Abril/2013: Resumo das Estreias

capa_01

Comentários rápidos sobre quase todas as estreias da temporada, logo após os comerciais.

aku_no_hana_99

Aku no Hana [A Polêmica Animação]

Ame ou odeie – uma adaptação difícil de assistir que ficou famosa pelo uso extensivo [e desnecessário] de rotoscopia mas que cumpre muito bem a missão de passar um clima pesado e depressivo ao espectador; pena que o ritmo é tão lento que nada parece acontecer.

MAIS em Anikenkai | Video Quest

arata_kangatari_99

Arata Kangatari

Assistível, mas genérico de dar dó – e o visual capenga não ajuda em nada. Claro que pode melhorar, mas Mushibugyou soa muito mais promissor. Para pessoas com carência de battle shounen.

MAIS em Video Quest

dansai_bunri_no_crime_edge_98

dansai_bunri_no_crime_edge_99

Dansai Bunri no Crime Edge

Vermelho para perigo, azul para flashback. A história possui um romance que até pode interessar a fãs do gênero, mas temos aqui mais um anime genérico e esquecível em todos os sentidos possíveis, até no sentido dos filtros.

MAIS em Gyabbo | XIL

date_a_live_98

date_a_live_99

DATE A LIVE

Cento e cinquenta milhões de pessoas morreram no início do episódio para vinte segundos depois a irmã do protagonista praticamente esfregar sua calcinha listrada branca e rosa na tela. Pobres cento e cinquenta milhões, morreram para nada.

devil_survivor_2_the_animation_99

Devil Survivor 2 the Animation

1-cour; ou seja, mais uma adaptação corrida que justamente por esse motivo sacrifica diversos detalhes que importam para encaixar a história no tempo necessário. É um pouco acima da média, mas sem dúvida poderia ser melhor – inclusive na direção algo mecânica de Seiji Kishi.

MAIS em Anikenkai | Video Quest | XIL

ginga_kikoutai_majestic_prince_02

Ginga Kikoutai Majestic Prince [Primeiro Episódio]

Mecha a moda antiga – mas inocentemente ou sendo uma sátira do gênero? Essa é a questão levantada e até agora não respondida por Majestic Prince, que segue em cima do muro neste lento mas efetivo começo. Simpático, tem um futuro promissor se decidir o que quer ser. E o CG é lindo.

MAIS em XIL

hataraku_maou_sama_99

Hataraku Maou-sama

Engraçado… como Maou-sama simplesmente funciona. Roteiro, direção e parte técnica se combinam em uma obra até aqui irrepreensível que consegue arrancar ótimas risadas ao mesmo tempo que mantém um enredo com certa seriedade a ponto de instigar o espectador. A surpresa e uma das melhores estreias.

MAIS em Anikenkai | Gyabbo

hentai_ouji_to_warawanai_neko_99

Hentai Ouji to Warawanai Neko

Começo acelerado mas que funciona para deixar o espectador a par da premissa básica da série em apenas um episódio; pena que talvez por isso deixou de ser um destaque para ficar como uma obra acima da média, recomendada para fãs do gênero de comédia romântica e harem. Fofo.

kakumeiki_valvrave_99

Kakumeiki Valvrave

T.M.Revolution x Nana Mizuki x Katsura Hoshino x Gundam SEED x Code Geass x Guilty Crown x [K] x Vampiros x Nazistas x no Espaço x Twitter x Aquele Cara de Tapa-Olho x Aquele Robô Roxo com Asas Verdes

MAIS em Video Quest | XIL

karneval_99

Karneval

Partes legais em um todo que não funciona; Karneval é cool, mas com um Primeiro Episódio sem liga aonde fatos simplesmente acontecem sem que o espectador se envolva com o universo da série temos como resultado um potencial desperdiçado por uma direção capenga com resultado esquecível.

mushibugyo_99

Mushibugyo

Um battle shounen básico e simpático no qual um protagonista destinado ao heroísmo se junta a uma equipe de pessoas com diversos poderes e personalidades para lutar contra insetos gigantes. Mais do mesmo, bom o suficiente para fazer a alegria dos fãs do gênero por ao menos 50 episódios.

MAIS em Anikenkai | Video Quest

namiuchigiwa_no_muromi_san_99

Namiuchigiwa no Muromi-san

GENKI! A palavra japonesa que simboliza esse excesso de energia presente em diversos personagens e produções define bem a velocidade das piadas de Muromi-san, a personalidade da protagonista e por consequência da série. Falta refinamento, mas a série é simpática e com boa animação.

ore_no_imoutoz_99

Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. [Segunda Temporada]

A mistura explosiva de dramédia com toque incestuoso e obra referencial sobre o tema otakus, um resumo dos pontos positivos e negativos das adaptações de Light Novels, volta afiada em sua Segunda Temporada do mesmo jeito de terminou a Primeira. Ame ou odeie.

