Sherlock: Um Estudo em Rosa – 1ª Ed. Panini editora

Parece que temos um caso aqui, digo, um mangá para resenha! Confira aqui no Genkidama a Review do primeiro volume de Sherlock!

Sherlock: um estudo em rosa é uma adaptação direta do seriado do mesmo nome, produzido e transmitido pela BBC, é escrita pelo Steven Moffat e Mark Gatiss, desenhado por Jay e está em publicação na revista japonesa Young Ace desde 2010. Aqui no Brasil, a obra foi licenciada pela editora Panini e se encontra no primeiro volume.

Esse primeiro volume é baseado no primeiro episódio da primeira temporada e no primeiro romance publicado por Conan Doyle, chamado “Um estudo em Vermelho”, que introduz Dr. Watson, um homem que retorna do serviço militar no Afeganistão e é apresentado por um velho amigo a Sherlock Homes, um detetive consultor que mora em um apartamento na Baker Street e juntos investigarão casos na Londres do Século XXI.

O que mais me fascinou no mangá de Sherlock foi sua fidelidade com a obra original, sabendo transpor no papel toda essência que o seriado apresenta, sem escapar nenhuma nuança.

A história segue exatamente o primeiro episódio da série e assim como tal há uma narrativa instigante e muito bem trabalhada. O mangá prende o leitor do começo ao fim, apresentando um caso muito bem desenvolvido com um desfecho inesperado, como toda boa história de detetive

Só uma pena que uma adaptação tão fiel tenha deixado de lado uma das características mais marcantes de Sherlock: suas várias suposições durante o caso. Senti falta de todos aqueles devaneios que aparecem sempre no decorrer do episódio. Claro, analisando isoladamente ambas a obras, a opção de descartar esse artifício narrativo não prejudicou a adaptação, pois foi conduzida de uma outra maneira, afinal são Mídias diferentes que necessitam de abordagens distintas para contar uma mesma história, senão não funcionaria.

A arte ficou a cargo de Jay. A obra em si tem traços que recorda mais uma hq do que um mangá propriamente dito, com exceção de ser preto e branco.  Além do capricho, os personagens do mangá são verdadeiras caricaturas dos atores que atuaram na série e a semelhança é surreal, bem expressiva e muito bem desenhada.

A edição brasileira feita pela editora Panini está impecável, com direito à capa com orelhas, papel offset de boa gramatura e páginas coloridas. A editora fez um bom trabalho tanto graficamente quanto na adaptação.

Sherlock versão mangá é uma ótima pedida tanto para aqueles assim como eu são fãs da série quanto aos que nunca assistiram, mas queiram se aventurar em seriados de detetives. Indico a todos!

 

Sherlock: Um Estudo em Rosa – 1ª Ed

Autores: Steven Moffat & Mark Gatiss Art: Jay
Periodicidade: Trimestral
Formato: 13,7 x 20 cm, 216 páginas
Preço: R$ 18,90
Compre: Panini / Amazon

 

    Técnica em comunicação visual, 20 anos, mora em São Paulo. Desde criança conviveu com animes na sua vida, mas só se interessou mais a fundo na 7ª serie do fundamental e está até hoje presente em sua vida. Fangirl de shoujo, animações clássicas e psicodélicas, também é fã de carteirinha de Evangelion e Noragami. Twitter: @KarolFacaia