Retrospectiva – Naruto Ultimate Ninja

Com o mangá de Naruto chegando ao fim, vamos relembrar a série de jogos que consagraram o ninja no mundo dos games. A série Naruto: Ultimate Ninja de PS2, desenvolvida pela CyberConnect2.

A franquia de jogos Naruto: Ultimate Ninja é uma série de jogos de luta baseada no anime e mangá Naruto, lançado para o Playstation 2. A série possui cenários em 2D, tornando as lutas muito mais competitivas para os jogadores. A jogabilidade usa vários elementos do universo dos personagens nas batalhas, como ferramentas ninjas, jutsus especiais e os Ultimate Jutsus. As transformações do anime/mangá, conhecidas como Awakenings, e os jutsus de substituição também estão presentes nos jogos. Os gráficos da série são feito em Cel Shading, sendo polidos em suas sequências, mas o grande salto visual é atingido em Naruto: Ultimate Ninja 4.

naruto u1 Naruto: Ultimate Ninja 1 é o primeiro jogo da série e aquele que consagraria Naruto nos games. Ele possui um Story Mode que consiste em até seis batalhas divididas por alguns diálogos em uma exibição ao estilo mangá. A vários cenários do universo do personagem no jogo, como Konoha ou o Estádio do Exame Chunin. Existem 12 personagem jogáveis e 2 transformações desbloqueáveis, cada personagem possui um suporte para usar na batalha.

Naruto: Ultimate Ninja 2 possui muitas similaridades com seu antecessor, em questão de jogabilidade. O Story modena imagem 1 foi transformado em Adventure mode, que cobre que até o episódio 96 do anime, além de contar uma história feita exclusivamente para o jogo. O número de personagens jogáveis subiu para 32 e agora qualquer um pode servir como suporte.

Naruto: Ultimate Ninja 3 é o último jogo da série que adapta a Fase Clássica. O jogo agora conta com 42 personagens jogáveis e cobre toda a história da primeira parte do anime/mangá. Agora o jogador pode customizar os jutsus especiais e, pela única vez na série, os Ultimate Jutsus. Foi adicionada a disputa de jnaruto u3utsus especiais, quando dois se colidem. Outra novidade são as transformações temporárias e as permanentes. Alguns personagens podem usar o jutsu de invocação no lugar do Ultimate Jutsu, por exemplo Jiraiya invocar o sapo gigante Gama-Bunta. A última mudança nas lutas foram todos os suportes terem sido retirados. O Adventura Mode foi expandido e agora conta uma história original para o jogo, em contrapartida o Hero Mode conta os principais acontecimentos do anime/mangá e utiliza alguma cenas animadas em CGI.

http://youtu.be/q25dVkLuzsg

Naruto: Ultimate Ninja 4 foi o primeiro jogo que da Fase Shippuden do anime. Ena imagem 2xistem agora 52 personagens jogáveis. A mudança na jogabilidade foi a introdução do Ultimate Jutsu Fixo para cada personagem, e o sistema chamado de Shadowblur Extra Hit, um minigame de “Janken-pon” que é ativado quando dois personagens colidem. O Master Mode (aventura) foi ampliado e agora possui uma movimentação livre, para melhorar a experiência do jogador. A história só vai até o episódio 16 do anime, mas também foi criada uma história exclusiva para jogo e ela acontece durante as viagens de Naruto com Jiraiya.

Naruto: Ultimate Ninja 5 foi o quinto jogo da série e o último jogo de Naruto para PS2. Ele trouxe de volta os naruto U5suportes para as batalhas, permitindo executar jutsus especiais e Ultimate Jutsus únicos quando duplas específicas são feitas nas batalhas. O Master Mode continua igual ao do jogo anterior, mas agora é possível controlar o Sasuke em determinado momento. A história adapta até o episódio 53 do anime. O jogo possui 62 personagens jogáveis, pois é possível jogar com personagens da Fase Clássica e da fase Shippuden.

 http://youtu.be/z3JBcr6AmUM

Esses 5 jogos merecem o reconhecimento que tiveram, pelo desempenho que a equipe de desenvolvimento teve em cada um deles. São jogos de luta em 2D, baseado em anime, que possuem lutas frenéticas e uma grande variedade de combos, fazendo qualquer jogador dedicar horas jogatina. As cores e animações das batalhas foram feitas com muito empenho para ficar o mais próximo do que conhecíamos pela animação da TV e isso se provou um sucesso que viria a ser levado a outro nível com os jogos da geração seguinte.