Dogengers! O ápice da cultura dos Local Heroes!

 

Heróis de Tokusatsu fascinam, inspiram e encantam jovens e adultos há mais de 50 anos, sempre trazendo mensagens positivas como amizade, companheirismo, respeito e esperança. Muitos levam esses valores para o resto da vida e os formam como pessoas, alguns veem esses ideais como uma chama passada de geração em geração e sentem vontade de continuar essas tradições. Infelizmente, nem todo mundo tem a oportunidade de se tornar um ator de Tokusatsu ou fazer parte de uma produção de uma série, seja um cameraman ou um suit actor. A solução encontrada por alguns foi se tornar Local Heroes! Personagens originais temáticos e inspirados em Tokusatsu que podem representar uma cidade, província e até mesmo uma empresa.

Eu sou o Vilson, redator do #TokuTudo aqui no Portal, e hoje vamos imergir nessa cultura dos Local Heroes e conhecer um pouco do mais novo hit que tem encantado os “Tokukus” (obrigado, Mara do Mais de Oito Mil, por ter popularizado esse termo) no Japão e no mundo: Dogengers!

  1. Nasce um herói!

Não vou bancar o especialista e nem nada assim, mas acredito que todo mundo que conheça um pouquinho da cultura japonesa já deve ter percebido e notado o quanto eles adoram mascotes. Não só os japoneses, claro, o mundo adora mascotes, mas vemos por lá uma certa paixão um pouco mais intensa. Eles são fofos e uma ótima maneira de representar uma ideia, local ou um time de esportes, por exemplo. Alguns, inclusive, são internacionalmente famosos como o Domo-Kun (mascote da emissora de TV NHK), Kumamon (mascote da prefeitura de Kumamoto) e até mesmo a Anna de Shaman King já foi nomeada como mascote da polícia da prefeitura de Aomori! Eles vêm das mais diversas fontes e formas, e claro que Tokusatsu não ia ficar fora dessa.

Em cima, Kumamon, à esquerda Domo-Kun e à direita Anna como a mascote da polícia de Aomori.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Tokusatsu conquistava cada vez mais o coração dos japoneses e ganhava espaço nas principais emissoras de TV, com o tempo e a moda ganhando volume, pequenas emissoras locais começaram a querer também heróis que representassem sua localidade. O “primeiro” Local Hero oficialmente reconhecido foi o Rainbow Attack-Ace de 1973 da emissora Tohoku.

O primeiro Local Hero: Rainbow Attack-Ace!

Porém, o verdadeiro boom dos Local Heroes se deu em 2005 com Chojin Neiger, da prefeitura de Akita, criado pelo ex-wrestler e ex-dono de academia Tomotsu Ebina. O herói foi tão popular que fazia aparições constantes na televisão, revistas em quadrinhos e até mesmo ganhou uma música tema cantado por nada mais nada menos do que Ichiru Mizuki!

 

  1. Heróis modernos

Agora em 2020, esses heróis do dia a dia urbano japonês têm uma nova oportunidade de brilhar mundo afora com o lançamento da série de 12 episódios Dogengers!

Dirigido pela Fumie Arakawa, a primeira diretora mulher a fazer uma produção de Tokusatsu para a Toei Productions, ficou encarregada dessa produção e da reunião os heróis e vilões da cidade de Fukuoka!

A história da série conta quando a organização Aku no Himitsu Kesha liderada pelo Yabai Kamen, decide dominar Fukuoka de uma vez por todas. O nosso protagonista é Takeru, um jovem que acabou de se mudar para a cidade e caiu acidentalmente no meio do conflito entre heróis e vilões. Seu sonho é um dia ser alguém forte, e com a ajuda de Ogaman ele recebe a missão de reunir os heróis de Fukuoka para impedir os planos de Aku no Himitsu Kesha!

Se você já assistiu Akibaranger, vai se sentir bem familiarizado com o tipo de humor apresentado na série, não vá esperando alguma pegada muito séria. Conhecer esses heróis inéditos e criativos é uma experiência a parte enquanto acompanha a trama no decorrer dos episódios. A relação de Takeru com Ogaman é um pouco engraçada, pois me lembrou um pouco o que vemos em My Hero Academia com o Deku e o All Might, já que o Ogaman é mostrado como o mais forte entre os heróis de Fukuoka e Takeru é apenas um rapaz normal que quer, nas palavras dele, ser forte como um herói de Tokusatsu. Inclusive, rola uma passagem de legado de um para o outro para fazer a comparação mais plausível!

Os outros heróis e vilões que aparecem são muito carismáticos e visualmente impressionantes! Falando em visual, os efeitos especiais e locações escolhidas (dando destaque para a cidade de Fukuoka, claro) são igualmente incríveis. Levando em consideração que é claramente uma produção de orçamento médio para baixo, tudo foi feito de forma muito eficiente e satisfatória. Mesmo que você não conheça o Kita-Qman ou o El Brave, entre outros, você logo vai se apegar a cada um, e é fascinante perceber nos detalhes que cada um dos atores e responsáveis pelos seus personagens está claramente realizando um sonho! Quando o fã se torna a atração principal. Como você se sentiria caso se tornasse um herói de Tokusatsu? É só ver as interpretações de cada um deles que você pode ter essa resposta.

  1. Entrevista com os Dogengers!

O site Tokusatsu Network, um dos maiores quando se trata de divulgação de Tokusatsu, fez uma entrevista exclusiva com alguns dos Local Heroes e Staff da série! Trago aqui para vocês a entrevista traduzida.

O que inspirou Dogengers?

A série começou com a libertação de Ogaman. Estreando ano passado com o seu bordão “tome os seus remédios e vá dormir,” ele imediatamente se tornou popular no Twitter e nas notícias. Shaberiman, de Aku no Himitsukesha, viu aquilo e disse “vamos fazer um seriado sobre isso!”. Foi assim que tudo começou.

O que inspirou todo mundo a se juntar para a série?
Todos os heróis que se juntaram à série já haviam lutado contra Aku no Kimitsukesha em show pelo Japão nos últimos quatro anos. Ogaman foi a base, mas nós queríamos que todos os nossos colegas fizessem parte do projeto, então perguntamos e eles aceitaram.

Por que Fukuoka foi escolhido como o cenário para a série?
Por que é em Fukuoka que todos nós vivemos e trabalhamos. Dito isso, nós não queríamos que o projeto fosse um vídeo promocional para a cultura e turismo em Fukuoka, ao invés disso, nós filmamos de uma forma que mostrasse Fukuoka como um ambiente interessante.

Para os heróis de Dogengers: O que inspirou vocês para se tornarem heróis?

Kita-Qman: A cidade de Kita-Kyushi não é lá muito famosa no Japão. Então eu decidi me tornar um herói e me fazer famoso para promover a cidade.

Yamashiron: Olá! A razão para eu ter me tornado um herói foi graças ao Comandante Otsuka, da Yamashiro Gas Co. Ltd. Ele pediu pela criação de um departamento de heróis para a companhia, e disse isso e aquilo… e foi assim que começou! Atualmente estamos focando em shows de educação alimentar.

Fukucalibur: Quando eu estava vivendo no exterior (Nova Zelândia), meus amigos me enviaram a informação que “tem pessoas fazendo heróis originais sobre suas localidades no Japão!” junto de fotos no e-mail. Eu pensei “wow! Isso é tão legal! Eu quero ser um herói também! Quando voltar ao Japão, eu vou me tornar um herói com certeza!” e eu mantive essa determinação quando eu retornei ao Japão.

El Brave: Para mim, heróis são como irmãos mais velhos, um objetivo e um sonho. Eu quero passar para as crianças a coragem que recebi dos heróis que admiro. Por isso eu me tornei um herói.

Ogaman: Costumava haver no Japão um herói baseado em uma temática de médico, mas nunca houve um baseado em um farmacêutico. Além do mais, no Japão, houve um grande problema de “medicamentos em excesso” de pessoas que prescreviam medicamentos, mas não tomavam eles, ou guardavam para automedicação no futuro. Eu me tornei um herói para resolver esse problema.

Para o Kita-Qman: O que inspirou os conceitos do seu design que são tão similares, mas ao mesmo tempo diferentes?
Na cidade de Kita-Kyushu, eu me tornei a minha própria temática. As pessoas algumas vezes dizem para mim “você é o herói da cidade de Kita-Kyushu, mas nada do seu uniforme se parece com Kita-Kyushu”. Proteger as tradições é importante, mas nós também precisamos criar novas tradições para o futuro. Junto à nova e jovem geração da cidade de Kita-Kyushu, eu sou atualmente mais famoso do que o prefeito.

Evolução do Kita-Qman!

Para Fukuocalibur: Você revelou um novo design para Dogengers. Qual foi a razão para a mudança?
Nós fizemos reparos inúmeras vezes no meu uniforme antigo, mas mesmo assim ele está caindo aos pedaços. Acreditamos que uma das condições para ser um herói é as crianças olharem e dizerem “isso é maneiro!”, então nós criamos um look novo e mais legal.

Para Yamashiron: Como se sentiu fazendo parte de um projeto com muito mais ação do que você está acostumado?
Normalmente eu estou lutando todos os dias como um assalariado no trabalho, mas dessa vez tive um monte de cenas de ação, então eu pude usar o Aku no Himitsukesha para descarregar um pouco do stress acumulado (só para deixar claro, Yamashiro Gas é uma ótima companhia!), e foi muito divertido!

Para El Brave: Por mais que os fãs estejam cientes, essa foi a sua primeira série Tokusatsu, por favor poderia nos contar como foi essa experiência?
Eu senti como se meu sonho tivesse se tornado realidade e eu fui capaz de me tornar um dos heróis de Tokusatsu que eu idolatro! Minha batalha está apenas começando!