MAIS em Anikenkai

photo_kano_99

Photo Kano

Harem totalmente genérico onde o destaque, além de ser totalmente direto ao ponto, são as garotas terem um design bonito. 5/10.

MAIS em Video Quest

rdg_red_data_girl_99

RDG Red Data Girl

Premissa interessante encontra direção OK – uma pena que os personagens sejam tão chatos, sensação ironicamente intensificada pelo espetáculo visual do P.A.WORKS e novamente pela direção que não fede nem cheira. E 1-cour novamente é muito pouco para adaptar essa história sem causar sérios problemas.

MAIS em Anikenkai | Gyabbo

shingeki_no_kyojin_99

Shingeki no Kyojin

Uma estreia avassaladora que conseguiu o feito de ao mesmo tempo ter imensa popularidade e quase unanimidade na recepção positiva – e merecida. Uma história empolgante contada de maneira efetiva e com visual lindo; temos um potencial anime do ano na melhor estreia da temporada.

MAIS em Anikenkai | Gyabbo | Video Quest

suisei_no_gargantia_99

Suisei no Gargantia [Primeiro Episódio]

Gen Urobuchi escrevendo uma aventura? Em uma série mais contida do famoso roteirista e escritor que não ganhou o apelido de Açougeiro a toa, a melhor animação em 2D da temporada encontra a ótima direção de Kazuya Murata para mostrar que ao menos há potencial para um grande anime.

MAIS em Anikenkai | Video Quest | XIL

to_aru_kagaku_no_railgun_s_99

To Aru Kagaku no Railgun S

Episódio introdutório em todos os sentidos, soube equilibrar muito bem a necessária apresentação dos personagens com um episódio simples, bonito de se ver e muito divertido. Não à toa é uma das grandes apostas da temporada.

uchuu_senkan_yamato_2199_99

Uchuu Senkan Yamato 2199

Estreia em alto estilo do remake de um dos maiores clássicos dos animes, Yamato 2199 apresenta de forma envolvente o básico para queremos ver o Segundo Episódio; bom pacote de visuais, roteiro e direção no provável sleeper hit da temporada.

oregairu_99

Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru

Minha Adaptação de Light Novel de Título Gigante Que É Mais Cínica E Inteligente Que As Outras Mesmo Tratando-se Do Mesmo Assunto De Love Comedy De Sempre

yondemasuyo_azazel_san_z_99

Yondemasuyo, Azazel-san Z

Uma das melhores comédias animadas está de volta em uma temporada tão boa quanto a anterior com seu humor negro, sujo, escatológico de qualidade com a direção precisa de Tsutomu Mizushima. Não é para todos, mas vale a pena o esforço. Pena que os episódios duram só 12 minutos cada.

yuyushiki_99

Yuyushiki

Iyashikei [anime calmo a ponto de curar, acalmar alguém] ao seu máximo, mais um anime com três garotinhas fazendo nada em um clubinho que ganha uma adaptação bacana o suficiente para ser vista semanalmente, mesmo não chegando a ter a qualidade de um Hidamari Sketch ou K-ON!.

MAIS!

Aberturas – Namiuchigiwa no Muromi-san e Shingeki no Kyoujin

Enquanto Shingeki no Kyoujin é uma obra madura e facilmente a melhor abertura da temporada por conseguir condensar todo o feeling da série [com muitas firulas visuais e uma direção que a torna auto-suficiente] em noventa segundos, Namiuchigiwa no Muromi-san tem uma introdução surpreendentemente super-animada e explosiva, que passa energia e vitalidade em cada desenho.

Encerramento – Aku no Hana

Diferente e algo assustador – exatamente o que a série quer passar ao espectador. E o fato da série jogar o começo da música nos ouvidos do espectador uns bons trinta segundos antes da tela preta [e precisa mais?] vir só melhora uma das melhores experiências com encerramentos em um bom tempo.

Surpresa – Hataraku Maou-sama

Alguém esperava algo quando tínhamos a premissa “Satã trabalhando no McDonald’s” e o material promocional dando um destaque maior as duas garotas presentes na obra? Tanto o timing cômico mais voltado – ao menos neste início – no choque de culturas e a premissa sendo um pouco mais trabalhada que de costume surpreenderam a muitos; claro, há o risco de tudo isso se perder até o final desta temporada, mas não parece provável. Assim, que a resposta seja positiva o suficiente para vermos mais de Maou-sama após esta primeira leva de 1-cour.

Decepção – Karneval

Um anime com potencial de ser popular até pode começar de forma mediana, mas sem carisma? Faltou liga, envolvimento com os personagens e com a situação, vontade de sequer assistir o Segundo Episódio simplesmente por preguiça [e não por repulsa, como muitos se sentiram assistindo Aku no Hana]. Sorte que o fandom fujoshi é forte e as vendas deverão ser boas o suficiente para garantirmos uma Segunda Temporada – tempo suficiente para o diretor melhor sua abordagem aqui.

Popularidade

Claro que vai ter um post específico sobre o assunto, mas vale mostrar os três animes com mais membros em suas respectivas páginas do My Anime List [dados de 14/04/2013, 18h]:

1 – Shingeki no Kyojin – 36.313
2 – Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. – 27.461
3 – Suisei no Gargantia – 23.180

Conclusão

Na teoria uma temporada forte e cheia de escolhas para o espectador, Abril/2013 revelou-se boa o bastante para termos diversos animes na medida tanto para quem curte quanto quem detesta moe – ainda assim, poderia ser melhor. Os potenciais melhores da temporada terão que realmente atingir esse status para podermos comparar este ano com os anteriores; em 2011, tivemos Ano Hana, Steins;Gate e TIGER&BUNNY; em 2012, Fate/zero, Hyouka e Sakamichi no Apollon. E agora?

Pessimismo a parte, podemos sim indicar cinco animes que valeram o ingresso neste Abril/2013: dos esperados Shingeki no Kyojin e Suisei no Gargantia, superproduções que deixaram muitos curiosos pelo que vem por aí, a surpresa de Hataraku Maou-sama e passando pelas continuações da franquia To Aru Kagaku no Railgun e sua combinação de ação e slice-of-life e, claro, o humor negro e corrosivo de Yondemasuyo, Azazel-san. Não é para todos, mas sem dúvida é uma excelente escolha para quem não quer dar uma risada franca e algo maligna.

Ainda vale citar o fato de que Julho/2013 promete ser muito bom para uma temporada de ressaca; de Gin no Saji no noitaminA ao retorno de Monogatari Series passando pelo queridinho BLOOD LAD e mesmo o misterioso retorno de Sailor Moon, temos uma boa probabilidade deste inverno não ser nada calmo…

P.S.: Faltou Aiura e Leviathan entre as estreias, mas alguém se importa? Se sim, diga nos comentários. E claro, algumas continuações – que podem ser resumidas no vídeo abaixo:

Comentários rápidos sobre quase todas as estreias da temporada, logo […]

14 thoughts on “Abril/2013: Resumo das Estreias”

    1. Comparei Abril com Abril; verdade, esqueci Space Bros. [Abril/2012] mas Madoka Magica é Janeiro/2011 e acaba ficando “de fora”.

    1. Leviathan acabou passando fora do radar; e como os reviews do ANN foram ruins, deixei passar. Sim, 2013 e levando a sério os reviews do ANN.

  1. Shingeki no Kyojin vai ser o melhor anime da temporada mesmo.. outros
    como “Ore no Imouto” e “Mushibugyo” eu assisto na esperança de melhorar ou pra passar o tempo mesmo.. :/

  2. Nem assista Leviathan. É outro daqueles de 3 garotas loli aprontando várias confusões, e ao menos no primeiro episódio, vi muitas cenas descartáveis e um roteiro sem senso de progressão (sem senso de diversão também, parece que o autor está tentando forçar muito a barra e a comédia acaba ficando vazia) com uma direção pouco criativa. Você também esqueceu de Sparrow’s hotel:(http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=15153 ).

    1. Eu e minha briga eterna contra os animes de cinco minutos; o melhor que vi foi Haruhi-chan e isso diz muito sobre a mídia…

  3. Não vi todas as estreias ainda (mas pretendo dar uma chance a todas), mas das que vi e você escreveu, não posso concordar com Hataraku Maou-sama! Achei chato demais! Não consegui dar ao menos uma risada e, espero não me arrepender depois mas, este foi o primeiro anime droppado da temporada.

    1. Acontece; claro que Maou-sama foi uma das estreias mais aclamadas da temporada, mas costuma acontecer divergências nossas contra a opinião geral. Eu mesmo tenho algumas…

  4. Sinceramente mesmo sendo meio genérico prefiro Leviathan do que Dansai Bunre no Crime Edge. O segundo pode vir a melhorar com o passar dos episódios, mas achei muito fraco.

  5. Avisei em um comentário que não foi lido: O Príncipe Hentai ia ganhar atenção razoável. Tudo graças a Oscar Wilde.

    O que realmente me pegou de Surpresa foi Maou-Sama, pois como o material de promoção só tinha as garotas nem reparei que ele tava no chart de Abril(culpa do Príncipe, também).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *