Entrevista com o criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino!

Gundam é uma das minhas maiores paixões quando se trata do mundo das produções japonesas. Aqui, no Brasil, tivemos acesso, lá em meados dos anos 2000, a pelo menos uma das séries que compõem o grande acervo com New Mobile Report Gundam Wing, originalmente de 1995. Contudo, a história dessa franquia data de muito antes disso, lá no fim dos anos 70, mais precisamente em 1979 com Mobile Suit Gundam, sendo criado e dirigido por Yoshiyuki Tomino. O texto de hoje é sobre esse homem e sua carreira!

Mais conhecido por ser o criador de Gundam, Tomino também já foi o idealizador, criador ou ajudou a produzir inúmeras obras da animação japonesa. Sua carreira começa ajudando ninguém mais, ninguém menos, que Ozamu Tezuka, fazendo os storyboards de Astro Boy, e mais tarde ajudando também nos storyboards de Casshern, clássico da Tatsunoko. Ele logo em seguida foi para os estúdios da Sunrise, onde se tornou até hoje uma de suas figuras mais importantes e um dos responsáveis pela popularização e grande boom dos animes de mecha, tendo criado diversos títulos como: Voltes V, Daitarn 3, Ideon, Brain Powered, Overman King Gainer e claro, Gundam.

Um recorte de algumas das criações de Tomino.

Determinado a grandeza, Tomino, com sua personalidade e língua afiada, fez seu caminho pela indústria da animação até se tornar uma lenda e tivemos o privilégio de conhecer mais a fundo sobre sua visão ano passado, durante a AnimeNYC 2019, em 15 de Novembro, em Nova Iorque. Falando assim, até parece que eu estive por lá, mas infelizmente não. Trago para vocês, contudo, uma tradução da transcrição do painel realizado com ele em comemoração aos 40 anos de Gundam. O painel foi conduzido por Austin Walker  e a entrevista foi dividida em 2 partes, primeiro com Austin fazendo perguntas a Tomino e em seguida abrindo perguntas para a audiência.

Essa é, sem dúvidas, uma das minhas coisas favoritas relacionadas a Gundam e, de longe, uma das melhores entrevistas que já vi o Tomino conceder. Como esse mês estou em uma vibe de trazer algumas entrevistas interessantes para vocês terem acesso (Vide o meu último texto lá no #TokuTudo) e como a pouco tivemos uma Live incrível sobre Gundam lá no nosso canal do Youtube achei que seria divertido e conveniente trazer para vocês.

Sem mais delongas, vamos a ela! Enjoy!

Entrevista Tomino na Anime NYC 2019 durante o painel intitulado: “Yoshiyuki Tomino: Celebrating 40 Years of Gundam and Beyond”.

Painel na Anime NYC 2019 Yoshiyuki Tomino: Celebrating 40 Years of Gundam and Beyond

Austin Walker: Gundam está celebrando seu aniversário de 40 anos esse ano (2019). O que você acha que fez ele ser tão duradouro tanto no Japão quanto ao redor do mundo?

Tomino: Eu sempre penso que toda pessoa que me faz esse tipo de pergunta deve ser muito inteligente, por que quem mais faria esse tipo de pergunta? Cada coisa que eu já trabalhei, eu sempre tentei fazer que fosse um Super-Mega-Hit e tipicamente dava errado. Na verdade eu gostaria que você me dissesse o motivo de ter sido tão duradouro.

A: Eu acredito que foi uma combinação de fatores. Eu acho que você contou uma história que trazia as pessoas pela ação e designs, mas ficaram pelas mensagens, ficaram pelos personagens que eles podiam se identificar e situações que significavam um monte para eles.

T: Em resumo, porque criei isso tudo.

A: Você tem estado nesse mercado há muito tempo. Eu fico curioso em como a animação mudou ao longo de 40 anos.

T: Eu realmente não tenho assistido animes atuais, então fica um pouco difícil de responder.

A: Certo, mas você está fazendo Reconguista in G, que será exibido aqui amanhã.

T: Sabe, quando foi ao ar 5 anos atrás, ele realmente não conseguiu ser muito popular. Eu ainda estou bem deprimido por causa disso. Por isso eu estou refazendo-o agora, porque eu espero que, dessa vez, se torne popular. Então, espero todos deem suporte. A única dificuldade em tornar isso entre vocês é que a série era originalmente voltada para crianças, vocês não são o público-alvo.

G-Reco é uma série que divide opiniões até hoje na comunidade. Seus 26 episódios foram ao ar entre 2014 e 2015.

A: Tem alguma tecnologia que você está usando agora em Reconguista in G que você gostaria de ter usado 40 anos atrás?

T: Só tem uma coisa que eu posso dizer que posso fazer agora com nova tecnologia, especificamente com animação digital, que eu não podia fazer 40 anos atrás: Criar mais tipos de colônias espaciais e bases. Eu realmente queria criar uma base no formato de uma rosquinha e o fato de eu poder fazer isso agora com animação digital é um avanço enorme.

A: Posso perguntar por que uma base em forma de rosquinha?

T: Eu gostaria que você já soubesse a resposta. Para vocês que conhecem um pouco de astronomia, sabem que é o formato de rosquinha que ajuda a criar gravidade artificial quando rotacionado. É por isso que eu gostaria de uma base em forma de rosquinha. Claro, se não for nesse formato, então não será possível criar gravidade artificial. Se vocês já viram alguma vez imagens da Estação Espacial Internacional, poderão ver que os astronautas vivem e trabalham em um ambiente com zero gravidade e isso não é muito prático para as atividades do dia-a-dia.

A: Ao longo dos últimos 40 anos você tem escrito Gundam para a TV, filmes e livros. Você tem preferência por algum desses meios?

T: Eu comecei fazendo animações para a TV, mas pessoalmente eu prefiro trabalhar com filmes, pois foi um caminho novo para mim. Exceto que, com isso, eu não tinha necessariamente a liberdade que gostaria, então comecei a escrever livros. Foi apenas através dos livros que as pessoas no Japão começaram a me reconhecer como o criador original de Gundam.

A: Estou curioso como as suas experiências ao longo desses 40 anos possam ter mudado você como um criador de histórias. Você sente que está contando histórias diferentes ou está interessado em coisas diferentes?

T: Eu não acho que mudei em nada.

A: Você ficou pior?

T: Como você pode ver, eu estou ficando velho, então eu acho que é difícil não cometer uns deslizes. É uma luta diária.

A: Com o filme de Reconguista in G estreando em breve, todos poderão julgar o quão bom o Sr. Tomino ainda é como um criador de histórias. Eu também adoraria que o senhor pudesse nos introduzir ao Reguild Century, uma época que se passa após o Universal Century.

[Tomino resmunga um pouco apreensivo]

T: Eu realmente não posso responder, pois, digamos… E se eu deixo escapar que eu gostaria que um de seus temas fosse que a Terra fosse erradicada? Eu percebi que, tendo uma oportunidade como essa, havia algo que eu precisava repensar. Estar aqui e encontrar com todos vocês e me divertir é algo muito bom para mim, porque isso me faz continuar a pensar no futuro. O que eu quero dizer é que eu tenho que observar como eu posso reimaginar a humanidade evoluindo em uma boa direção, firmada em esperança e continuar a criar mais histórias.

Mas, acima de tudo, o que eu quero dizer é, para todos vocês aqui, especialmente para aqueles que são adolescentes ou mais novos, eu quero que vocês sejam tipo “cara, adultos não deveriam ser tão tristes e depressivos”. Eu quero que vocês pensem em como isso é ruim, porque eu quero que, quando vocês forem para casa, tenham esperanças e criem novas ideias e conceitos depois de verem exemplos negativos. Eu espero poder ajudar a ser parte de uma experiência que vai ensinar a vocês de uma forma divertida, uma atmosfera positiva, de voltar e criar novas animações que ataquem problemas da vida real e que o processo criativo possibilite propósito e encontrem também novas soluções.

Essa minha visita para a cidade de Nova Iorque me fez sentir que esse é talvez o melhor lugar para dar a luz a novas esperanças. O que realmente me surpreendeu, e eu digo isso apenas para vocês, é que eu já estive em muitas outras reuniões como essa em outras cidades ao redor do mundo, mas eu senti uma atmosfera emocional aqui muito mais colorida e diversa do que em outros lugares que já estive. Eu percebo que isso não me deixa desistir. Eu mesmo posso me manter positivo.

A: Você já chegou a tocar nesse assunto em algum nível, mas Gundam tem se comunicado com um monte de temas ao longo dos seus quarenta anos. Eu tenho curiosidade se você poderia nos falar sobre qual desses temas é mais significante.

T: Que todos deveríamos almejar nos tornar Newtypes.

A: Tem alguma temática que você gostaria que Gundam tocasse no futuro?

T: Na verdade, não. Eu acho que já cobri bastante coisa, mas se você tiver alguma ideia, eu vou adorar ouvir.

A: O Universal Century teve muitos conflitos, guerras e destruição. As pessoas de UC chegaram a aprender alguma lição disso tudo?

T: Justamente por eu sentir que as pessoas do Universal Century não aprenderam dos seus erros ou amadureceram e evoluíram que eu criei a história de Reconguista in G.

A: Você tem alguma ideia do que vem depois do Reguild Century?

T: Não e eu acho que nem depois de morto eu teria alguma ideia.

A partir daqui são perguntas feitas pela plateia durante o painel.

Pergunta: Em algum momento nós vamos ter uma prequel de Turn A Gundam para ver como a Terra chegou ao estado daquela representada no Correct Century?

Turn A Gundam foi ao ar em 1999 com 50 episódios. Ainda é um mistério o quanto essa série se encaixa canonicamente na time line principal ou se é considerada uma série spin-off.

Tomino: Eu nem cheguei a pensar nisso e só o fato de que eu nem cheguei a pensar já me faz sentir que eu provavelmente não ia conseguir criar uma boa história. Eu acho que já preenchi tudo o que precisava sobre Turn A Gundam.

P: Se você tivesse uma oportunidade de vir com uma nova ideia para Gundam sem personagens principais em Mobile Suits, que tipo de história você contaria?

T: Isso também é algo que eu nunca imaginei, então eu temo que não tenho uma resposta.

P: Você viu o Zaku na Turquia? É bem legal.

O Zaku da Turquia. Uma estátua de bronze de 15 metros de altura!

T: Eu já estive na Turquia, mas eu nunca vi o Zaku.

P: Como nós, artistas, podemos prover mensagens de luz e esperança como você fez em Reconguista, mostrando a luz como uma fonte de poder ao invés de energia nuclear?

T: Essa é uma pergunta difícil de responder porque ao mesmo tempo que eu penso que o trabalho criativo de alguém possa inspirar esperança em alguns, não é como se fosse algo que pudesse literalmente curar uma doença ou mal estar. Isso é algo que cada indivíduo precisa trabalhar e a sociedade em si precisa criar uma atmosfera que conduza a uma cura. Então, infelizmente, eu acho que a verdadeira resposta é que, se talvez você não for capaz, então você deve fazer o melhor que puder.

P: Uma piada que os fãs americanos de Gundam têm é que nunca, jamais, nunquinha haverá um anime de Crossbone Gundam. É algo que você acha que pode acontecer ou a gente apenas devia desistir desse sonho de uma vez?

Mangá canônico da principal time line de Gundam (Universal Century – UC) que se passa após o filme de Gundam F91.

T: (Em inglês) Desistam.

***Nota pessoal: Eu fico TRISTE DEMAIS com essa resposta dele! T_T Que custava fazer um anime de Crossbone…?

P: Tem algum momento ou cena em Gundam ou qualquer outra série ou filme que você tenha trabalhado que seja significativo em um nível pessoal?

T: Como criador eu trabalhei em muitos títulos diferentes, então eu tenho a política de nunca ter um momento ou cena favorita. No fim das contas, eu tenho que dizer que é a coisa inteira, da sequência de abertura até os créditos finais, sendo assim eu temo que não posso responder a essa pergunta.

P: Em muitas das séries que o senhor dirigiu, você é creditado por ter escrito várias letras de músicas de abertura e insert songs. Isso aconteceu por necessidade da produção ou você tem algum histórico musical?

T: No início, começou como uma necessidade. Eu para para as pessoas escreverem as letras e recebia algumas amostras antecipadamente, mas não eram bem o que eu imaginava. Então eu decidi escrever as letras por conta própria. Mas eu tento confiar em músicos profissionais sempre que possível.

P: O que te inspira na hora de dar um nome a um personagem? Como você conecta os nomes a personalidade deles?

