A vida e obra de Koichi Sakamoto e por que você também deveria idolatrá-lo

Olá pessoas! Sejam bem vindos a mais um TokuTudo! Sua coluna mensal sobre Tokusatsu aqui no Portal Genkidama!

Introdução

Quando geradores de conteúdo decidem criar um espaço para falar sobre Tokusatsu, é muito comum a gente ficar muito preso a falar de série X ou Y e não é sempre que dedicamos dar aquela devida atenção aos homens e mulheres responsáveis por fazer esses shows maravilhosos que nos entretém há mais de 60 anos. Claro, sempre há um espaço para citar diretores, roteiristas e atores, mas mais como um crédito ao artista, não necessariamente uma conversa sobre eles.

Dito isso, esse mês decidi fazer uma dedicatória, uma homenagem e até mesmo uma indicação de um dos meus diretores favoritos da indústria do Tokusatsu: Koichi Sakamoto. Para essa empreitada não estou sozinho, é impossível falar sobre esse homem sem ser junto com meu melhor amigo e parceiro de Podcast lá no Henshin Rio, William Jeferson. Ele além de me apresentar os trabalhos de Koichi, dividimos essa admiração enorme por todos os trabalhos que ele participou e nós sentimos na obrigação de piramida-lo sempre que possível, então aqui estamos!

Koichi Sakamoto – A pessoa

Nascido em 29 de Setembro de 1970 (atualmente com 50 anos muito bem distribuídos), Koichi Sakamoto teve sua vida acadêmica toda no Japão mesmo, se formando na faculdade de Matsudo Senshu. Muito influenciado por filmes do Jackie Chan e séries Super Sentai desde sempre, ele viu um encanto por ação e fez sua vida profissional inteira girando em torno disso.

Um dos seus primeiros objetivos foi se tornar um Stunt Actor (literalmente ator/dublê de ação) para o papel de Blue Mask de Hikari Sentai Maskman (Defensores da Luz Maskman no Brasil), nas apresentações Live Stage que ocorriam na época no Korakuen Stadium e Tokyo Dome. Em 1989, ele decidiu ir para os Estados Unidos para estudar inglês e se aperfeiçoar como Stunt Actor. Por lá, ele teve seu primeiro grande trabalho no filme Guyver: Dark Hero de 1994 como o personagem Sakai e ai ele teve a oportunidade de mostrar os frutos do seu arco de treinamento nos EUA. Com esse trabalho ele conheceu sua primeira esposa Tamara Noland, uma das produtoras do filme e teve uma filha com ela. Eles acabaram se separando. O segundo casamento de Koichi foi em 2002 com Matoko Nagino que também trabalha como dublê e Suit Actor.

Para quem ficou curioso, deixo aqui vocês com essa pérola do Tokusatsu que é o filme de Guyver.

Koichi Sakamoto – A carreira

Apesar de ser responsável por cenas de ação de tirar o folego, Koichi é conhecido por ser muito amigável e simpático. Olha essa carinha! <3

Ainda nos EUA ele fez parte do grupo Alpha Stuns Production e foi nomeado como 2° diretor de cenas de ação para a série VR Troopers o que serviu como trampolim para eventualmente trabalhar com Power Rangers, mais especificamente a 3° temporada de Mighty Morphin Power Rangers. Para quem não lembra, essa é a temporada que antecede Mighty Morphin Alien Rangers, adaptando Ninja Sentai Kakuranger. Sakamoto trabalhou ainda como 2° diretor até eventualmente chegar a posição de Produtor.

Quando a Disney comprou os direitos de MMPR em 2003, ele seria um dos poucos membros originais a se manter na equipe que agora iria para a Nova Zelândia. Mesmo sendo substituído como coordenador de coreografias por Mark Harris, ele ainda trabalhou na direção de Power Ranger Ninja Storm e para as séries mais a frente, agora não mais coreografando ou dirigindo, e sim como produtor executivo. Em 2011, ele iria retornar a sua zona de conforto dirigindo cenas de ação com Power Rangers Samurai.

