Inazuma Eleven – Futebol dos Super Poderes

Começando com os artigos especiais da Level 5, irei começar relatando a trajetória do que considero a franquia mais popular da produtora: INAZUMA ELEVEN. Este artigo irá falar sobre a série original publicada originalmente no Japão para Nintendo DS e depois lançada na Europa para Nintendo 3DS.

Inazuma Eleven é jogo com mecânicas de RPG e tem como temática a utilização delas em um esporte, no caso daíndice franquia o futebol. A história da franquia começa com o personagem principal, Endou Mamoru, reabrindo o extinto clube de futebol de sua escola, Raimon Junior High, que no passado teve como técnico o avô do protagonista. Mesmo sendo um grande goleiro o personagem precisa recrutar mais pessoas para o clube, há cerca de mais de 1000 personagens jogáveis nos 3 primeiros jogos da franquia, e todas elas possuem habilidades diferente para ajudar o time a alcançar a vitória.

A cerca de dois modos de jogo em um o jogador controla Endou e seus amigos para explorar a cidade onde vive e recrutar novos jogadores, como também conseguir alguns itens. No modo de partidas é onde vemos as mecânicas RPG da franquia, cada personagem tem dois pontos os GP e TP. GP é a stamina do personagem, ela vai determinar por tempo ele consegue correr ou roubar a bola sem fazer uso de algum movimento especiGodHandGOal. TP é uma “barra de magia” com cada personagem irá usar técnicas especiais chamadas Hissatsus, que vão desde técnicas para driblar o adversário, roubar a bola, um chute potente ou uma grande captura de bola(exclusivas de goleiros). Conforme o jogador evolui o level individual de cada membro do time tanto GP e TP aumentam e isso proporciona maior uso da habilidades deles nas partidas.

Inazuma Eleven 2 foi lançado em duas versões: Fire e Blizzard. Cada jogo apresenta poucas diferenças um do outro, além de personagens exclusivos em cada versão. A história dessa vez se passa após a Raimon vencer o campeonato 2nacional de futebol, mas quando retornam encontram sua escola destruída por “aliens” e assim inicia-se uma batalha para impedir que novas escolas com time de futebol sejam destruídas por eles. A nova mecânica para o jogo se chama Chara Change, fazendo jogador trocar de personalidade assim podendo usar técnicas e habilidades diferentes, por exemplo um zagueiro defensivo virar um atacante com apenas técnicas ofensivas.

Inazuma Eleven 3 foi lançado em três versões distintas: Spark, Bomb e Ogre. Novamente as versões tem poucas diferenças entre elas, mas dessa vez foi adicionado uma história exclusiva dentro da versão de cada jogo e mantendo personagens exclusivos entre elas. Após os conflitos com os “aliens” o personagem Endou é convocado para ser capitão da seleção Inazuma Japan, para assim representar o3 seu país na copa mundial de futebol na categoria de Junior High. Uma nova mecânica foi adicionada chamada Shoot Chain Hissatsu, consistindo em cadeia de chutes ofensivos, onde um jogador pode adicionar mais poder em uma bola, que já tenha sido chutada com uma técnica anterior, com sua própria técnica. Esse é o último jogo da série clássica de Inazuma Eleven.

A série ganhou uma animação e uma publicação em mangá, publicado aqui no Brasil pela editora JBC. Digam nos comentários qual característica mais gostam na série. Falarei sobre Inazuma Eleven GO e a animação em artigos futuros. Até a Próxima.

Inazuma-Eleven-Go