Code Geass: o anime que a CLAMP desenhou, mas parece ter escrito

 

   Code Geass é uma grande franquia que engloba mangás, anime, OVAs, filmes e novels, criada originalmente por Ichiro Okouchi, roteirista que já trabalhou em animes como Angelic Layer, Negima, Eureka Seven e Turn A Gundam. Em todos os braços da franquia a história gira em torno do mesmo universo apresentado no anime, Code Geass: Lelouch of the Rebellion. 

   A história  apresenta Lelouch Lamperouge, um príncipe do Sacro Império da Britania. O Império dominou o Japão, que agora é chamado de Área 11, e os japoneses de “Onze”. Eles vivem nas periferias e em posição social inferior a dos britanianos. Os rebeldes que tentam confrontar o Império são taxados de terroristas e perseguidos pelas tropas do exército. 

   Junto da irmã Nunnally, Lelouch foi exilado na Área 11 ainda criança. Seu maior objetivo é vingar-se do Imperador Charles, seu pai, e descobrir quem foi o responsável pelo assassinato da mãe. Apesar disso, ele vive como um estudante comum, até o dia que se envolve em uma perseguição entre o exército e os rebeldes e acaba conhecendo uma garota misteriosa, que firma um pacto com ele, lhe oferecendo o poder de fazer com que as pessoas o obedeçam ao fazerem contato visual. Com este poder, chamado Geass, Lelouch passa a planejar a sua vingança contra o pai e o império. Ele assume a persona de Zero, figura mascarada que surge e passa a incitar os rebeldes japoneses e demais que querem a derrubada da Britania. Mas para atingir seu objetivo ele acaba tomando decisões muitas vezes extremas.

   O anime possui duas temporadas produzidas pelo estúdio Sunrise, totalizando 50 episódios. O character design do anime ficou a cargo de nada mais nada menos que as artistas da CLAMP – famoso quarteto de artistas responsáveis pela criação de sucessos como Card Captor Sakura, Tsubasa Reservoir Chronicles, Chobits e xxx Holic.  Apesar da contribuição delas ter sido somente no anime, em 2008 as artistas lançaram um artbook apenas com ilustrações de Code Geass, chamado Mutuality

   Algo que me chamou muito a atenção ao assistir o anime de Code Geass foi a história possuir semelhanças com diversas obras da CLAMP, e não pelo design, mas por questões da própria narrativa e desenvolvimento da história. A CLAMP é famosa por histórias com relações complexas e por apresentar pontos de vistas ambíguos em suas obras, entre tantas outras características de seu “DNA” como quadrinistas. 

   Então, revisitando alguns trabalhos do quarteto e comparando com Code Geass, trago aqui algumas dessas semelhanças que fazem com que o anime pareça ter sido não somente desenhado, mas também escrito pela CLAMP. É importante dizer que muitos destes elementos de semelhança são elementos corriqueiros em narrativas diversas, não só em animes e mangás. Porém a junção desses fragmentos narrativos constituem semelhanças com algumas obras específicas aqui apresentadas. 

Amigos de Infância 

   Quando Lelouch e Nunnally são exilados no Japão ainda crianças, eles moram durante um tempo no Templo Kururugi. Lá eles conhecem Suzaku,  um garoto da família Kururugi de quem se tornam amigos. A relação dos três se torna muito forte, com os dois garotos prometendo sempre proteger Nunnally.  Mas devido às movimentações do Império Lelouch e Nunnally precisam ir embora e renegam suas verdadeiras identidades como príncipe e princesa britanianos. Apesar de separados eles nunca se esqueceram, até o momento em que se reencontram, anos depois, no Colégio Ashford. Mas agora a situação é bem diferente: Lelouch é o líder da rebelião contra o Império, e Suzaku tornou-se um soldado do Império mesmo sendo japonês. 

   Algo bem semelhante existe no mangá X, mangá da CLAMP lançado em 1992 sobre o fim do mundo no ano de 1999. Na história os irmãos Fuuma Monou e Kotori Monou são filhos de um sacerdote de um templo, e são amigos e vizinhos de um garoto chamado Kamui, que promete que sempre irá proteger Kotori e nunca permitir que algo de ruim lhe aconteça. Mas quando a mãe de Fuuma e Kotori morre misteriosamente Kamui se muda de Tóquio junto da mãe, até que 6 anos depois ele retorna à cidade para “o dia prometido em 1999”. 

 

Um colégio irreverente 

   O Colégio Ashford é uma escola de elite localizada na Área 11 (Japão),e é palco de muitas situações cômicas mas também dramáticas de Code Geass. É para onde Lelouch e Nunnally se mudam após a estadia no Templo Kururugi, graças às relações entre sua falecida mãe com a família Ashford, que lhe oferece asilo político. 