Claro, o trabalho de Koichi Sakamoto não se resume apenas a Power Rangers, ele também está intimamente ligado ao Tokusatsu retornando ao Japão em 2009 (o ano mágico) para coreografar as cenas de luta no magnifico filme Mega Monster Battle: Ultra Galaxy, para os íntimos conhecido como “o filme do Ultraman Zero”. Desde então, ele esteve envolvido seja como diretor ou como coreografo (ou os dois) em diversas produções Kamen Rider, Super Sentai, Ultraman e até adaptações Live Action de animes, como por exemplo, Mob Psycho 100.

Koichi Sakamoto – Top 6

Agora que conhecemos um pouco da trajetória dele no mundo do entretenimento, vamos finalmente falar da parte boa desse texto que é a recomendação de 6 filmes que vocês DEVEM ASSISTIR para apreciar o talento inigualável desse diretor. Aqui dou a vez ao William para ele trazer os 3 filmes favoritos dele:

TOP 3 WILLIAM

1 – Ultraman Mega Monster Battle: Ultra Galaxy (2009)

Mega Batalha na Galáxia Ultra talvez seja o material do Koichi Sakamoto mais acessível para nos brasileiros consumir. O filme lançado no mágico ano de 2009, conta a história de origem de Ultraman Zero, esse que se tornou um dos mais populares Ultraman dos últimos anos. Recheada de cenas de ação absurdamente bem dirigidas e por quebrar totalmente com a forma clássica de combate baseada em judô e luta livre dos antigos ultra, Mega Batalha na Galáxia Ultra se destaca por apresentar a franquia Ultraman para toda um nova geração enquanto ainda respeita e homenageia todo o legado da franquia dos Gigantes de Luz, além de introduzir, é claro, um dos vilões mais icônico da franquia Ultra que é o Ultraman Belial. O Filme foi lançado oficialmente pela Focus Filmes no Brasil, inclusive com dublagem, tanto em DVD quanto Blu-Ray.

Esse é um dos meus favoritos porque esse filme me trouxe de volta pra franquia Ultra. E me apresentou meu Ultraman favorito (Zero). E foi o suficiente pra me fazer consumir todos os outros Ultra no qual Koichi trabalhou.

2 – Sharivan Next Generation (2014)

Lançado em 2014 Sharivan Next Generation é uma continuação do detetive espacial, onde somos apresentados Kai Hyuuga o atual detentor do título de detetive espacial Sharivan. Nessa história vemos um idoso Den Iga(antigo Sharivan) como mentor. Recheado de cenas de ação de luta com muito drama, Sharivan Next Generation tem como proposta trazer a franquia de Metal Hero de volta (Junto com seus filmes irmãos Gavan e Shaider Next Generations). Focando num público mais adulto, já que o filme possui um nível de seriedade e de violência que não são encontrados geralmente em Tokusatsu da Toei.

Sharivan é meu Metal Hero favorito, e esse filme foi um respiro excelente pra quem sentia saudade dos heróis de armadura brilhante, mesmo depois de toda treta com o ator principal que simplesmente se aposentou logo após o lançamento do filme.

3 – Space Squad: Uchuu Keiji Gavan VS Tokusou Sentai Dekaranger (2017)

Esse é o creme de la creme do Koichi Sakamoto! Nesse filme que pra muitos é considerado o “Vingadores da Toei” temos reunidos heróis das franquias Super Sentai e Metal Hero para combater ameaças espaciais e formando um novo grupo. Esse primeiro filme foca no novo Gavan e na equipe de Super Sentai dos Dekaranger, o filme traz como vilão uma versão nova do clássico vilão Maddo Galan (Macgaren no Brasil) e pra mim tem uma das melhores cenas de luta da história dos Tokusatsu, com direito a participação de Kenji Ohba, o primeiro Gavan, em combate e mesmo passando dos seus 60 anos, Koichi Sakamoto consegue nos vender a ideia que ele ainda tem gás pra lutar, uma obra de arte em formato de filme e uma obrigação pra todo fã de Tokusatsu.

