Primeiro Episódio: Bakumatsu Gijiden Roman

bakumatsu_gijinden_roman

Liquidificador. Misture Lupin, Robin Hood, Japão Feudal, uma boa pitada de Gintama… Bata tudo na velocidade shounen. Will it blend? Sim, essa mistureba toda dá uma boa vitamina, Roman. Assisti dois episódios dessa estréia e foi um dos animes que me chamou a atenção até agora nessa temporada de Janeiro.

bakumatsu_gijinden_roman_02

Bakumatsu Gijinden Roman [algo como Ladrão Fantasma Roman] é um anime baseado num jogo de Pachinko [o jogo eletrônico de azar que o Sakata Gintoki adora], aonde o traço é assinado pelo Monkey Punch, autor de nada mais nada menos que Lupin the III. É justamente aí que a mistura começa: Roman pegou emprestado o traço facial exato do Lupin, adicionando uma estilosa [-n] barbicha, além do fato de ser um ladrão.

bakumatsu_gijinden_roman_03

A história se passa no Japão feudal, apesar de que algumas tecnologias bem avançadas [como um foguete!] aparecem logo nas primeiras cenas. Afinal, ele gosta de gadgets [como Lupin]. Roman, durante o dia é Manjiro, o ajudante [e isso lembra bastante a Yorozuya de Gintama] e a noite é Roman, que rouba dos ricos e injustos para devolver aos pobres [nem preciso dizer de onde vem isso]. Será auxiliado por sua irmã e outras pessoas bastante “diferenciadas” e úteis ao protagonista. Inclusive, pode se ver diante de uma grande organização, ao que indica o fim do Primeiro Episódio.

bakumatsu_gijinden_roman_04

Toda essa salada mista é regida num ritmo e estilo típicos de Shonen, com o bom traço do Kazuhiko Kato [Monkey Punch], e valores de produção bem aplicados pelo Studio TMS. O bom humor está presente, de maneira leve e simples. A animação é boa e sólida, sem ousar. O estúdio faz aqui um competente feijão com arroz. A trilha sonora não me chamou a atenção, mas não atrapalha. A abertura [presente apenas no segundo episódio] é bem bonita visualmente, com uma música bem legal de ouvir. O encerramento tem um vídeo simples, e uma música daquelas de tom meio preguiçoso.

bakumatsu_gijinden_roman_05

Falando ainda em shounen, já no Primeiro Episódio vemos que Roman não é só um ladrão magrelo e esperto [inclusive talvez nem seja tão esperto] mas tem seus momentos de Kamen Rider/herói de shounen como visto no fim do primeiro episódio. Novamente, um ar genérico, mas que rende ótimos climaxes. Por fim, Roman é um verdadeiro feijão com arroz de pai [do Lupin the III] mas que é gostoso… de ver. Acho que 12 episódios já foram confirmados mas pode ter espaço pra bem mais considerando que não existe obra original, apenas traço e um conceito geral.

O anime está disponível em português brasileiro pelo Crunchyroll, e o primeiro episódio pode ser visto gratuitamente pelo serviço.

Quer uma segunda opinião? Tem no parceiro Anikenkai e no não-parceiro mas de confiança JBox.

bakumatsu_gijinden_roman_final

Artigo por @kkkaza, o mais novo colaborador do seu Porto Seguro para Animes.

Liquidificador. Misture Lupin, Robin Hood, Japão Feudal, uma boa pitada […]

2 thoughts on “Primeiro Episódio: Bakumatsu Gijiden Roman”

  1. De tudo que vi nessa temporada, esse foi o único que achei ruim (ou não gostei). Coisa de não conseguir acabar o primeiro episódio. É difícil apontar o que foi, pois na parte da premissa, é algo simples que poderia agradar. Mas algo na execução acabou não passando isso.

  2. Talvez eu dê uma olhada. Você bem que podia comentar The Unlimited também, até porque pouca gente está vendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *