Review Semanal – Fate/Stay Night: UBW Ep. 02/03

Mais um review semanal e dessa vez um duplo! Que ironia hein? Justo quando os episódios padrões aparecem eu os junto.

No Review do Ep.01 eu coloquei uns 3 ou 4 parágrafos com a explicação do que é a Guerra do Santa Graal e aqui eu só vou complementar um pouco, até por que não aconteceu muita coisa de importante no Episodio 02.

Assim que o contrato com o Servo é feito, 3 selos de comando aparecem na mão do Mestre. Cada selo pode dar uma ordem ao Servo que ele terá que executar mesmo contra sua vontade. Assim que os 3 selos são usados o Mestre perde controle sobre seu Servo.

Os tais Selos de Comando.
Os tais Selos de Comando.

Um Servo sem Mestre não pode continuar na Guerra, o que o leva à “morte”. Porem se um Mestre ainda tem selos de comando e seu Servo morreu, ele pode fazer um pacto com outro Servo, desde que ele não tenha Mestre. De qualquer forma, o novo mestre terá a mesma quantidade de selos, independente desse novo contrato.

Na Guerra do Santo Graal tanto faz se Servo morre ou não, o adversário que tem que ser derrotado ou morto é o Mestre e por isso o ideal para o Shirou seria conseguir chegar a um nível no qual pelo menos aguentaria porrada até a Saber chegar e resolver as coisas.

Outro conceito importante é o de “Mana”. Assim como nos RPGs, Mana é o que os Servos consomem para poder lutar, e ela é provida pelo Mestre. E aí temos mais um motivo pelo qual o Shirou não deveria fazer parte dessa guerra: por não ser nem um mago, ele não consegue fornecer para a Saber mana suficiente pra ela chegar ao seu auge de poder.

Há também os Fantasmas Nobres. O Servos são Heróis Lendários e todo herói lendário tem algo que o torna diferente dos outros. O Lancer por exemplo usa a Gáe Bulg, sua lança, que foi sua parceira de batalha na lenda. Os Fantasmas Nobres são esses traços nas lendas que, na Guerra do Santo Graal, são mais como skills extras de cada Servo.

Depois dessas ressalvas vamos para o que esse ep. ofereceu além de explicações e conceitos.

No Ep.2 fomos apresentados a um novo personagem, Kotomine Kirei que é o supervisionador da Guerra atual por parte da igreja católica e foi aprendiz do pai de Rin, Tokiomi Tohsaka.

Captura de tela 2014-10-19 07.15.53

O dialogo expositivo com Kirei dura mais da metade do episodio, um ponto ruim. A conversa deles poderia ter sido condensada em 5 minutos facilmente mas vai saber o que a Ufotable queria com isso.

Alem de ser um padre que manja de magia negra, o Kirei é bem “sombrio” e serio. Inclusive a igreja onde ele vive é bastante escura e ajuda muito a construir essa imagem dele.

Captura de tela 2014-10-19 07.29.27

Lembram do que eu falei sobre certa maga colegial tsundere? Nesse episódio ela não fez muita coisa alem disso. É legal ver o começo da amizade dos dois porém um ponto que eu achei muio errado é que nesse episodio eles basicamente acabaram de se conhecer mas já agem como bons amigos. Ela se permitindo mostrar o seu lado tsundere e ele se deixando confiar nela.

Captura de tela 2014-10-19 07.00.12

Eu to mesmo errado de achar ela uma tremenda tsundere?
Eu to mesmo errado de achar ela uma tremenda tsundere?

E teve um momento muito legal perto do final do episodio que é o Shirou sendo um pouco menos bunda mole e assumido o risco de se tornar Mestre e, ao contrario de outros, não vendo a Saber como uma ferramenta, mas sim como uma igual. Isso, no universo de Fate, é muito bonito.

Captura de tela 2014-10-19 07.43.27

O episodio acaba com a aparição de uma nova personagem ao lado do Servo Berserker e deixando uma ponte para a luta (que é a unica coisa que eu gosto em Fate) do próximo episodio.

Captura de tela 2014-10-19 07.57.41
Captura de tela 2014-10-19 07.58.41

Sim, essa foi a melhor edição que eu pude fazer. Não, não vou melhorar.
Sim, essa foi a melhor edição que eu pude fazer. Não, não vou melhorar.

No Ep.03 para compensar aquela montanha de dialogo expositivo, tivemos bastante “Batalha Expositiva” e a apresentação de Illyasviel von Einzbern ou só Illya, pros íntimos, com seu Servo, o Berserker.

Illya faz bem o tipo irmãzinha de anime, chamando Shirou de “Onii-chan” e se portando de um jeito bonitinho e delicado. E Berserker é só uma montanha de músculos capaz de enfrentar sozinho todos os outros 6 Servos juntos.

Isso é ter sangue nos olhos!
Isso é ter sangue nos olhos!

Nessa batalha vemos como Saber e Archer se comportam em combate, e mais uma vez é bem parecido com os RPGs. Archer se posiciona a uma distancia segura onde pode atacar o Berserker livremente com suas flechas dando auxilio a Saber que está no combate mano a mano com o irrefreável Berserker. Ele pode parecer fazer o tipo Brutamontes por simplesmente ignorar alguns ataques do Archer, mas não é lento. Não é tão ágil quanto Lancer nos golpes mas consegue desviar de muitos dos ataques da Saber.

O Fantasma Nobre do Berserker é algo que pode fazer seus ferimentos se regenerarem ou voltar a vida e tivemos uma prova disso logo após um golpe da Saber que claramente o tinha matado. Esse Fantasma Nobre abre espaço pra muitas teorias de quem o Berserker poderia ser em vida.

Nesse episodio temos mais um fato que vai pra lista de “Por que Shirou não deveria ser Mestre”: ele não consegue ajudar a Saber em momento algum, já Rin e Archer conseguem improvisar algo para, pelo menos, atrasar o Berserker.

Captura de tela 2014-10-31 14.48.07

Depois de alguns embates entre Servos e entre Mestres, Illya decide ir embora, sem mais nem menos, dando descanso pra Saber e Archer, que tinham usado suas técnicas mais poderosas. A animação estava fantástica, como é de costume nas cenas de luta. Efeitos, fluidez dos quadros, perfeccionismo em cada sequencia de golpes.

E ainda, nesses 2 episódios, conhecemos o tiozinho do mal, Kotomine Kirei, a lolita russa, Illya, e Berserker Monstrão. O que será que Illya esta escondendo dos protagonistas? E o tiozinho do mal? Para onde essa historia vai andar? O Shirou vai deixar de ser bunda mole? Eu sinceramente espero que essas perguntas sejam respondidas no próximo sábado com mais Fate!

Captura de tela 2014-10-31 15.52.57

Captura de tela 2014-10-31 15.28.25

Captura de tela 2014-10-31 15.47.27