As 20 tramas mestre e como são construídas

No século XIX, o autor Frances Georges Polt publicou seu livro “Les trente six situations dramatiques” (No Brasil, 36 situações dramáticas), uma lista para categorizar todos os tipos de tramas que poderiam acontecer em uma história, usando como base uma variedade rica de histórias clássicas, contemporâneas da época, textos gregos clássicos e principalmente a bíblia. Tratava-se, segundo o autor, de uma continuação do trabalho do Italiano Carlo Gozzi, que também havia identificado essas mesmas tramas. A obra se popularizou bastante entre os dramaturgos, escritores e críticos. Muitos outros autores posteriores já criaram listas semelhantes, porém a obra de Polt sobreviveu com o passar dos anos graças a sua precisão, se tornando a lista mais icônica.

Com o passar dos anos, autores literários posteriores reduziram a quantidade de tramas, por considerar que algumas delas soavam bastante ambíguas, adaptando-as para a era contemporânea. Entre estas listas modernas, uma das mais famosas é “7 Basic Plots” de 2004 pelo autor Inglês Christopher Booker, porém considero essa uma versão simplificada demais. A versão contemporânea que considero mais precisa seria a obra do autor Ronald Tobias, “20 Master Plots : And How Build Them year”, lançada em 1993, uma versão da lista de Georges Polt com menos tramas repetitivas que poderiam se encaixar em outras categorias.

Neste post, usando como base o livro de Ronald Tobias “20 Master Plots” , irei comentar sobre cada uma dessas tramas mestre, usando para simplificar um anime para cada trama. Embora o objetivo desta lista seja representar todos os tipos de tramas possíveis, muitos desses animes podem ter mais de um plot que se encaixe em mais de uma categoria, portanto usarei animes que tenham uma trama mestre como plot principal.

 1- A busca

Uma trama que pode ser bastante simples ou complicada dependendo da execução. É sobre o personagem tendo como objetivo principal encontrar algo, sendo um lugar ou um objeto especial. Muitas histórias desse estilo acabam utilizando MacGuffins (Objeto da trama que tem importância para os personagens, mas não por si mesmo ou para o leitor) como uma ferramenta de fazer a trama progredir com mais facilidade. Uma boa forma de execução desse tipo de trama seria fazer com que o objeto ou lugar procurado tenha uma relevância tanto para o leitor quando para os personagens. Se o que está procurando for irrelevante ou decepcionante, é algo que pode prejudicar bastante a história, que girava em sua maioria em torno dessa busca.

Um exemplo de anime com esse tipo de trama é One Piece, o objetivo principal dos protagonistas é encontrar o One Piece que dá nome à série e todos os outros eventos ocorrem graças à busca deste objeto de valor.

2 -A aventura

O protagonista inicia uma aventura, muito parecida com uma missão, mas com menos foco no objetivo final ou no desenvolvimento pessoal do personagem. Na aventura, existe mais ação pelo bem da ação. Em histórias com foco na aventura, mesmo tendo objetivos importantes ao personagem, a jornada por si só é o mais relevante.

O maior exemplo é o filme “Dragon Quest Your History”, no qual é revelado que para o protagonista o mais importante é a jornada.

 

3 – Perseguição

Nesta trama o foco está na perseguição, pode ser uma pessoa perseguindo outra (e talvez com perseguição múltipla e alternada). A pessoa perseguida pode ser frequentemente encurralada e de alguma forma escapar, para que a perseguição possa continuar. Dependendo da história, a pessoa perseguida pode ser pega ou pode escapar.

Um grande exemplo é o anime Monster, no qual o protagonista deve caçar o antagonista, enquanto é perseguido pela policia.

4- Resgate

No resgate, alguém é capturado e deve ser libertado pelo herói ou anti-herói. Um triângulo pode se formar entre o protagonista, o antagonista e a vítima. Pode haver um grande duelo entre protagonista e antagonista, finalizando com a libertação da vítima.

