Kanojo to Kanojo no Neko – Uma Obra Sobre o Ciclo da Vida

Uma história linda e tocante que você precisa conhecer.

 

Vou revelar uma coisa que talvez vocês não saibam: Não troco um bom anime “slice of life” por quase nada. Boa parte das obras do gênero mexe comigo como nenhum outro dos mais diversos estilos. Gosto de séries profundas, que me façam questionar a vida, o dia a dia; que me ofereçam uma imersão completa. E não necessariamente precisam ser longas para desenvolverem tudo isso com perfeição. Kanojo to Kanojo no Neko (em suas três versões), é um dos melhores exemplos disso.

A obra, composta por um curta de 5 minutos, um anime que contém 4 episódios, com 8 minutos por capitulo, e um excelente mangá (publicado no Brasil pela editora NewPOP), possui histórias que vão deixar seu coração quentinho. Não se deixe enganar pela curta duração das animações e pela história completa do mangá que contém apenas 216 páginas. Apesar de ser curto em minutagem e páginas, a história é enorme em mensagem e sentimentos.

Citarei abaixo alguns pontos sobre essa tão incrível obra. Venha conferir!!

 

1 – Obra original

© She and Her Cat – Everything Flows/LIDENFILMS

A animação original foi criada e dirigida por Makoto Shinkai, em 1999. Nela, vemos a história sobre a relação entre um gato chamado Chobi e sua dona. A trama é inteiramente contada e narrada pela perspectiva de Chobi.

A história ocorre ao longo de um ano. Em um dia chuvoso de primavera, Miyu encontra Chobi do lado de fora e o leva para casa. Chobi se apaixona por sua dona por causa de sua bondade e beleza. Porém, para Miyu, não está nada fácil aprender a viver sozinha. A duras penas ela busca entender a alegria e a solidão de ser independente, enquanto seu gato descobre a existência do mundo através dela. O tempo dos dois passa, ao longo que Miyu percebe que a severidade do mundo acaba por alcança-la.

O trabalho foi bem recebido, vencendo o Concurso de Animação DoGA CG de 2000 e atraindo o interesse da CoMix Wave Films. Em 2016, A animação ganhou uma versão chamada She and Her Cat – Everything Flows e um mangá com algumas alterações em comparação a obra original.

 

2 – Autor

© Makoto Shinkai

Makoto Shinkai (Diretor, Animador e Roteirista) é um dos maiores nomes quando se trata de animes. Além de Kanojo to Kanojo no Neko, ele é conhecido por obras como: Byōsoku Go Senchimētoru (Cinco centímetros por segundo), Kimi no Na wa (Your Name), Tenki no Ko (O Tempo Com Você), dentre outras. Além disso, o autor participou da produção de diversos curtas-metragens e comerciais, além de ter escrito romances e mangás.

Uma curiosidade sobre “Kanojo”: Makoto Shinkai criou a história para ajudar um interesse romântico a superar um momento difícil. Shinkai também contribuiu com sua voz, interpretando Chobi.

 

3 – Mangá

© She and Her Cat – Everything Flows/LIDENFILMS

No mesmo ano em que foi adaptada em uma série de 4 episódios, também foi anunciado uma adaptação da obra para mangá. Este foi ilustrado por Tsubasa Yamaguchi, baseado na obra original.

No Brasil, a adaptação foi lançada em volume único, pela editora NewPOP. A publicação veio em janeiro de 2019. A versão possui algumas diferenças da animação original, com atualizações decorrentes dos quase 20 anos desde que foi lançada no Japão.

A versão lançada pela NewPOP é simplesmente incrível. Dá gosto quando se percebe o zelo e carinho que a editora teve e tem, não somente por Ela e o Seu Gato (nome do mangá em PT-BR), mas também pela grande maioria dos títulos na qual adquire os direitos. O primeiro volume de Given é um outro excelente exemplo de como a editora busca fazer tudo muito bem feito. Sim, eu tenho os dois mangás e falo por experiência própria.

Você encontra o mangá disponível tanto na loja da editora quanto na Amazon. Recomendo que vocês leiam o mangá. As modificações feitas na obra geram uma experiencia diferente da animação. Particularmente, achei enriquecedor e agrega muito mais valor como um todo. Vale a pena conferir.

 

4 – She and Her Cat – Everything Flows

© She and Her Cat – Everything Flows/LIDENFILMS

A versão, lançada em 2016, e que se encontra disponível no Crunchyroll (uma pérola escondida no catálogo) é o meu grande amor. Acho as duas versões citadas anteriormente incríveis e necessárias pra que você entenda e desfrute do título como um todo, mas tenho um carinho especial por Everything Flows. Acho a série de uma sutileza e doçura fenomenais, ao mesmo tempo que consegue evoluir as temáticas abordadas, deixando sua mensagem ainda mais impactante.

A vida muda, assim como estações. Esse conceito estabelece a passagem de tempo na obra, assim como as dores que Miyu sente, pelo peso da responsabilidade da vida sob seus ombros. Estes, diminuem ou aumentam conforme o passar do tempo. Crescer dói e não é fácil. Conseguir conciliar a vida adulta, responsabilidades, vida familiar, vida amorosa, hobbys e prazeres, nem sempre é fácil. O anime acerta em cheio em apresentar o cotidiano da vida, que, se ainda não afetou, afetará cada um de nós.

Como lidar com tudo isso? Como amenizar as dores do amadurecimento? São perguntas que o anime busca responder ao longo que seus dois protagonistas são desenvolvidos.

 

5 – Conclusão

© She and Her Cat – Everything Flows/LIDENFILMS

Espero que tenha conseguido ao menos despertar sua curiosidade por essa incrível obra. Se você não tem o costume de acompanhar títulos fora de seu gênero preferido, se permita conhecer outros estilos. É enriquecedor. Kanojo to Kanojo tem muito a te apresentar e ensinar.

Depois me conta como foi a experiência. Quero conversar ainda mais com vocês sobre essa excelente obra.  Abraço a todos e até a próxima!!

 

Revisão: Deise Bueno

25 anos. Estudante de Teatro. Apaixonado por animes e mangás. Falo sobre tudo (ou quase tudo) que acompanho no meio otaku. Tenho noção de que, as vezes, meus gostos e opniões podem ser meio duvidosos. Instagram e Twitter: @odanielorien