Comentários rápidos sobre quase todas as estreias da temporada, logo após os comerciais.
Aku no Hana [A Polêmica Animação]
Ame ou odeie – uma adaptação difícil de assistir que ficou famosa pelo uso extensivo [e desnecessário] de rotoscopia mas que cumpre muito bem a missão de passar um clima pesado e depressivo ao espectador; pena que o ritmo é tão lento que nada parece acontecer.
MAIS em Anikenkai | Video Quest
Arata Kangatari
Assistível, mas genérico de dar dó – e o visual capenga não ajuda em nada. Claro que pode melhorar, mas Mushibugyou soa muito mais promissor. Para pessoas com carência de battle shounen.
MAIS em Video Quest
Dansai Bunri no Crime Edge
Vermelho para perigo, azul para flashback. A história possui um romance que até pode interessar a fãs do gênero, mas temos aqui mais um anime genérico e esquecível em todos os sentidos possíveis, até no sentido dos filtros.
DATE A LIVE
Cento e cinquenta milhões de pessoas morreram no início do episódio para vinte segundos depois a irmã do protagonista praticamente esfregar sua calcinha listrada branca e rosa na tela. Pobres cento e cinquenta milhões, morreram para nada.
Devil Survivor 2 the Animation
1-cour; ou seja, mais uma adaptação corrida que justamente por esse motivo sacrifica diversos detalhes que importam para encaixar a história no tempo necessário. É um pouco acima da média, mas sem dúvida poderia ser melhor – inclusive na direção algo mecânica de Seiji Kishi.
MAIS em Anikenkai | Video Quest | XIL
Ginga Kikoutai Majestic Prince [Primeiro Episódio]
Mecha a moda antiga – mas inocentemente ou sendo uma sátira do gênero? Essa é a questão levantada e até agora não respondida por Majestic Prince, que segue em cima do muro neste lento mas efetivo começo. Simpático, tem um futuro promissor se decidir o que quer ser. E o CG é lindo.
MAIS em XIL
Hataraku Maou-sama
Engraçado… como Maou-sama simplesmente funciona. Roteiro, direção e parte técnica se combinam em uma obra até aqui irrepreensível que consegue arrancar ótimas risadas ao mesmo tempo que mantém um enredo com certa seriedade a ponto de instigar o espectador. A surpresa e uma das melhores estreias.
Hentai Ouji to Warawanai Neko
Começo acelerado mas que funciona para deixar o espectador a par da premissa básica da série em apenas um episódio; pena que talvez por isso deixou de ser um destaque para ficar como uma obra acima da média, recomendada para fãs do gênero de comédia romântica e harem. Fofo.
Kakumeiki Valvrave
T.M.Revolution x Nana Mizuki x Katsura Hoshino x Gundam SEED x Code Geass x Guilty Crown x [K] x Vampiros x Nazistas x no Espaço x Twitter x Aquele Cara de Tapa-Olho x Aquele Robô Roxo com Asas Verdes
MAIS em Video Quest | XIL
Karneval
Partes legais em um todo que não funciona; Karneval é cool, mas com um Primeiro Episódio sem liga aonde fatos simplesmente acontecem sem que o espectador se envolva com o universo da série temos como resultado um potencial desperdiçado por uma direção capenga com resultado esquecível.
Mushibugyo
Um battle shounen básico e simpático no qual um protagonista destinado ao heroísmo se junta a uma equipe de pessoas com diversos poderes e personalidades para lutar contra insetos gigantes. Mais do mesmo, bom o suficiente para fazer a alegria dos fãs do gênero por ao menos 50 episódios.
MAIS em Anikenkai | Video Quest
Namiuchigiwa no Muromi-san
GENKI! A palavra japonesa que simboliza esse excesso de energia presente em diversos personagens e produções define bem a velocidade das piadas de Muromi-san, a personalidade da protagonista e por consequência da série. Falta refinamento, mas a série é simpática e com boa animação.
Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. [Segunda Temporada]
A mistura explosiva de dramédia com toque incestuoso e obra referencial sobre o tema otakus, um resumo dos pontos positivos e negativos das adaptações de Light Novels, volta afiada em sua Segunda Temporada do mesmo jeito de terminou a Primeira. Ame ou odeie.
MAIS em Anikenkai
Photo Kano
Harem totalmente genérico onde o destaque, além de ser totalmente direto ao ponto, são as garotas terem um design bonito. 5/10.
MAIS em Video Quest
RDG Red Data Girl
Premissa interessante encontra direção OK – uma pena que os personagens sejam tão chatos, sensação ironicamente intensificada pelo espetáculo visual do P.A.WORKS e novamente pela direção que não fede nem cheira. E 1-cour novamente é muito pouco para adaptar essa história sem causar sérios problemas.
Shingeki no Kyojin
Uma estreia avassaladora que conseguiu o feito de ao mesmo tempo ter imensa popularidade e quase unanimidade na recepção positiva – e merecida. Uma história empolgante contada de maneira efetiva e com visual lindo; temos um potencial anime do ano na melhor estreia da temporada.
MAIS em Anikenkai | Gyabbo | Video Quest
Suisei no Gargantia [Primeiro Episódio]
Gen Urobuchi escrevendo uma aventura? Em uma série mais contida do famoso roteirista e escritor que não ganhou o apelido de Açougeiro a toa, a melhor animação em 2D da temporada encontra a ótima direção de Kazuya Murata para mostrar que ao menos há potencial para um grande anime.
MAIS em Anikenkai | Video Quest | XIL
To Aru Kagaku no Railgun S
Episódio introdutório em todos os sentidos, soube equilibrar muito bem a necessária apresentação dos personagens com um episódio simples, bonito de se ver e muito divertido. Não à toa é uma das grandes apostas da temporada.
Uchuu Senkan Yamato 2199
Estreia em alto estilo do remake de um dos maiores clássicos dos animes, Yamato 2199 apresenta de forma envolvente o básico para queremos ver o Segundo Episódio; bom pacote de visuais, roteiro e direção no provável sleeper hit da temporada.
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru
Minha Adaptação de Light Novel de Título Gigante Que É Mais Cínica E Inteligente Que As Outras Mesmo Tratando-se Do Mesmo Assunto De Love Comedy De Sempre
Yondemasuyo, Azazel-san Z
Uma das melhores comédias animadas está de volta em uma temporada tão boa quanto a anterior com seu humor negro, sujo, escatológico de qualidade com a direção precisa de Tsutomu Mizushima. Não é para todos, mas vale a pena o esforço. Pena que os episódios duram só 12 minutos cada.
Yuyushiki
Iyashikei [anime calmo a ponto de curar, acalmar alguém] ao seu máximo, mais um anime com três garotinhas fazendo nada em um clubinho que ganha uma adaptação bacana o suficiente para ser vista semanalmente, mesmo não chegando a ter a qualidade de um Hidamari Sketch ou K-ON!.
MAIS!
Aberturas – Namiuchigiwa no Muromi-san e Shingeki no Kyoujin
Enquanto Shingeki no Kyoujin é uma obra madura e facilmente a melhor abertura da temporada por conseguir condensar todo o feeling da série [com muitas firulas visuais e uma direção que a torna auto-suficiente] em noventa segundos, Namiuchigiwa no Muromi-san tem uma introdução surpreendentemente super-animada e explosiva, que passa energia e vitalidade em cada desenho.
Encerramento – Aku no Hana
Diferente e algo assustador – exatamente o que a série quer passar ao espectador. E o fato da série jogar o começo da música nos ouvidos do espectador uns bons trinta segundos antes da tela preta [e precisa mais?] vir só melhora uma das melhores experiências com encerramentos em um bom tempo.
Surpresa – Hataraku Maou-sama
Alguém esperava algo quando tínhamos a premissa “Satã trabalhando no McDonald’s” e o material promocional dando um destaque maior as duas garotas presentes na obra? Tanto o timing cômico mais voltado – ao menos neste início – no choque de culturas e a premissa sendo um pouco mais trabalhada que de costume surpreenderam a muitos; claro, há o risco de tudo isso se perder até o final desta temporada, mas não parece provável. Assim, que a resposta seja positiva o suficiente para vermos mais de Maou-sama após esta primeira leva de 1-cour.
Decepção – Karneval
Um anime com potencial de ser popular até pode começar de forma mediana, mas sem carisma? Faltou liga, envolvimento com os personagens e com a situação, vontade de sequer assistir o Segundo Episódio simplesmente por preguiça [e não por repulsa, como muitos se sentiram assistindo Aku no Hana]. Sorte que o fandom fujoshi é forte e as vendas deverão ser boas o suficiente para garantirmos uma Segunda Temporada – tempo suficiente para o diretor melhor sua abordagem aqui.
Popularidade
Claro que vai ter um post específico sobre o assunto, mas vale mostrar os três animes com mais membros em suas respectivas páginas do My Anime List [dados de 14/04/2013, 18h]:
1 – Shingeki no Kyojin – 36.313
2 – Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. – 27.461
3 – Suisei no Gargantia – 23.180
Conclusão
Na teoria uma temporada forte e cheia de escolhas para o espectador, Abril/2013 revelou-se boa o bastante para termos diversos animes na medida tanto para quem curte quanto quem detesta moe – ainda assim, poderia ser melhor. Os potenciais melhores da temporada terão que realmente atingir esse status para podermos comparar este ano com os anteriores; em 2011, tivemos Ano Hana, Steins;Gate e TIGER&BUNNY; em 2012, Fate/zero, Hyouka e Sakamichi no Apollon. E agora?
Pessimismo a parte, podemos sim indicar cinco animes que valeram o ingresso neste Abril/2013: dos esperados Shingeki no Kyojin e Suisei no Gargantia, superproduções que deixaram muitos curiosos pelo que vem por aí, a surpresa de Hataraku Maou-sama e passando pelas continuações da franquia To Aru Kagaku no Railgun e sua combinação de ação e slice-of-life e, claro, o humor negro e corrosivo de Yondemasuyo, Azazel-san. Não é para todos, mas sem dúvida é uma excelente escolha para quem não quer dar uma risada franca e algo maligna.
Ainda vale citar o fato de que Julho/2013 promete ser muito bom para uma temporada de ressaca; de Gin no Saji no noitaminA ao retorno de Monogatari Series passando pelo queridinho BLOOD LAD e mesmo o misterioso retorno de Sailor Moon, temos uma boa probabilidade deste inverno não ser nada calmo…
P.S.: Faltou Aiura e Leviathan entre as estreias, mas alguém se importa? Se sim, diga nos comentários. E claro, algumas continuações – que podem ser resumidas no vídeo abaixo:
Você não esqueceu MADOKA no seu ano de 2011, não? E Uchuu Kyoudai no 2012 (ou não entra pq não acabou?)?
Enfim, nitpicking, aqui.
Comparei Abril com Abril; verdade, esqueci Space Bros. [Abril/2012] mas Madoka Magica é Janeiro/2011 e acaba ficando “de fora”.
Zettai Bouei Leviathan e bom tem q coloca o celebro em stand by + da p ver quando vc tem 30 min livres e + ao contrario do uta prince
Leviathan acabou passando fora do radar; e como os reviews do ANN foram ruins, deixei passar. Sim, 2013 e levando a sério os reviews do ANN.
Shingeki no Kyojin vai ser o melhor anime da temporada mesmo.. outros
como “Ore no Imouto” e “Mushibugyo” eu assisto na esperança de melhorar ou pra passar o tempo mesmo.. :/
Nem assista Leviathan. É outro daqueles de 3 garotas loli aprontando várias confusões, e ao menos no primeiro episódio, vi muitas cenas descartáveis e um roteiro sem senso de progressão (sem senso de diversão também, parece que o autor está tentando forçar muito a barra e a comédia acaba ficando vazia) com uma direção pouco criativa. Você também esqueceu de Sparrow’s hotel:(http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=15153 ).
Eu e minha briga eterna contra os animes de cinco minutos; o melhor que vi foi Haruhi-chan e isso diz muito sobre a mídia…
Não vi todas as estreias ainda (mas pretendo dar uma chance a todas), mas das que vi e você escreveu, não posso concordar com Hataraku Maou-sama! Achei chato demais! Não consegui dar ao menos uma risada e, espero não me arrepender depois mas, este foi o primeiro anime droppado da temporada.
Acontece; claro que Maou-sama foi uma das estreias mais aclamadas da temporada, mas costuma acontecer divergências nossas contra a opinião geral. Eu mesmo tenho algumas…
Pela primeira vez concordo com tudo que eh dito de opinião de animes,impressionante
Me desculpem o “normalfag”, mas Shingeki no Kyojin foi de longe o ponto mais alto desse comeco de temporada em todos os sentidos. A abertura soh seria mais epica se fosse assim: http://www.youtube.com/watch?v=PDHCLjuOzXY&feature=youtu.be
Ps: teclado oriental sem acentos.
Sinceramente mesmo sendo meio genérico prefiro Leviathan do que Dansai Bunre no Crime Edge. O segundo pode vir a melhorar com o passar dos episódios, mas achei muito fraco.
Avisei em um comentário que não foi lido: O Príncipe Hentai ia ganhar atenção razoável. Tudo graças a Oscar Wilde.
O que realmente me pegou de Surpresa foi Maou-Sama, pois como o material de promoção só tinha as garotas nem reparei que ele tava no chart de Abril(culpa do Príncipe, também).