Não existe anime que mais repete a trama do resgate que Cavaleiros do Zodíaco. Em quase toda saga a personagem Saori é sequestrada por algum vilão e deve ser resgatada pelo grupo dos Cavaleiros de Athena, terminando em um duelo entre o antagonista e o personagem principal e o resgate de Saori.

5- Fuga

Numa espécie de reversão do resgate, uma pessoa deve escapar, talvez com pouca ajuda de outras pessoas. Nisto, podem muito bem haver elementos de captura e prisão injusta. Também pode haver uma busca após a fuga. Nesse tipo de trama o objetivo principal é a fuga de determinado lugar ou prisão.

O exemplo mais recente é o anime Promissed Neverland, no qual o objetivo dos protagonistas é fugir de um lugar para escapar de um perigoso destino.

 

6-  Vingança

Uma pessoa prejudicada busca vingança contra a pessoa ou organização que a traiu ou prejudicou de alguma forma, física ou emocionalmente. Esse enredo depende de indignação moral para obter simpatia do público.

Existem inúmeras tramas e personagens de anime que usam a vingança como objetivo. Porém, por que não falar sobre o anime em que tudo sobre ele gira em torno disso? Hell Girl, onde um site sobrenatural faz com que a pessoa invoque uma misteriosa garota que envia para o inferno a pessoa na qual o usuário do site quer se vingar. Cada episódio um personagem diferente usa do site para realizar sua vingança, é um anime que trata da vingança não só como trama como também como tema.

7- O enigma

A trama do enigma diverte o público e os desafia a encontrar a soluções diante do herói, que de maneira constante e cuidadosa descobre pistas e, portanto, a solução final. A história também pode ser apimentada com consequências terríveis se o enigma não for resolvido a tempo. Pode ser sobre buscar pistas atrás de um significado oculto de algo importante, ou resolver uma série de quebra cabeças. Uma ótima oportunidade para tramas de mistério.

Um anime com esse tipo de trama é Dangaronpa. Na história, o grupo de protagonistas deve descobrir sobre diferentes tipos de assassinos enquanto coletam pistas para usar como provas. O enigma de cada episódio é qual será o assassino.

 

8 – Rivalidade

Na rivalidade, duas pessoas ou grupos são definidos como concorrentes com bom coração ou como inimigos amargos. Os rivais geralmente enfrentam um jogo no qual só pode haver um vencedor, por exemplo, onde eles competem por um recurso escasso ou o coração de uma outra pessoa.

Esse tipo de trama está na maioria dos animes de esporte, mas dentre eles vou escolher o que melhor aborda esse tema. Ping Pong The Animation, um anime que aborda as diferentes perspectivas de uma rivalidade.

.

9 – O oprimido

O enredo do oprimido é semelhante à rivalidade, mas onde uma pessoa (geralmente o herói) tem menos vantagem e normalmente se espera que perca. O oprimido geralmente vence com maior tenacidade e determinação (e talvez com a ajuda de outros amigos). Uma coisa comum desse tipo de trama é ter um protagonista que possuí mais desvantagens do que vantagens e seu esforço é o mais determinante para suas vitórias e não sua sorte. Nesse tipo de história é bastante comum o arquétipo do Underdog, um personagem desgraçado e azarado.

Mesmo esse tipo de trama sendo muito comum no mundo Shounen, os personagens na maioria das vezes acabam recebendo um power up (acréscimo de poder) de um personagem mais forte, sendo treinados por um super mestre, recebendo uma habilidade oculta que lhe dá vantagens ou tendo o destino ao seu favor em algum momento, fazendo com que toda ideia da trama do oprimido seja invertida. Mas se tem um anime que consigo lembrar em que o protagonista não tenha a sorte ao seu favor e suas conquistas se dão pelo esforço até o fim é Kaiji. A história  é sobre um azarado cheio de dívidas que deve enfrentar diferentes jogos de azar, mesmo sem sorte, usando suas estratégias.

10 – A tentação

Na trama da tentação, uma pessoa é tentada por algo que, se tomado, de alguma forma o diminuiria, geralmente moralmente. Sua batalha é, portanto, interna, lutando contra suas vozes internas que lhes dizem para sucumbir.

Um exemplo é o anime Beasters, onde o protagonista luta constantemente contra a tentação de devorar uma coelha.

11- Metamorfose

Nesta trama fantasiosa, o protagonista é fisicamente transformado em outro ser, talvez em animal ou talvez em alguma forma espiritual ou alienígena. A história pode então continuar com a pessoa alterada lutando para ser liberada ou usar sua nova forma para algum propósito específico. Eventualmente, o herói é libertado, algumas vezes através de um grande ato de amor. Muitas tramas podem focar nas consequências positivas ou negativas dessa transformação. É uma trama muito reconhecida pela livro “Metamorfose” do autor Franz Kafka.

Mesmo eu pensando em melhores exemplos (como o anime Parasite, que considero excelente na abordagem de seus temas), vou usar um mais conhecido: Tokyo Ghoul. Nessa trama, o protagonista se converte em um Ghoul, uma criatura poderosa faminta por carne humana. O interessante deste anime é a maneira como ele aborda o tema da metamorfose, as mudanças no paladar, na personalidade no corpo e na vida do personagem como consequência dessa transformação.

12 – Transformação

Semelhante à metamorfose, mas dessa vez a transformação é interna. O enredo de transformação leva à mudança de uma pessoa de alguma maneira, geralmente motivada por circunstâncias ou eventos inesperados. Após contratempos, a pessoa aprende e geralmente se torna alguém melhor ou mais habilidosa. É uma história focada no desenvolvimento do personagem.

Um exemplo que escolhi ao acaso é o anime Hajime no Ippo, no qual o protagonista passa de um garoto tímido que sofria Bullyng na escola, para um lutador de boxe habilidoso, de uma personalidade mais inofensiva para uma mais competitiva.

13 – Amadurecimento

O amadurecimento é uma forma especial de transformação, na qual uma pessoa cresce, fisicamente ou mentalmente. Os pensamentos e atitudes dos tempos mais jovens vão acabando à medida que vai aprendendo e crescendo.

O longa “O rapaz e o Monstro” representa bem essa ideia. É um filme que conta a história de um jovem que acaba se perdendo dos pais e cresce no mundo dos monstros, tendo sua jornada de amadurecimento, tratando várias fases de sua vida como a infância, adolescência e inicio da fase adulta.

14- Amor

A história de amor é um conto perene de amantes que se encontram, talvez através de um cenário de perigo e angústia. Ao longo do caminho, eles se separam de alguma forma, mas eventualmente se reúnem em um final feliz. Pode também ser apenas sobre a relação do casal.

Existem inúmeras histórias de romance e a maioria segue essa mesma fórmula. Porém vou citar Ore monogatari, pois me chama muita atenção graças a seu protagonista fugir tanto do padrão, principalmente de animes Shoujo.

15- Amor proibido

A história do amor proibido acontece quando os amantes estão violando alguma regra social, como em um relacionamento de diferentes classes sociais, não aceito pela família ou em casos mais extremos, adultério ou entre espécies diferentes (como em “A bela e a fera”, em um caso otimista). Assim, a história pode mudar seus conflitos internos e os efeitos de outras pessoas que descobrem sobre esse relacionamento e a consequência em suas vidas.

Não conheço muitos animes de romance, ainda menos com esse tipo de trama, mas já que é o que lembrei vou citar um que particularmente detesto. Oreimo, um anime sobre um irmão que deve lidar com as obsessões da sua irmã Otaku viciada em jogos eroge. No final, eles devem lidar com o tabu de se casarem mesmo sendo irmãos, uma coisa bem desagradável (Desculpem pelo exemplo, não consigo pensar em outro anime com essa trama, se lembrarem coloquem nos comentários).

