Sword Art Online Alicization Lycoris- Review

Sword Art Online: Alicization Lycoris é um jogo de RPG japonês desenvolvido pela Bandai e lançado em em 9 de julho de 2020 no Japão no PlayStation 4, Xbox One e PC. Os eventos do jogo acontecem dentro do submundo e adaptam vagamente o arco Human Realm da saga Alicization, que atua como prólogo para a história original do jogo que começa após a derrota de Quinella.

 Esteja preparado para muitas e muitas cutscenes

Sword Art Online: Alicization Lycoris
Sword Art Online: Alicization Lycoris 2020

O jogo tem um estilo que lembra bastante uma Visual Novel japonesa clássica, com uma enorme quantidade de diálogos em forma de texto que são transmitidos ao jogador para o jogador através de imagens estáticas. Esses momentos dominam a primeira metade do jogo, com muitos diálogos a ponto de existirem mais horas de cutscenes do que de gameplay. Por sorte, o jogo está localizado em português, então os fãs da franquia brasileiros e novos jogadores vão poder desfrutar da história que o jogo tem a oferecer com mais acessibilidade, um ponto forte que Bandai vem investindo nos últimos anos. Por outro lado, o título peca em introduzir novos jogadores à franquia, já que não contextualiza os eventos ou contextos do anime ou de jogos anteriores. Como uma continuação, ele espera que o jogador já tenha conhecimento.

 Um primeiro capítulo bastante longo

Sword Art Online: Alicization Lycoris
Sword Art Online: Alicization Lycoris 2020

Para os fãs da história de Swort Art Online, o primeiro capítulo é um prato cheio, lotada de cutscenes que adaptam o arco do anime que da título ao jogo. Porém o que esse capítulo tem de história, ele tem de restrição ao jogador. Ele sozinho pode chegar a até 20 horas de duração, sendo que, nesse tempo, o jogador interage mais assistindo à história do que com o próprio gameplay. Além disso, também ficam bloqueadas boa parte das funções disponíveis, como a customização, o uso de vários itens específicos e o modo online., Para ter acesso às melhores mecânicas e modos do jogo, é necessário percorrer uma longa e demorada jornada, mas, como lado positivo, a recompensa pela paciência será satisfatória: o que você pensa ser o fim do jogo, na verdade, é só o começo.

 Um gameplay intuitivo e divertido

Sword Art Online: Alicization Lycoris
Sword Art Online: Alicization Lycoris 2020

Talvez o melhor aspecto do jogo seja seu estilo de gameplay, que oferece uma enorme quantidade de armas com diferentes formas de uso, um sistemas de magias que não se baseia no padrão “bolinhas de fogo” e, principalmente, seu sistema de cooperação tanto em single player quando em online. Neste game, é essencial administrar como você usa seu equipamento e suas habilidades, assim como com você coordena sua equipe durante as batalhar. Combinar golpes é o segredo para derrotar inimigos poderosos e o que dá um sabor a mais a cada luta. Além disso, cada companheiro evolui junto tanto em questão de poderes quanto em relacionamento, o que pode te trazer interações únicas e algumas novidades.

O modo de customização, embora demorado para começar, é um dos melhores do jogo. Comiferentes armaduras, armas , roupas e cores para você usar no modo online você pode montar uma variedade de personagens bem diferentes uns dos outros. Trabalhar online em cada batalha, aliás, torna o jogo ainda mais divertido. Só conseguir as diferentes armas e itens de personalização já é uma grande  motivação para jogar por horas. O modo de batalha de espadas também é um dos mais divertidos,: embora aconteça em poucos momentos, chocar espadas contra chefes é bastante divertido.

 

Um mundo aberto e vivo

Embora tenha um primeiro capítulo bastante longo e restrito, ao ser completado, o jogador é presenteado com um mundo aberto, com várias áreas para visitar, missões para serem concluídas, NPCs, e monstros para enfrentar com seus amigos. O game também atualiza constantemente as missões que oferece. Assim, mesmo completando as missões principais, o jogador ainda continua com coisas para fazer. Explorar esse mundo online com amigos torna a experiência ainda mais divertida ainda.

 Muitas e muitas horas de jogo

Sword Art Online: Alicization Lycoris
Sword Art Online: Alicization Lycoris 2020

Se você espera um jogo de anime curto com poucas horas, isso é algo que não vai achar aqui. Além de um modo história bastante longo, lotado de cutscenes, o título ainda te oferece muitas missões que se atualizam constantemente, modos onlines e vários itens para colecionar. Sem dúvidas um jogo que vale o preço em quantidade de conteúdo.

Veredicto

Sword Art Online: Alicization Lycoris é um ótimo jogo para fãs da franquia, adaptando momentos do anime e oferecendo várias histórias extra, mas para novos jogadores, ele pode não ser a melhor introdução a esse universo. As cutscenes se mostram exageradamente demoradas e os modelos 3D, com exceção de alguns momentos-chave são bastante feios. Além disso, boa parte da história são diálogos com imagens estáticas, o que pode desanimar o modo história.

Em compensação, o game oferece uma jogabilidade divertida, um modo online cooperativo, um mundo vasto para explorar, e muitas missões para se concluir. Para um não-fã da franquia, essa pode não ser a melhor opção, mas ainda assim, o gameplay pode acabar sendo satisfatório para  aquele que aguentar as 10 ou 20 primeiras horas iniciais.  Porém, ainda é um título divertido e que oferece muitas horas de jogo.

 

Revisão: João Pedro Boaventura

    Curto ver animes e jogos de maneira crítica. Adoro escrever.