T: É um processo desafiador inventar nomes. Toda vez eu (figurativamente) suava muito e é um processo muito momentâneo e homérico. Especialmente porque eu evito usar nomes existentes; eu gosto de inventar nomes completamente únicos, mesmo que, no fim, eu seja forçado a usar pelo menos alguns nomes comuns. É muito, muito difícil.

P: Eu tenho certeza que muitos de nós éramos muito jovens para entender temas que abordam sobre salvar a terra e proteger a natureza. Então, eu gostaria de saber como você quer que os jovens que assistem, por exemplo, Build Fighters, entendam a franquia Gundam e como essa compreensão pode evoluir conforme eles vão ficando mais velhos.

A franquia Build Fighters (E atualmente se chamando Build Divers) é uma linha de animes onde os personagens colocam os modelos de plástico colecionáveis, os Gunplas, para brigar em arenas virtuais.

T: Eu não posso falar pelas séries mais recentes de Gundam, já que eu não assisti a nenhuma nos últimos 10 anos. Quando eu criei o primeiro Gundam, eu estava mirando em uma demografia de crianças entre 10 a 14 anos de idade, mas inclui alguns tópicos que e histórias que podiam ser um pouco além da compreensão dessa faixa etária. Mesmo os filmes que crescemos assistindo têm temáticas maduras, mas ainda gostamos deles. Depois de adultos, voltamos a assisti-los e isso é o que eu acredito ser o maior poder dos filmes: qualquer um pode voltar, rever o mesmo filme e perceber novos significados para cada vez que o assistimos. Então, eu não acho que devo mirar em uma audiência mais jovem, mas criar algo que possa agradar a todas faixas etárias, ganhando novas camadas de entendimento dependendo de suas idades.

P: Você esperava que Gundam se tornasse tão grandioso ao ponto de se tornar tão popular não só no Japão, mas no mundo todo?

T: Esse sempre foi o plano.

P: Qual a sua experiência trabalhando no projeto do filme em live-action de Gundam?

T: Eu estava bem envolvido no início, só que ninguém queria ouvir as minhas opiniões, então eu não sei se eu serei capaz de gostar.

P: Dentre os personagens que você criou ao longo dos anos, qual você mais se relaciona ou tem como favorito?

T: Essa resposta vai ser parecida com uma a uma pergunta anterior, mas eu na verdade não tenho favoritos. Na real, eu sempre acabo gostando do cenário ou o elenco de suporte que tem tempo mínimo de tela. Se eu tiver que dizer, eu digo que amo todos os meus personagens.

P: Tem uma entrevista recente que o senhor deu para a revista Playboy japonesa em que disse que os animes modernos, particularmente os filmes de Makoto Shinkai, não são sensuais o suficiente. Que anime é sensual o suficiente para você?

Makoto Shinkai X Tomino

T: Eu não acho que “sensual” foi o termo exato ao qual eu me referi.

P: A frase exata foi tipo “ele sempre tenta alcançar a mão da menina, mas nunca a sua virilha”.

T: Você está certíssimo, foi bem isso o que foi escrito. Isso pode ser um pouco difícil de vocês observarem, mas na minha cabeça, a imagem de uma personagem animada sexy é a Branca de Neve da Disney.

***Nota pessoal: OI, TOMINO???

P: Já considerou alguma vez em refazer Gundam F91 para que tenha uma história mais completa?

Mobile Suit Gundam F91 (1991) é uma sequencia de UC. O filme tinha como objetivo ser uma série anual, mas por problemas acabou ficando apenas no formato de filme.

T: Não, pelo menos não no caso de F91.

P: Apesar de suas histórias tênues, como você definiria a natureza da relação entre Char e Amuro?

Char e Amuro em cena do filme Char’s Counter Attack (1988), que é o grande Climax de suas histórias.

T: Eu não sei. Talvez você deva perguntar diretamente a eles.

***Nota pessoal: Tomino é um amor de pessoa, né? XD Pra que essa grosseria. Huahuahuhahua.

P: De todos os seriados não relacionados a Gundam que o senhor criou, tem algum que o senhor considera que não tenha recebido o devido reconhecimento? Tem algum que você recomendaria a um fã de Gundam para assistir?

T: Por mais que eu adoraria recomendar, eu não posso por causa da minha filosofia pessoal que, se um criador precisa indicar um produto, é porque ou ele não é bom o suficiente, ou não fez sucesso e ele só está tentando promovê-lo para aumentar as vendas. Eu não quero me rebaixar a esse nível.

