Vencedores do Shogakukan Manga Awards 2015

Foram divulgados os vencedores desta edição do Shogakukan Manga Awards, um dos principais prêmios dedicados aos mangás do Japão.

Como o próprio nome diz este premio é realizado pela editora japonesa Shogakukan, que faz parte do grupo editorial Hitotsubashi, da qual fazem parte a Shogakukan, a Shueisha e a Hakusensha. Mesmo o prêmio sendo realizado por uma editora específica, mangás de qualquer editora concorrem nele.

O premio é realizado desde 1956 e premia os mangás que foram publicados no ano anterior, sendo assim a edição de 2015 premia obras publicadas ao longo do ano de 2014.

A lista tem a categoria, nome da série, editora e selo, nome do autor/autora e sinopse. Vamos ver quem ganhou!

Melhor manga infantil

youkai watch-coverYoukai Watch

Noriyuki Konishi

Coro Coro Comic (Shogakukan)

Em um dia quente de verão, Keita descobre uma velha cápsula no meio da floresta. Ele recebe um misterioso relógio e conhece um velho mordomo fantasma chamado Whisper. Ele explica que o relógio permite ver criaturas sobrenaturais. Então Keita decide começar a explorar a cidade à procura de outras criaturas, assim começando grandes batalhas.

Manga baseado no jogo da Level-5 para o 3DS

Melhor Shonen

be-blues-cover

Be Blues! ~Ao ni Nare~

Motoyuki Tanaka

Weekly Shonen Sunday (Shogakukan)

Ryu Ichijo é um jovem garoto que tem como sonho se tornar profissional no time nacional de futebol do Japão. Juntamente com seus amigos, os irmãos gêmeos Yuto e Yuki, começa buscando a vitória em uma pequena liga nacional.

Melhor Shoujo

joo no hana-cover

Joou no Hana

Kaneyoshi Izumi

Betsu-Comi (Shogakukan)

Mesmo Aki sendo a princesa de Akoku, ela é tratada com frieza pelas pessoas ao seu redor. Mas mesmo assim ela continua a cuidar de sua mãe alegremente. Um dia Aki, encontra Hakusei, um rapaz que possui cabelos como ouro e olhos como do céu. Superando a diferença de seus status sociais eles formam uma forte ligação. Mas perigos os aguardam.

Melhor manga geral (familiar, adulto em geral)

Asahinagu-cover

Asahinagu

Ai Kozaki

Big Comic Spirits (Shogakukan)

Asahi Tojima, é uma estudante do primeiro ano do ensino médio que ao longo de todo o ensino fundamental estava no clube de arte, mas decide começar a treinar com o naginata (uma tipo de espada japonesa) no ensino médio. Junto com sua amada veterana Maharu Miyaji, sua colega de classe com experiência em kendo Shoko Yasomura, e Sakura Konno, uma menina que tem preocupações sobre sua altura, ela forma um novo grupo as “Naginata Girls.”

Melhor manga geral (familiar, adulto em geral)

aoi-honoo-cover

Aoi Honoo

Kazuhiko Shimamoto

Gessan (Shogakukan)

A história se passa no começo da década de 80 tendo como protagonista o estudante da Universidade de Artes de Osaka Honoo o qual possui o sonho de se tornar um grande mangaka, mas isso é apenas um sonho que ele ainda nem sabe qual é o primeiro passo a dar para torna-lo real. Em um dia enquanto ele estava lendo a Shonen Sunday, acaba por ler trabalhos de Mitsuru Adachi (Cross Game, Touch) e Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inu Yasha) ambos ainda novatos no mundo da criação de mangas e com isso Honoo acaba por mudar sua vida. 

Jurados desta edição:

Kiyoko Arai (Beauty Pop), Akira Oze (Hatsukoi Scandal), Fujihiko Hosono (Gallery Fake), Mitsuyo Kakuta(Kami no Tsuki), Kaiji Kawaguchi (Ai Monogatari), Kenshi Hirokane (Human Crossing) e o colunista Bourbon Kobayashi.

O Shogakukan Manga Awards em geral privilegia mangás da casa ou de seu grupo editorial, desta vez não foi muito diferente, apenas deu ainda mais destaques a obras publicadas nas revistas pertencentes à editora Shogakukan, sendo todos os cincos vencedores publicados em alguma de suas revistas. Mesmo assim o prêmio não deixa de ser muito importante, principalmente por ter profissionais da área como seus jurados, dando a chance de conhecemos as obras que eles reconhecem.

Fonte: Anime News Network

Apenas um cara que gosta de diversos elementos da cultura asiática e tentar compartilhar suas opiniões com o máximo de pessoas possíveis. Podem me perguntar o que quiser, se for muito interessante a pergunta talvez eu responda por meio de um texto aqui ask.fm/ronaldes09v