeza já viu algumas representações de figuras do sobrenatural japonês. Clássicos como YuYu Hakusho e Inuyasha apresentaram o conceito nipônico de inferno e yokai para gerações de otakus não-japoneses. 

Mas seriam corretas essas representações de deuses, demônios e seres mitológicos nos mangás e animes?

yashahime

 

O sobrenatural japonês e as religiões

 

Shintoísmo e Budismo são as duas principais religiões do Japão. Elas coexistem sem conflito, e é comum que pessoas pratiquem rituais de ambas. Um exemplo dessa coexistência é que em Inuyasha, Kikyou, Kaede e (posteriormente) Kagome eram sacerdotisas shintoístas e Miroku, monge budista.

 

Inferno e demônios

Do Budismo vem o conceito de inferno japonês, comandado pelo temível Enma Daioh (sim, “o pai do Koenma”). Muita gente tende a pensar que Enma corresponderia ao Satanás dos cristãos, já que ele reside no inferno. Entretanto, essa divindade e os demônios que a servem não são exatamente maus.

o sobrenatural nos animes

Na concepção cristã, o Diabo é um ser perverso que quer corromper o ser humano, tentando levá-lo a pecar. Enma Daioh, porém, não tem o menor interesse nisso. Ele apenas observa, anota, e julga qual será o castigo para os pecados cometidos. 

Curiosamente, o inferno japonês parece um ambiente meio burocrático. Várias pinturas antigas retratam Enma Daioh sentado à uma mesa, com pergaminhos e material de escrita. Outras mostram demônios organizando filas de humanos que aguardam julgamento. Ou seja, a visão do inferno como uma espécie de “escritório” nos animes não é tão viajada assim.

 

Yokai, ayakashi ou mamono

O Shintoismo é a religião original do Japão. Junto com o Budismo e o folclore das diferentes regiões do país, influiu no desenvolvimento do conceito de yokai.

O Shintoismo enxerga Deus, Natureza e humanos como uma coisa só. Portanto, é totalmente possível que divindades (benevolentes ou não) habitem em pessoas, animais, plantas ou até objetos inanimados. 

Partindo desse princípio, se criaram e evoluíram as mais variadas formas de seres sobrenaturais no imaginário popular. Yokai é um termo geral que engloba todos esses seres, mas há nomes específicos para cada tipo de criatura. Além de yokai, também existem os sinônimos ayakashi e mamono.

yokais variados

 

 

Alguns tipos de yokai

Obake é, em geral, qualquer ser que consegue assumir forma humana. Existem animais como raposas e tanukis, demônios e até mesmo plantas com esse poder, segundo a crendice popular.

 

Kappa são criaturas que habitam os rios e costumam afogar pessoas que entram na água. Acredita-se que se um kappa lhe prometer alguma coisa, com certeza cumprirá.

 

Tsukumogami são objetos domésticos comuns que adquirem vida após completarem 100 anos de existência. Podem ser utensílios de cozinha, brinquedos, enfim, qualquer coisa.

Se foram tratados com amor pelos donos, tornam-se bondosos e oferecem proteção. Por outro lado, se foram desprezados e jogados no lixo, ficam com raiva e tentam se vingar.

 

O sobrenatural em mangás e animes

 

Embora existam muitas adaptações de seres sobrenaturais nos mangás e animes, não é fácil definir se são representações “corretas”. Afinal, além da grande variedade de criaturas existem diferenças no folclore das várias regiões do Japão.  E, como existe a crença que tudo, até utensílios domésticos podem se tornar yokais, limites quase inexistem.

 

Hozuki no Reitetsu

hozuki no reitetsu

Um mangá/anime divertido sobre o inferno japonês é Hozuki no Reitetsu, de Natsumi Eguchi. A obra conta o dia a dia do demônio Hozuki, braço direito de Enma Daioh. 

Como alto executivo de uma grande empresa, ele enfrenta questões como produtividade, gerenciamento de demônios, organização de eventos… 

O inferno, no fim das contas, é uma alegoria do mundo corporativo. Não é uma ideia nova, mas funciona bem. 

 

Natsume Yuujinchou

No caso de yokais, temos Natsume Yuujinchou, criação de Yuri Midorikawa. A série acompanha Takeshi Natsume, que herdou de sua avó o poder de ver ayakashis. 

São várias histórias ao longo de 6 temporadas onde os seres sobrenaturais vivem dramas de solidão, abandono, velhice. Questões que, na verdade, são problemas humanos. 

Por seu ritmo lento e do sentimentalismo das histórias, Natsume é adorado por uns e desprezado por outros.

 

We Rent Tsukumogami

Um anime pouco mais recente é We Rent Tsukumogami, adaptação de novel de Megumi Hatakenaka. 

Trata-se da história de dois irmãos que têm uma loja de aluguel de objetos diversos. Alguns desses objetos são tsukumogamis que ajudam os irmãos a resolver pequenos mistérios.

O anime é uma boa diversão para quem gosta de histórias de época.

 

E se você está se perguntando porque não falei de Mushishi aqui, bem… Acontece que as criaturas de Mushishi, assim como a ambientação da história são imaginárias. Yuki Urushibara se inspirou no folclore japonês, mas criou algo original. Ou seja, os mushis não são yokais. 

Mas o anime é ótimo, sim!

Todos os animes citados (inclusive Mushishi) estão disponíveis na Crunchyroll.

E aí, vão passar o Dia das Bruxas assistindo algum deles? Ou sabem de algum outro com a mesma temática?

 

FONTES:

Enma Daioh e o inferno japonês

Shintoismo

Yokais

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).