P: Você acha que muito de suas inspirações vêm de Star Trek ou Space Operas Americanas?

T: Não – Star Trek e Star Wars sempre estiveram aí, mas por eu estar trabalhando nos meus projetos, eu não tive tempo para assistir a qualquer um deles. Eu não posso dizer que tive alguma inspiração já que nunca estive imerso neles.

P: Os seus trabalhos me ensinaram que eu deveria me importar com soldados, me importar com o meio ambiente, de ter certeza e de jurar que guerras injustas nunca devem ser lutadas. Você tem noção do quanto o senhor inspirou a todos nós aqui nessa plateia para sermos pessoas melhores?

T: Você acabou de me ensinar isso. Na verdade, eu nunca cheguei a ouvir um testemunho como esse de algum fã japonês, então eu fico muito surpreso de ouvir isso. Isso reafirma o que eu disse no começo, essa minha impressão que Nova Iorque é um lugar muito especial.

Entrevista original: https://thecockpit.net/yoshiyuki-tomino-celebrating-40-years-of-gundam-and-beyond-transcript/

Tomino durante o evento desse ano que lançou modelos de Gunpla do Gundam Rx-78-2 e Zaku nas cores do Char ao espaço.

Baseado nessa entrevista eu não sei dizer se Tomino é uma pessoa que ama ou odeia sua criação, talvez os dois. Vemos que ele tem opiniões bem fortes e é extremamente sincero (chegando até mesmo ao ponto de ser hilário em algumas partes). Sua jornada pela indústria da animação foi calcada em cima de sorte, sucessos e frustrações. Uma mente brilhante barrada por limitações técnicas e de produções de sua época e que atualmente acompanha o passo da tecnologia para criar mais.

Porém, entre erros e acertos, glórias e derrotas, é inegável o sucesso que sua franquia alcançou, a ponto de termos até um brasileiro escrevendo um artigo sobre esse artista. Tomino continua ativo na indústria com seus bem vividos 78 anos e atualmente podemos ver um pouco mais de suas fortes opiniões no novo Gundam em tamanho real sendo desenvolvido (até o momento que esse texto é escrito), com o objetivo de que possa andar de maneira tão parecida quanto o original na ficção.

Trata-se de um projeto ambicioso e que envolve centenas de pessoas do mundo inteiro, mas algo que não impede esse “simpático” velhinho ir lá e falar: “Tá horrível, faz do zero” — e todos têm que obedecer. Além disso, como citado na entrevista, o projeto de compilação de Mobile Suit Gundam Reconguista in G ainda está em vigor com a esperança de dar uma nova vida e se aproximar mais da visão que Tomino gostaria que a série tivesse.

A produção irá compilar a série de TV em 5 filmes, sendo que o primeiro e segundo filmes já foram lançados, embora o Blu-ray do segundo filme, que seria lançado em março desse ano, tenha sido adiado devido a situação do Covid-19. De toda forma, ainda teremos muitas oportunidades de ver a mente criativa de Yoshiyuki Tomino em ação.

Finalmente, para encerrar esse texto, eu não poderia deixar de recomendar que vocês assistam a sua Magnum Opus pelo Youtube. Com legendas em inglês a trilogia de filmes que compilam Mobile Suite Gundam (ou Gundam 0079, parta os íntimos) foi disponibilizada com legendas em inglês pelo canal GundamInfo. O grande diferencial desses filmes são que eles refletem com mais exatidão o que Tomino queria que a série de TV tivesse sido, entre cortes e edições pontuais para passar a sua visão.

Mobile Suit Gundam I: The Movie

Mobile Suit Gundam II: Soldiers of Sorrow

Mobile Suit Gundam III: Encounters in Space

OBS.: Infelizmente os filmes já não estão mais disponíveis no canal da GundamInfo, porém a Crunchyroll irá disponibilizar oficialmente a série original de TV!

Link com o anuncio: https://www.crunchyroll.com/pt-br/anime-news/2021/01/25/o-comeo-de-tudo-mobile-suit-gundam-original-entra-para-o-catlogo-da-crunchyroll?utm_source=community_cr&utm_medium=twitter&utm_campaign=news_pt&referrer=community_cr_twitter_news_pt

 

 

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.