Qual foi a sua memória favorita das filmagens de Dogengers?
De Aku no Himitsukesha: Dogengers foi filmado em torno de um mês. Foi incrivelmente rápido para uma filmagem, mas o resultado foi que muitos fãs adoraram a série, o que foi um alívio.

Se pudesse haver outro herói a se juntar aos Dogengers no futuro, quem vocês gostariam de trazer?
Se pudéssemos conseguir um herói rico como o Homem de Ferro para a equipe, nós iríamos rapidamente ter alguma audiência na América.

Para a Diretora Arakawa Fumie: Como foi trabalhar nesse projeto?
Do momento em que eu atendi a ligação de que haveria um projeto de filmagem, eu tive que procurar por equipe de filmagem, dublês de ação, equipe de efeitos e editores. Foi um timing milagroso e nós conseguimos tudo de que precisávamos e eu estive muito ocupada, mas eu pude dizer com orgulho que finalizei esse projeto e é um dos meus melhores trabalhos! Eu gostaria de agradecer a todos. Eu amei esse projeto, desde a história e tudo mais! Eu amei que os personagens faziam parte da minha rotina e eu me diverti tanto. Eu fico muito feliz por poder fazer parte disso.

Cada um desses heróis e vilões tem suas próprias histórias. Como você conseguiu juntar tudo isso em um só projeto?
Da Diretora Arakawa Fumie: Para começar, eu só conhecia o Kita-Qman e o Yabai Kamen, então eu fiquei muito ansiosa e não sabia bem o que fazer, mas todos os personagens tiveram uma ótima atitude de “deixa isso comigo”. Eles se comunicavam muito abertamente no set, então eu pude me divertir e fiquei muito feliz por eles serem os personagens participando desse projeto. É tudo graças ao Aku no Himitsukesha por ter mantido um bom relacionamento com todo mundo.

Nós usamos o screenplay como base, mas adicionávamos alguns extras quando estávamos no set, ou incluíamos algumas opiniões dos atores, ou adicionávamos um pouquinho mais de todo mundo durante o pós-gravação… E foi assim que aconteceu! Tivemos sorte por não nos sobrecarregarmos.

Pres. Yabai Kamen criou uma impressão distante da imagem que eu tinha dele e tinha muita intensidade nos seus momentos mais assustadores e profundos, mas eu adorei a performance do Sr. Imai e a voz maligna do Yabai Kamen que eu nunca tinha ouvido antes.

Yabai Kamen, o grande vilão de Dogengers!

O que vocês pensam sobre as reações dos estrangeiros sobre a série?
Nós não tínhamos muita ideia do quão bem ou popular Dogengers seria no estrangeiro, mas recebemos um monte de fan arts e ficamos muito contentes quando recebemos algumas do exterior. Ficamos muito felizes quando as pessoas dizem que Dogengers é “popular” e “eu gosto disso,” independente do país!

Qual é a melhor maneira dos fãs darem suporte aos Dogengers?
Primeiramente, assistam a série. Isso nos deixa mais felizes do que podem imaginar.

Estamos felizes com as fan arts que recebemos e os comentários no Twitter!

Pode ser meio irresponsável dizer isso, mas seria incrível se as pessoas enviassem e-mails para o Aku no Kimitsukesha e dissessem o que eles querem, se querem uma versão dublada, se querem que nós visitemos o seu país, etc.

Qual o futuro dos Dogengers?
Dogengers são heróis da vida real. Eles atualmente moram em Fukuoka e são ativos assim como qualquer pessoa. Graças à popularidade desse projeto, decidimos fazer alguns projetos sequenciais, então não só haverá mais vídeos, como também haverá mais shows para todo mundo ver pessoalmente. As pessoas ainda estão assustadas por causa do corona vírus, mas nós esperamos que os fãs estrangeiros possam nos ver!

Fonte e texto original da entrevista: https://tokusatsunetwork.com/2020/07/interview-the-heroes-and-production-staff-of-dogengers/

Conclusão

Dogengers tem sido bem popular na comunidade de Tokukus e tem dado a devida atenção à cultura dos Local Heroes, infelizmente não é muito fácil ir mais a fundo pois não há muita informação por aí sobre todos eles, afinal, eles não são, normalmente, séries de TV ou filmes, são atrações turísticas vivas, são pessoas querendo fazer o bem de uma forma diferente, como aprenderam quando crianças assistindo a Kamen Rider, Super Sentai ou Ultraman.

O seriado dos Dogengers não está disponível oficialmente em nenhuma plataforma, então caso queiram assistir vão ter que fazer aquele esforcinho e ir em fontes… Vocês sabem quais. XD Para deixar vocês mais curiosos ainda, encerro com esse clipe da música de abertura da série!

 

Revisão: Karin Cavalcante

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.