16 – Sacrifício

No sacrifício, os elementos mais nobres do espírito humano são exaltados quando alguém dá muito mais do que a maioria das pessoas daria. A pessoa pode não começar com a intenção de sacrifício pessoal e, portanto, pode ser um herói não intencional, enfatizando assim a natureza heroica da escolha e do ato. O protagonista pode sacrificar sua vida ou coisas importantes para ele com intenções nobres.

Gurren Lagann é um anime de mechas que toca bem sobre a trama do sacrifício pelos outros, não tocarei em mais detalhes para não entregar spoilers.

17- Descoberta

O enredo da descoberta está fortemente focado no personagem do herói que descobre algo grandioso ou terrível e, portanto, deve fazer uma escolha difícil. A importância da descoberta pode não ser conhecida no início e o processo de revelação ser importante para a história.

Um exemplo disso é a trama final do anime Cowboy Bebop, no qual sem dar muitos spoilers, o protagonista descobre uma terrível verdade e deve fazer uma difícil escolha.

18 – O excesso de miséria

Nas histórias de excesso miserável, o protagonista vai além do comportamento normalmente aceito, à medida que o mundo olha horrorizado. É um tipo de trama em que o protagonista ao invés de avançar e melhorar, vai ficando cada vez mais miserável. O protagonista deve lidar com a consequência de seus atos, sendo a depressão, decadência ou loucura.

O anime mais famoso a usar esse tipo de premissa é Neon Genesis Evangelion, que fugiu do padrão dos animes da época que representavam um protagonista heroico e corajoso, para um protagonista covarde que ia se afogando com o decorrer da história mais na covardia e depressão.

19 – Ascensão

Na trama da ascensão, o protagonista pode ser alguém que evolui debaixo para cima, como um pobre que sobe a riqueza, um plebeu que se torna um nobre ou alguém sem poder que se torna poderoso. Também de forma ideológica, alguém de poucos valores que paga por seus pegados e se torna um herói.

Um anime que toca bem o tema da acensão é a era de ouro de Berserk, que foi adaptada na trilogia de filmes de 2012 e no anime dos anos 90. Berserk conta a história do protagonista Gatts, que auxilia seu comandante Grifith e seu grupo de mercenários, conseguindo passar de plebeus a nobres através dos esforços do exercito.

20 – Descensão

O oposto da acensão, nessa trama alguém de poder se perde a miséria ou alguém de valores morais perde seus valores.

Um exemplo é School Days, um anime que aborda a decadência moral do protagonista com o progresso da trama.

Referências :

TOBIAS, Ronald B. 20 Master Plots: And How Build Them year. Estados Unidos 1993.

Link para compra na Amazon, versão original do livro : www.amazon.com.br/20-Master-Plots-Build-Them/dp/1599635372

MALETE, Roberto. As 36 Situações dramáticas(Les XXXVI situations dramatiques).França : Éditions Figuière, 1912.

Link de matérias sobre o assunto:  www.grupotempo.com.br/tex_36.html, www.grupotempo.com.br/tex_36.html, https://pt.scribd.com/document/432786619/Enredo-As-36-situacoes-dramaticas.

Kafka, Franz. 1883-1924 Metamorfose / Franz Kafka; tradução e posfácio Modesto Carone. – São Paulo: Companhia das Letras,1997.

Link para compra, companhia das letras : www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10757

BROOKER, Christopher. 7 Basic Plots: Why  We  Tell Stories. Estados Unidos, 2004.

Link para compra livro original na Amazon :  www.amazon.com.br/Seven-Basic-Plots-Tell-Stories/dp/0826480373

Link de matérias sobre o assunto : nanofregonese.com.br/7-tramas-basicas-para-a-sua-historia-e-para-a-sua-marca/, theficwriter.tumblr.com/post/139231586011/7-tramas-b%C3%A1sicas-para-a-sua-hist%C3%B3ria-e-para-a-sua, nanofregonese.tumblr.com/post/134757808636/7-tramas-basicas-para-a-sua-historia-e-para-a-sua-marca

Revisão: Deise Bueno