Os Vencedores do Tokyo Anime Award 2013

Newtype Anime Award 2012: Vencedores e Comentários

tokyo_anime_award_2013_capa

Todos os vencedores e… sem comentários. Nos dois sentidos.

O Tokyo Anime Award, um dos prêmios mais importantes da indústria de animes e já em sua décima segunda edição, foi entregue na famosa feira Tokyo International Anime Fair em 23 de Março de 2013. E se alguns dos prêmios principais já haviam sido divulgados antes, a lista principal saiu apenas agora.

Apesar de não ter qualquer grande surpresa, algumas realidades não deixam de ser menos duras – assim, sem mais delongas, a lista dos melhores de 2012 [e sim, o Oscar de 2013 também premia os melhores de 2012] está presente logo abaixo.

tokyo_anime_award_2013_ookami_kodomo

Anime do Ano
Ookami Kodomo no Ame to Yuki

TV Anime do Ano
Kuroko no Basket
Sword Art Online

Melhor Filme Animado Japonês
Ookami Kodomo to Ame no Yuki

Melhor Filme Animado Estrangeiro
The Adventures of Tintin

Melhor Diretor
Mamoru Hosoda por Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Melhor Roteiro Original
Mamoru Hosoda e Satoko Okudera por Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Melhor Roteiro Adaptado
Reki Kawahara por Sword Art Online

Melhor Character Design
Yoshiyuki Sadamoto por Ookami Kodomo to Ame no Yuki

Melhor Dublador
Yuki Kaji por Aquarion EVOL e Accel World

Melhor Trilha Sonora
Yoko Kanno por Aquarion EVOL e Sakamichi no Apollon

No geral uma premiação justa na medida do possível, preocupada demais e sobretudo conservadora – sim, os trabalhos de Yoshiyuki Sadamoto e Yoko Kanno foram bons também em 2012 e mostram a consistência que esses criadores tem, mas não seria a hora de recomendar algum trabalho tão bom quanto e ainda não muito reconhecido? Claro, temos a presença de Yuki Kaji para provar que alguma estrela ascendente tem seu espaço, mas ainda assim é pouco.

Ookami Kodomo no Ame to Yuki, resenhado aqui pelo parceiro Elfen Lied Brasil, merece sim fazer a rapa e levar praticamente todos os prêmios aos quais concorria ao ser, apesar dos pesares, um filme a altura do trabalho do melhor diretor de filmes que a animação japonesa deu a luz desde Hideaki Anno e Satoshi Kon.

tokyo_anime_award_2013_ookami_kodomo_destacada

E podem esculachar Sword Art Online a vontade nos comentários.

[via Anime News Network]

Newtype Anime Award 2012: Vencedores e Comentários Todos os vencedores […]

13 thoughts on “Os Vencedores do Tokyo Anime Award 2013”

  1. SAO é uma merda!
    …pronto.

    Mas sério, acho que Sakamichi no Apollon merecia mais prêmios, o prêmio de “Anime do Ano” foi escolhido por popularidade, isso foi muito injusto…

  2. Eu meio que já esculachei SAO o bastante nessa encarnação. Talvez na próxima.

    Yuki Kaiji já era esperado de certa forma. Eu conseguia atribuir de imediato sua voz ao personagem nos papéis que ele representou, e talvez por essa constância nos seus trabalhos (e por interpretar sempre o mesmo tipo de personagem, a la Kugimiya Rie) ele conseguiu se destacar mais que outros seyuus experientes.

    Nada a comentar no quesito música. Vez por outra, coloco os fones de ouvido e me deleito com a trilha sonora de Aquarion Evol, cuja variedade de tons consegue evocar os mais variados sentimentos, em especial as aberturas e a música Aquaria Mau Sora, pela qual venho nutrindo um carinho especial.

    E o que eu estou esperando para assistir Ookami kodomo? Não sei.

    1. Pior que o Yuki Kaji já fez alguns papeis um pouco diferentes, como o Satoru de Shin Sekai Yori.

      E veja, Ookami Kodomo também é bom por ser arriscado o suficiente para ter mais defeitos que algo dentro do padrão.

  3. “E podem esculachar Sword Art Online a vontade nos comentários.” Rachei ri muito kkkkkkkkkkkkkkk, mas bom post emfim concordo com você

  4. Sword Art Online melhor anime TV do ano?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Essas premiações tendem a ser muito políticas, é como o Óscar, onde o conservadorismo prevalece. Ookami Kodomo é a grande estrela da premiação com louvar, mas faz sentido quando você olha pra trás e não vê outro que sequer esteja no mesmo patamar. Reki-sensei como roteiro original até que parece ser coerente, quais outras obras abordam o ambiente de realidade virtual? Digimon é um game, .hack pelo que dizem segue um caminho completamente distinto ao de SAO e AW. O Kawara mirou e acertou numa área bem carente do entretenimento atraindo os fãs deste tipo de história que não são poucos. SAO e Kuroko como principais animações para tv provavelmente deve ser pelo forte apelo para o publico convencional. Enfim, para um premiação que é equivalente ao Óscar, tudo está bem condizente. Inclusive na trilha sonora. Ano passado teve várias ótimas, mas não acho que nenhuma tenha conseguido arranhar, mesmo uma Yoko Kanno apenas eficaz.

  6. Melhor diretor Mamoru Hosoda. Melhor trilha sonora sakamichi no apollon! mereceram muito! adorei.. a trilha de sakamichi tocam a alma cara! 🙂

  7. SAO ganhou prêmios. Fazer o que. Não sou eu que vou deixar rage, mas aposto que já dá pra ler minha opinião sobre (essa atrocidade) esse fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *