Review – Tamayura

Animes nos provocam as mais diversas emoções: alegria, tristeza, excitação, medo, etc. Tamayura é um anime que traz reconforto e calma. Se é isso que busca, já encontrou o seu anime.

Tamayura começou com uma serie de OVAs com 4 episódios em torno de 15 minutos, produzido em 2010 pelo estúdio Hal Film Maker, atualmente chamado de TYO Animations (franquia Aria, Skip Beat!, One Off) com direção de Junichi Sato (franquia Aria,  Princess Tutu, One Off, Amazing Twins) também criador do conceito geral da série. A obra também possui uma equipe de roteirista competente como Reiko Yoshida (Bakuman, K-On, Kimi to Boku, Non Non Biyori, Hanayamata) . Com o sucesso de seu OVA Tamayura ganhou duas séries de TV, Tamayura: Hitotose e Tamayura: More Aggressive. Recentemente foi anunciado quatro filmes para encerrar a franquia.

Nesta review abordarei o OVA de 2010 e a serie Hitotose de 2011. Posteriormente, em um próximo texto, abordarei Tamayura: More Aggressive, que ainda estou para assistir, então aguardem.

Sinopse

No seu primeiro ano do secundário, as circunstâncias forçam Fuu Sawatari a mudar-se para Takehara, uma velha cidade perto de Hiroshima para viver com os seus familiares. O seu falecido pai cresceu em Takehara e sempre dizia ter vivido bons momentos em sua infância naquele lugar. Sawatari aprende a gostar de tirar fotos com a sua velha câmara fotográfica, uma Rollei 35S, enquanto faz novos amigos e conhece melhor a cidade.

Trama

Todos possuímos sonhos, incertezas, e já passamos por momentos tristes ou felizes, mas o que importa mesmo é como agiremos nestas situações. Sobre isso que se trata Tamayura. Sobre a vida e os caminhos que podemos tomar nela.

tamayura0101A trama de Tamayura é realmente simples, sem nenhuma grande reviravolta, nenhum suspense, ou grandes cenas de ação. A série é sobre o a vida diária em uma cidade que pode se chamar de pacata.

A série assumidamente buscar mostrar o lado bom da vida, mesmo depois de sofrimentos grandes ou pequenos, como a perda de um ente querido para a morte, uma desilusão amorosa e a incerteza do que o futuro nos reservar.  Sendo está proposta trabalhada com maestria, nos dando sempre aquele sentimento de calma, revigoramento emocional, mental, prazer, motivação e esperança.

Personagens

Tamayura acompanhar um grupo de jovens amigas, que possuem características que podemos encontrar em qualquer pessoa de nosso convívio ou em nós mesmos.

tamayura01
Da direita para esquerda Kaoru, Fuu, Norie, Maon

A alegre e curiosa Fuu, que buscar se fotografa, a enérgica e decidida Norie que buscar se uma pâtisserie,  a tímida e indecisa Maon que ainda não possui certeza de qual é seu real sonho e a calma e forte Kaoru, que quer trabalhar com aromas.

Todas estas garotas são bastante diferentes, com sonhos distintos e estão em variados estágios no caminho para tornar-los realidade. Norie, que já tem certeza do caminho que quer tomar na vida, e já dando os passos para alcançar este sonho. Fuu, que já possui um sonho que gostaria de realizar mas não saber ao certo se esta é a melhor escolhar. Kaoru que possui a vaga ideia do que gostaria de fazer, mas não saber como . E Maon com sua incapacidade de escolher um único caminho.

A série aprofunda todas as suas personagens principais de forma coesa e cativante, mostrado todas as dúvida e incertezas de cada uma e como elas reagem quanto a isso., nos mostrado com detalhes os sonhos dessas garotas.

Tamayura também possui um corpo de personagens secundários muito carismáticos e bem trabalhados, ajudando a dar apoio aos principais e ao seus desenvolvimentos, tornando a obra mais interessante e ainda mais rica  e coesa com sua proposta.

Aspectos Técnicos

Tamayura possui uma animação comum, que não sai muito do padrão esperado por uma obra do gênero cotidiano, tendo uma ótima movimentação de seus personagens, um designer de personagens simples e belo, combinando perfeitamente com a proposta e a atmosfera que a série.

Tamayura - OVA - 1
Takehara e suas beleza natural

Também possuí um ótimo trabalho de background que buscar levar o publico as paisagens da bela cidade de Takehara em Hiroshima, isso feito de forma linda, utilizando toda beleza desta cidade, tudo isso para nos dar uma atmosfera calma e reconfortante. Além de um ótimo trabalho de fotografia, claro!

A parte sonora é composta por belas músicas de fundo que complementam o clima, além de possuir ótimas aberturas e encerramentos, que igualmente combinam com a obra, tanto por seus arranjos, quanto por suas letras, que passam a mesma mensagem de seus episódios.

Conclusão

Tamayura é uma ótima obra, com um clima calmo e reconfortante,. Possuí uma trama simples, que busca mostrar o lado bom da vida e assim nos passar uma esperança e motivação para quem assiste. Tamayura é uma obra perfeita para aqueles momentos em que buscamos calma após um dia cansativo e estressante de trabalho.

Apenas um cara que gosta de diversos elementos da cultura asiática e tentar compartilhar suas opiniões com o máximo de pessoas possíveis. Podem me perguntar o que quiser, se for muito interessante a pergunta talvez eu responda por meio de um texto aqui ask.fm/ronaldes09v