Trecho de uma entrevista de Koichi sobre o filme Space Squad.

Vilson aqui, agora! Como mencionei antes, o William faz parte junto comigo do Podcast Henshin Rio e além disso ele está no Instagram com o “Página Preta HQ” onde ele traz suas opiniões sobre Gibis e tem um canal na Twitch onde eventualmente faz streaming de jogos diversos, mas majoritariamente de luta!

Muito obrigado ao William pela colaboração!

TOP 3 VILSON

1 – Kamen Rider x Kamen Rider Fourze & OOO: Movie War Mega Max (2011).

(Por que japonês gosta tanto de por esses nomes gigantes em filme, né?)

Fazendo parte da sub franquia de filmes “Movie War” de Kamen Rider, ele comemora os 40 anos da marca e como o título sugere, é um crossover entre Kamen Rider Fourze, série recorrente daquele ano e Kamen Rider OOO do ano anterior, com uma participação especial de Kamen Rider W (2009) também.

O filme conta a história da Fundação X, uma organização criminosa que está sempre tentando alcançar uma nova fonte super poderosa de energia, dessa vez eles buscam combinar o poder das Core Medals e dos Switchs para conseguir poder ilimitado e governar o universo. Porém as Medals e Switch que eles procuram não são quaisquer uns, são as Medals vindas do futuro junto do Kamen Rider Aqua que estava possuído por elas e o Switch gerado pela energia de uma forma alienígena misteriosa. Para impedir os planos da organização Fourze, W e OOO unem forças e junto a ele estarão também os 7 Lendários.

Sakamoto esteve na direção desse filme e claro também ajudou a coordenar as cenas de ação que são EXCELENTES. Ele mesmo esteve envolvido nos episódios das séries e TV de ambos os Riders protagonistas, mas é nesses filmes que parece que ele faz um esforço para puxar todo o potencial tanto do elenco quanto dos suit actors. Todas as lutas são muito intensas e se você estiver agora começando a reparar no trabalho dele vai poder testemunhar muitos momentos “assinatura” que ele a cada trabalho foi fazendo questão de colocar. Movimentos e malabares que quando se bate o olho só resta dizer “Com certeza isso aqui é do Koichi Sakamoto”. O maior e mais clássico momento assinatura dele sem dúvidas é o “chute frontal com pulo para trás”.

Sobre o filme, é muito divertido e re-assistir ele depois de alguns anos sem ver essas séries foi um sentimento muito gostoso ver esses personagens tão carismáticos de volta. O roteiro ficou por conta de Yasuko Kobayashi (KR OOO) e Kazuki Nakashima (KR Fourze), em vista que ambos já eram bem familiarizados com o elenco, não foi surpresa terem trazido à tona o melhor deles para o filme. O sentimento amargo que Eiji carrega de ter perdido o Ankh e a energia jovial de Gentarou são contagiantes. Os novos personagens também tem seu devido espaço, tanto novos amigos e vilões.

Um pequeno bônus: Cenas dos bastidores onde podemos ver Koichi fazendo sua magia!

2 – Hurricane Polymar (2017)

Esse filme foi o que motivou a existência desse texto.

Hurricane Polymar é uma adaptação live action de uma série animada de mesmo nome de 1974. É mais um dos heróis da famosa Tatsunoko Production (Karas, Gatchaman, Shurato) e esse era o meu “santo graal” dos filmes de Koichi Sakamoto. Sabendo da existência desse filme desde o ano de sua estreia, parecia que havia uma força misteriosa que tornou impossível que esse filme fosse assistível de qualquer forma. Obviamente não chegou aqui por meios oficias e também não dava as caras na internet para ter acesso por meios, digamos… “cinzas”. Isso até esse ano quando ele ficou disponível (dessa forma “cinza”) para assistir e amigos, que experiência.

Num futuro não tão distante, o governo desenvolve o sistema Polymar. Uma armadura que amplifica as capacidades de uma pessoa muito além dos limites humanos, porém, mesmo com algumas delas prontas, o projeto foi considerado muito perigoso e cancelado. Alguns anos depois, algumas unidades do sistema Polymar estão sendo usados por bandidos e causando terror na cidade, para enfrentar, a polícia pede a ajuda de Takeshi Yoroi, ex-lutador de rua e atual detetive particular, para recuperar as unidades Polymar e para isso ele terá que usar uma também.

Também contando com a direção de Koichi, o filme não vai decepcionar na ação. Não importa se você conhece ou não a antiga animação de Polymar, o filme não se preocupa em ser nostálgico. A ideia toda dele é usar apenas o nome do personagem clássico e repaginar. A trama vai conseguir te envolver e os personagens tem seus carismas, principalmente o protagonista Takeshi que começa como sendo uma pessoa detestável, mas tem todo um arco de crescimento que o faz se tornar um verdadeiro herói. Indo de algo bem superficial a história se aprofunda para um verdadeiro complô muito maior do que aparenta ser graças ao roteiro de Shinsuke Oichi que já produziu roteiros para diversas áreas do anime e Tokusatsu como Gundam, Ultraman e Lupin III, além de já ter experiência trabalhando com a Tatsunoko quando esteve envolvido com o anime de Gatchaman Crowds.

No elenco contamos com alguns grandes astros e também conhecidos de Sakamoto como Yuki Yamada (Gokai Blue em Gokaiger) e a belíssima Mikie Hara (Cutie Honey The Live)

3 – Ultraman Geed: The Movie (2018)

Esse aqui é um que está disponível oficialmente no Brasil! Tanto a série (na Crunchyroll) quando o filme (Na plataforma Cinema Virtual, dublado). Ambos tiveram a presença de Koichi na produção, mas principalmente o filme que foi todo dirigido e coordenado por ele.

Se passando logo após o fim da série, o mundo parecia em paz até uma nova ameaça surgir na Terra e Riku/Geed precisar mais uma vez ir à luta e junto dele estarão Ultraman Zero e Ultraman Orb.

Apesar de ser grande fã de Kamen Rider e Super Sentai/Power Rangers, talvez seja nas produções Ultra onde Koichi tenha oportunidades maiores de brilhar. A franquia sempre teve um estilo bem único quando se tratava de suas cenas de ação e destruição de maquetes enquanto o Ultra lutava com monstros borrachudos belíssimos, como o William citou acima sobre o Mega batalha da Galáxia, Sakamoto trouxe uma verdadeira inovação ao coordenar lutas rápidas, dinâmicas e intensas entre os Ultras e Belial, o mesmo temos aqui no filme de Geed. Particularmente sou muito fã desse Ultra por ele naturalmente ter um estilo meio bestial, selvagem. (Pelo menos em sua forma base) Essa característica permitiu Koichi puxar os limites das coreografias e não só isso, também exigir mais de todo o equipamento em um geral. O mesmo vale para os outros filmes citados. Além de um excelente coreografo e diretor, ele também usa e abusa do que estiver ao seu dispor para fazer as melhores cenas possíveis. Uso de câmeras em drones, cabos para efeitos práticos, efeitos digitais, CGs, tudo. Nada está fora dos limites. Além de sempre exigir o máximo dos atores transformando eles em verdadeiros artistas marciais.

Conclusão.

Eu espero de verdade que essas indicações façam vocês conhecerem mais esse ser humano incrível que é Koichi Sakamoto. Tanto eu quanto William somos suspeitos de falar, mas sinceramente ele é fácil um dos melhores diretores de Tokusatsu por ai. A carreira dele só o fez melhorar ao ponto de deixar sua marca na indústria, uma marca tão profunda quanto um chutão no meio da fuça de monstro da semana com explosão e pulo para trás. XD

 

Revisão: Karol Facaia

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.