Os Comerciais do Kyoto Animation

comercial_kyoto_animation_swimming_anime

Um jeito criativo e barato de mostrar ao público que a fantástica fábrica do moe também experimenta.

comercial_kyoto_animation

Sim, o estúdio responsável por Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, CLANNAD e K-ON! desde 2010 tem uma política de, algumas vezes ao ano, produzir comerciais que mostrem em trinta segundos a assinatura da empresa que em menos de uma década tornou-se talvez o estúdio mais reconhecido entre os anime otaku, que permita a alguns animadores de elite mostrarem um pouco de seu trabalho, enfim, para ficar bonito no portfolio.

Dos primeiros, menos experimentais e realmente focados em reafirmar uma marca, aos mais recentes, em que são dadas mais asas a imaginação e a criatividade, todos tem um comum o fato de mostrar como o audiovisual consegue entregar em um espaço tão curto de tempo algo ao menos divertido – e sim, mesmo no país dos animes temos diversos exemplos de curtas que tornaram-se importantes [um deles, o DAICON IV, já foi inclusive abordado neste blog].

E um artigo que no geral vale pela curiosidade também torna-se importante em um momento aonde o último destes vídeos, Suiei, produzido em parceria com o Animation Do, tornou-se uma verdadeira sensação na internet após mostrar, em ritmo de videoclipe, quatro garotos extremamente torneados [e sem mamilos] – claro que as fujoshi abraçaram a causa, claro que foi assunto principalmente no Tumblr, e o vídeo linkado aqui já tem incríveis dois milhões e meio de visualizações da manhã em menos de uma semana. Inclusive tem uma petição com mais de dez mil assinaturas pedindo que o estúdio aproveite a repercussão ampla e positiva e realmente desenvolva a ideia deste comercial em um anime.

Você pode conferir mais sobre a repercussão do anime de natação neste link do Daily Dot [em inglês] e em um post do blog parceiro Anikenkai a respeito; enquanto isso, fique o anime de natação e mais sete lindos comerciais, todos cortesia do Kyoto Animation:

Flor [Hana] | 06.2010

Sora [Céu] | 07.2010

Ajisai [Hortênsia] | 06.2011

Hoshi [Estrela] | 08.2011

Hassou [Ideia] | 04.2012

Megane [Óculos] | 05.2012

Kaza [Guarda-Chuva] | 06.2012

Iki Takunaruo Mise [Quero Comprar!] | 07.2012

Suiei [Natação] | 03.2013

P.S.: Que me desculpem as fujoshi, mas o sexto [Kaza] é sem dúvida o melhor e mais impressionante do ponto de vista artístico. Simplesmente lindo.

Dicas de leitura: Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! | K-ON!!

Um jeito criativo e barato de mostrar ao público que […]

11 thoughts on “Os Comerciais do Kyoto Animation”

  1. Caramba Cuerti. =]

    Todos realmente muito bem animados e divertidinhos, KyoAni sabe o que faz quando não se prende ao moe -q

  2. Capacidade de animar muito bem eles tem, agora quero ver eles animarem algum anime que preste, não coisinhas fofinhas, como K-ON e suas copias chatas.
    ~flw

  3. Visualmente curioso é o “Hassou”, em que o desenho não tem lineart visível. Mas concordo que o “Kaza” é o mais deslumbrante.

    Seria maravilhoso ver toda essa qualidade técnica/artística aliada a um bom roteiro.

  4. Quanto ao Suiei, eu acho que, se realmente fizerem uma animaçao dele ou de algo semelhante, pode até vir a ser algo bom, tudo depende da forma como a Kyoto fizer. Se for algo apenas com fan service para o publico feminino será uma mudança muito brusca no estilo do estudio e nao acho q fara muito sucesso. Mas se fizerem algo como uma comedia/esporte acredito que será algo bom, alem de fugir um pouco do padrao da kyoto, algo q eu torço a algum tempo, ja chega de garotas moe com a mesma aparencia em todos os animes, e este ultimo, Tamako Market, tem tanto moe que a qualquer momento eu devo começar a vomitar arco-iris.

  5. bem, eu gostei mais do “Ideia”, mas realmente o único que tem apelo pra se tornar algo mais é o ultimo, sem dúvida! 😀

    PS: petição assinada ja hohohohohohooho! XDDD

  6. Na boa, pra mim a KyoAni que se foda, o estúdio que eu tanta adorava, e até mesmo defendia em diversas ocasiões, que adaptou obras excelentes da Key que já se tornaram clássicas, que é considerada por muitos críticos a indústria de animação mais próspera da atualidade, com todos esses recentes acontecimentos, só posso concluir que a decadência chegou pra ficar, não é possível que alguém defenda esse estúdio apenas pela animação, se for o caso, SHAFT e outros estúdios com nome de peso também poderia chegar perto e entrar em uma comparação direta, mas fato é que, apesar do excelente trabalhado no design dos personagens, cores, ângulos, direção e etc, come esses enredos e roteiros babacas, a KyoAni não tem mais o meu respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *