Falando sobre hype

Já se perguntaram o que seria este hype que tanto as pessoas falam? Que tal conversarmos um pouco sobre isso?

Hype pode se traduzido livremente do inglês como exagero, sendo o termo muito usado na cultura pop em geral, associado a obras que estão na moda. Em suma, as famosas tendências temporárias, mesmo fora do publico alvo de tais obras.

Podemos usar vários exemplos, como o sucesso atual dos filmes e séries baseadas em quadrinhos, em nossa música nacional que sempre tem um hit da estação,  na literatura com os livros focados nos jovens como “Crepúsculo”, “Jogos Vorazes”, “Os Instrumentos Mortais” e “A Culpa é das Estrelas”. O hype, como podemos ver, está presente em todos os meios de entretenimento.

Mas porque os animes e mangas possuem um maior dinamismo neste quesito do que os demais?

Tokyo-Ghoul-Manga-Leitura-Online

A principal razão é a forma em que os animes são lançados. A cada estação/temporada existe uma renovação rápida das tendências, pois a cada 3 meses começa uma nova leva de animes, gerando um novo hype do momento.

E o que faz com que certa obra vire um hype?

Isso obviamente depende muito de pessoa a pessoa, mas em geral, o marketing da obra, sua sinopse, equipe, trailers e demais matérias promocionais podem influenciar nisso, mas o que ainda é predominante é o boca a boca, ou seja, as indicações de amigos e conhecidos, tanto que a  grande maioria de nós começamos a ver animes e ler mangas graça a indicações.

O hype é positivo ou negativo para indústria?

shingeki-no-kyojin-ataque-dos-titas-anime-manga

Quando uma obra gera um hype, uma tendência comum é atrair muitas pessoas novas que geralmente não estão familiarizadas com aquela mídia, seja nos animes ou mangás, temos grandes exemplos disso, como recentemente o Naruto, One Piece  e Shingeki no Kyojin, que explodiu por conta da animação.

Isso é ótimo para indústria em todos os sentidos,  renova o seu público, aumenta a identidade da marca e no mercado em geral, mas infelizmente existem pessoas que se focam em apenas uma obra ou um tipo especifico, seja por falta de interesse ou de tempo.

Todas as obras que ganham este hype o merecem?

Em alguns casos este hype pode ser infundado na opinião de alguns, mas é preciso usar o discernimento para absorver todas as informações que temos á disposição para escolheremos as obras que apreciamos e formamos a nossa própria opinião.

Sempre respeitando a opinião dos demais, talvez aquela pessoa não goste da mesma obra que você, mas isso não a tornar inferior, apenas diferente.  Ao invés de depreciar os gostos dos demais, que tal sugerir algo que sairá do padrão do que ele costuma ver?

Quer sugerir algo para alguém? Quer saber mais? Que tal assistir o Fala Otaku que o pessoal do Genkidama falou um pouco sobre isso? Confira alguns programas sobre o assunto:

Apenas um cara que gosta de diversos elementos da cultura asiática e tentar compartilhar suas opiniões com o máximo de pessoas possíveis. Podem me perguntar o que quiser, se for muito interessante a pergunta talvez eu responda por meio de um texto aqui ask.fm/ronaldes09v