Tudo que rolou no Ressaca Friends 2018

Confira o que rolou no Ressaca Friends 2018!
Essa edição do RF aconteceu nos dias 15 e 16 de Dezembro e foi coordenada pela Maru Division, empresa que vem organizando tanto o Anime Friends quanto o Ressaca Friends desde 2017. Desde que tomaram a liderança dos dois eventos, o grupo tem melhorado a organização deles e testado novas infraestruturas que pudessem comportar o público-alvo de ambos os Friends, e esse ano não foi diferente.
O Ressaca Friends 2018 aconteceu no Magno-Centro de Eventos, localização não tão conhecida quanto o Anhembi, mas que com certeza aumentou a qualidade do evento. A isolação acústica das salas garantiu que as palestras fossem um sucesso, e a maior desvantagem – a dificuldade de acesso ao Centro de Eventos – foi facilmente contornada pelo traslado gratuito disponibilizado na estação Barra Funda (podia ter sido melhor sinalizado para evitar pessoas perdidas? Podia. Mas estava bem organizado e as filas não duravam horas e horas).
Por falar em organização, temos progressos, sim! E só a diminuição do tempo de espera para entrar no evento já é um ótimo indicador disso, sem contar o fato de melhorarem a praça de alimentação (a fim de comparação, a do Anime Friends estava realmente melhor. Mas pouco a pouco o evento vai se adaptando aos novos lugares). Entretanto, nessa edição o apoio à imprensa e ao convidado deixou muito a desejar (não tinha nem camarim!), o que nos leva à frase de sempre: tudo que é bom ainda pode melhorar.
Enquanto isso, nas atrações, tivemos palestras, shows, e a já consagrada mesa redonda com as editoras – que poderia muito bem ser reestruturada, anos e anos com o mesmo formato satura, não? -, conteúdos que ocuparam os dois dias e que divertiram e distraíram o público. Há margem para alterações, claro, seria legal ver mais conteúdo interativo nos palcos e salas (lembram do animekê? e quem nunca participou de um anime bingo?), mas no geral a participação do público nas palestras mostrou que as atrações foram bem recebidas.
Em resumo, o Ressaca Friends foi um ótimo evento e fechou a agenda nerd do ano com chave de ouro. Foi legal ver que o público adulto, que já frequenta os eventos há anos, pode se divertir tanto quanto os menores, que estão começando a descobrir seu jeito ninja de ser. Há vários pontos a serem desenvolvidos e melhorados (esse texto por si só já trouxe vários), mas é importante lembrar que as mudanças acontecem pouco a pouco, e que 2019 tá aí pra isso.
Que venham mais eventos nos próximos anos!

    Técnica em comunicação visual, 20 anos, mora em São Paulo. Desde criança conviveu com animes na sua vida, mas só se interessou mais a fundo na 7ª serie do fundamental e está até hoje presente em sua vida. Fangirl de shoujo, animações clássicas e psicodélicas, também é fã de carteirinha de Evangelion e Noragami. Twitter: @KarolFacaia