O Studio Ghibli não irá fechar

Podem enxugar as lágrimas, a magia continua: O aclamado Studio Ghibli não está fechando as portas, nem parando de fazer seus belíssimos filmes, entendam direito tudo que aconteceu a seguir.

ezgif.com-gif-makerNo último domingo, vários rumores sobre um possível fechamento do clássico Studio Ghibli (de obras como O castelo animado e A viagem de Chihiro) pegaram a internet de surpresa e deixando quase todos muito tristes.

Nós do Genkidama escolhemos não postar nada pois as fontes usadas eram um tanto quanto suspeitas, resumindo-se a páginas no tumblr e em blogs japoneses. A notícia espalhada se baseava em uma entrevista dada pelo produtor do estúdio, Toshio Suzuki, para o programa Jounetsu Tairiku da rede MBS, onde o mesmo teria feito esse anúncio.

No entanto, de acordo com uma tradução mais apurada das imagens disponíveis feita pelo site Kotaku, Suzuki em nenhum momento fala sobre fechar as portas, mas sim em repensar a estrutura do Studio Ghibli, principalmente quanto as suas equipes de produção. O site Henshin informa que anualmente os custos do estúdio chegam a 20 milhões de dólares, algo bem alto para os padrões da animação japonesa, mesmo se tratando da casa de Miyazaki. Além disso, com a aposentadoria deste e o fracasso de bilheterias do último filme do estúdio, parar e olhar para dentro é fundamental se eles querem continuar sendo o tesouro que são hoje no Japão e no mundo.

Agora é aguardar o que irá sair desse momento de reflexão. Existe a possibilidade deles pararem de fazer filmes? Sim, mas não é possível especular em cima disso. Agora é torcer para que a magia não somente continue, mas que perdure por muitas outras décadas.

Fontes: Kotaku | Henshin

Criador e editor-chefe do Gyabbo!, mora em Manaus no Amazonas e é formado em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas.