Extreme Vs Maxi Boost On: O jogo definitivo de Gundam

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.

Quando viajei ao Japão pela primeira vez em 2011, me surpreendi ao chegar num game center de Nagoya e ver um aglomerado de pessoas em volta de Arcades de Gundam. Eu, mesmo sendo fã da franquia, não fazia ideia de que jogo era aquele até comentarem: era o Extreme Vs, o “jogo definitivo” de Gundam da época. Lançado em 2010, o Extreme Vs fez um sucesso enorme no Arcade, gerando algumas continuações. Agora, 10 anos depois, é lançado no PS4 o port de uma dessas continuações: Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.

Com nome comprido para um jogo cheio de opções, essa versão já é bem conhecida dos japoneses frequentadores dos fliperamas, mas é a primeira vez que o ocidente recebe um jogo de Gundam tão amplo, com mais de uma centena de personagens para escolher. O jogo (que chegou totalmente em inglês) faz com que Gundam Versus, lançado em 2017 para o ocidente, pareça um simples teste.

INFINIDADE de personagens jogáveis

Cobrindo praticamente todos os animes já lançados de Gundam (excluindo apenas o filme Gundam Narrative e as séries mais novas da franquia Gundam Build), Maxi Boost On tem realmente uma INFINIDADE de personagens jogáveis, desde os mais importantes até aqueles que você só vai se lembrar se assistir a mesma série algumas vezes. Vale de tudo, até a versão da personagem usando peruca como disfarce, ou aquele Gundam que usaram a cabeça de um Mobile Suit rival em algum episódio aleatório só pra brincar. Se um mesmo Gundam foi usado por mais de um personagem no decorrer da série, existe diferença de pontuação entre eles. Aliás, a pontuação na tela de seleção de personagens mostra quais são os pilotos e máquinas mais poderosas, podendo variar de 1500 até 3000.

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
O “Zeta Zaku”, Zeta Gundam com a cabeça de Zaku
Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Haman Karn na sua versão disfarçada, usando peruca

 

Com opções para jogar tanto offline quanto online (só é possível jogar online caso você tenha uma conta paga na PSN), o jogo conta com vários modos. O modo Branch Battle, idêntico ao do Arcade, te permite jogar com co-op, enquanto o modo Maxi Boost Mission foi feito para se jogar sozinho, completando as missões com mais calma. Além disso, também é possível jogar no modo livre, usando como treino ou para jogar em casa com os amigos. A influência de cada personagem também se mostra nas assistências durante o jogo, já que alguns possuem duas ou três assistências, enquanto outros não possuem nenhuma.

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Opções de jogo offline

 

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Menu com as missões individuais

jogabilidade

A jogabilidade em si parece um pouco difícil pra quem não está acostumado com este tipo de jogo. A princípio, a defesa não está muito clara (sendo necessário pressionar para trás e para frente pra tentar se defender dos ataques), mas conforme o jogador vai se acostumando com a mecânica, vai conseguindo cumprir as missões. De qualquer forma, não aconselho que esperem por um jogo fácil e de soluções rápidas.

A cereja do bolo pra quem é fã de Gundam é a quantidade de cenários realmente fieis aos da série. Você pode se divertir reconhecendo os locais onde tiveram tantas batalhas épicas. Toda a essência da franquia está lá. Caso você escolha comprar a versão do jogo com as músicas, também vai se encher de nostalgia com as versões originais de várias aberturas, encerramentos e também instrumentais das séries. Pros fãs mais hardcore, é possível até jogar com personagens de Crossbone Gundam, ou de Gundam Sentinel, séries de mangá e novel que nem possuem anime.

A customização do jogo também é algo que me chamou muito a atenção. É possível escolher o personagem guia para falar com você nos menus do jogo, além de escolher alguém para te guiar nas missões por voz, e pra isso o jogo disponibiliza uma lista bem completa de personagens, alguns não disponíveis para jogo, como a Relena de Gundam Wing. Você pode escolher algum personagem mais grosso ou reclamão e ouvir uns esporros, ou até escolher alguém como o Gihren Zabi, e ficar ouvindo discursos e risadinhas sarcásticas. Você também pode inserir mp3 no jogo e ouvir músicas da sua preferência, caso ainda não esteja satisfeito com a quantidade enorme de músicas que esse jogo tem.

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Menu de customização
Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Algumas das personagens que você pode usar para te guiar nas partidas

Apesar da variedade grande de personagens, ainda conseguimos notar alguns que ficaram de fora, e como os Arcades japoneses agora estão com uma versão mais nova do jogo (Gundam Extreme Vs 2), podemos esperar por possíveis DLCs algum dia. Até lá, dá pra explorar bastante o que o jogo tem pra oferecer.

Gundam Extreme Vs Maxi Boost On.
Menu de seleção de personagens, de acordo com a série

Algo muito interessante que eu gostaria de compartilhar sobre o jogo é a forma de propaganda dele no Japão. Os produtores apelaram pra nostalgia, criando comerciais em que amigos se lembram com nostalgia da época de escola, quando se reuniam nos fliperamas pra jogar Gundam Extreme Vs. De repente, agora adultos, eles se reencontram dez anos depois pra jogar a versão pra PS4. É bonitinho e mostra todo o sentimento de nostalgia que os fãs tem, além da alegria de poder jogar em casa. E se agora não podemos jogar com os amigos por conta do distanciamento social, o modo online é muito bem vindo.

 

Enfim, Gundam Extreme Vs Maxi Boost On é um divertido jogo de mecha. Diferente dos jogos de luta, você vai precisar usar de muita estratégia para cumprir as missões, o que atrai muito quem gosta de um jogo cheio de desafios. Pra quem curtiu Gundam Versus, vai perceber que esse jogo é muito melhor e mais completo. Acredito que tanto pra quem é fã, quanto pra quem não conhece muito de Gundam, Maxi Boost On consegue ser uma boa pedida.

E vocês, o que acharam do novo jogo de Gundam? Se ainda não jogaram, vale muito a pena! Caso alguém tenha jogado online, eu agradeceria muito que deixassem um comentário contando como foi sua experiência, já que até escrever este review eu não pude fazer isso. Deixem também suas opiniões e qual o Mobile Suit que gostaram mais de jogar, estarei aguardando! Aos que estão com o jogo em mãos, boa diversão! 🙂