Doubt Vol. 1 – Review

Doubt, foi anunciado na palestra da JBC no Anime Friends desse ano, finalmente saiu. Será que é bom? Bora ver!

O manga de Doubt foi originalmente publicado na Shonen Gangan de 2007 a 2009. De autoria de Yoshiki Tonagai, é até o momento, a sua única obra. Doubt tem uma sequencia chamada Judge em 6 volumes e Secret, sequencia de Judge atualmente em publicação com apenas 1 volume.

O mangá, logo no primeiro capitulo, nos introduz aos seis personagens que serão o foco da trama Yuu, Mitsuki, Eiji, Haruka, Rei e Hajime. Amigos virtuais em um jogo para celular chamado Rabbit Doubt que decidiram se conhecer pessoalmente.

doubt-chara-1

Assim que a maioria se reúne, eles decidem ir a um Karaokê e lá acontece um acidente. Eles acabam despertando dentro de um prédio abandonado. O corpo de uma das adolescentes é encontrado e de repente se veem dentro do jogo que os uniu, Rabbit Doubt.

Letras falhas, código de barra misturado as letras com arame farpado, tudo isso só na logo do mangá. Isso associado ao grande contraste que tem na capa, primeiro por ser um desenho em padrão Horizontal com todos os 6 personagens ainda “bonitinhos” e com as mascaras de coelho velhas, sujas e remendadas que os personagens usam, o fundo é uma completa loucura visual. O que traz uma identidade visual interessante e forte a obra.

Quanto a traço, o mangá tem um traço parecido com o da maioria dos romances. Rostos finos, corpos esguios e a aparência um pouco mais moe do que o normal pra uma historia de suspense, reforça o contraste, porém, todos os personagens masculinos, por causa do traço, se tornam bishounens, e ver eles brigando em um momento de tensão quebra muito o clima que o manga quer produzir e chega a incomodar.

doubt

O mangá começa com uma introdução de personagens até que bem bolada, porém nenhum deles é carismático. Ees são amigos virtuais e marcaram um encontro em grupo, o primeiro capitulo todo só peca quando quer dar um background para certo personagem, que logo no fim do primeiro capitulo morre. Sério que o autor quis que eu me importasse com esse personagem?

Logo em seguida começa o jogo em si, um prédio abandonado, um assassino serial infiltrado entre eles, as portas só podem ser destrancadas um número limitado de vezes. Os personagens são meio estereotipados, por isso já dá pra prever alguns conflitos entre eles, até por que o assassino poderia ser a última pessoa em que você pensaria.

Esse mangá tem dois pecados fundamentais: Doubt é um manga de suspense que não conseguiu me levar pra atmosfera dele, diferente de Jogo do Rei e Monster que conseguem fazer isso muito bem. Esse foi um dos motivos pelo qual eu não gostei muito desse manga, ele não te puxa, ele não deixa empolgado pra ver o que vai acontecer quando você for virar a página. Quantas historias existem de survival com personagens colegiais? Quanto Doubt consegue ser original ou até mesmo divertido perto dos outros?

394689 (2)

O que foi apresentado no volume 1 de Doubt foi apenas o arroz e feijão de qualquer survival que tenha na praça e sinceramente, nem um pouco empolgante. Não pretendo continuar comprando e não recomendo, mas quem sabe a história melhore com o tempo? Não sei dizer, mas e vocês, o que achara? Deixem nos comentários.