   O Conselho Estudantil composto por Lelouch, Milly Ashford e outros amigos é o órgão responsável por diversos eventos da escola, como o Festival Estudantil. Mas com Milly na presidência as coisas acabam sendo um pouco mais excêntricas – como no episódio em que ela oferece uma recompensa para quem encontrar um gato que roubou algo de Lelouch, mas não com o intuito de ajudar o amigo e sim para descobrir alguma fofoca sobre ele; ou quando ela propõe uma espécie de “caça ao Lelouch” em troca de orçamento para os clubes da escola.  Esses são apenas exemplos das muitas situações inesperadas que trazem um equilíbrio ao anime, entre tantas batalhas e sangue derramado. 

   Estudantes com poderes ou que precisam enfrentar algum tipo de confronto é algo recorrente nos mangás da CLAMP, como em Card Captors Sakura, Angelic Layer, X e Magic Knight Rayearth. Mas em CLAMP Gakuen Tanteidan (Escola CLAMP de Detetives) isso é potencializado. Na comédia de 1992 conhecemos o Colégio CLAMP, um campus estudantil que forma um grupo de detetives para ajudar a resolver crimes. 

Quem está certo e quem está errado?

   Ao longo dos episódios de Code Geass, as visões de mundo e de guerra de Lelouch e Suzaku se tornam cada vez mais opostas: Lelouch acredita que é necessário destruir o Império como meio de justiça e reparação por todo o mal causado; Suzaku acredita que é possível mudar as coisas estando dentro do sistema, sem destruí-lo. Isso os coloca como oponentes no campo de batalha. Mas a grande questão é: qual deles está certo? Na verdade é difícil dizer que algum deles esteja 100% correto em seus ideais e ações. 

   Essa construção ambígua e dicotômica sobre a realidade é um dos motes de X. Com a proximidade do fim do mundo dois grupos se opõem a respeito do destino da humanidade: os Dragões do Céu acreditam que é necessário salvar toda a humanidade da destruição do mundo, enquanto os Dragões da Terra acreditam que seja necessária a destruição do planeta para que haja uma renovação. O lado da batalha que for escolhido pelo estudante Kamui Shirou, “a estrela prometida”, sairá vitorioso segundo as profecias. Mas qual é a decisão certa? Destruir o mundo ou salvar a humanidade? 

O surgimento de um Messias 

   Quando Lelouch assume a persona de Zero, ele se torna uma figura messiânica para os rebeldes japoneses, como aquele que conduzirá a revolução até a derrubada do Império e o renascimento do Japão como nação autônoma. Sob a máscara e com identidade desconhecida por todos, ele utiliza seu Geass e o alto grau de raciocínio e estratégia no campo de batalha para posicionar os combatentes nos locais corretos de combate.

   Em X a figura de Kamui é esperada tanto pelos Dragões do Céu quanto pelos Dragões da Terra, pois o destino da Terra está em suas mãos. Logo nos primeiros volumes do mangá, o jovem é procurado por membros dos dois grupos. Ainda que num contexto bem diferente, em RG Veda temos uma profecia sobre uma criança que surgirá e mudará a “roda do destino”, mesmo sem saber se ela será boa ou má. Tanto em Code Geass quanto em RG Veda e X,  pouco importa, de fato, quem sejam essas figuras, desde que elas desempenhem o papel de conduzir o povo a um novo amanhã, não necessariamente melhor ou pior. 

Um pouco (demais) de tragédia

   Quem acompanhou RG Veda, Tokyo Babylon, X e outros trabalhos da CLAMP, deve se lembrar do quanto as artistas podem pesar a mão no que se trata de tragédias – pessoais ou coletivas. Em RG Veda especificamente, que é a primeira obra oficial da CLAMP (lançada em 1990), já ficam claras algumas predileções narrativas que elas revisitam em seus trabalhos seguintes, sendo a tragédia o principal deles: amores proibidos, amantes que se matam, sacrifícios, traições, entre tantas outras. Em Tokyo Babylon temos um misto de tragédia da civilização moderna, misturada com tragédia pessoal, e a história do fim do mundo de X já é por demais trágica. 

   Para não revelar aqui nenhum spoiler de Code Geass, não detalharei quais são as situações trágicas que ocorrem na história. Mas para além de ter a mãe, uma rainha, morta misteriosamente e ser em seguida exilado pelo próprio pai com a irmã, que perdeu a visão e o movimento das pernas, existem muitas outras tragédias na saga de Lelouch. 

 

Revisão: Deise Bueno

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo