A Maior Torre do Mundo

A árvore no céu que se destaca em uma das maiores cidades do mundo.

Quando o Japão foi implementar a TV digital, descobriu que devido a presença massiva de interferências causadas pelos inúmeros prédios existentes a toda-poderosa Tokyo Tower [Torre de Tóquio] e seus 333 metros de altura simplesmente não era mais o suficiente para distribuir de forma unificada o sinal digital para toda a região de Kanto [principal e mais populosa/povoada do Japão] – e a solução foi, assim como cinquenta e cinco anos antes, construir a maior estrutura já existente naquele país com o objetivo prático de unificar a transmissão televisiva em uma só torre de transmissão e simbólico de mostrar ao povo um cartão-postal que evoque uma das maiores potências econômicas do mundo.

E assim o prédio de seiscentos e trinta e quatro metros de altura [número escolhido na medida para ser lembrado, já que pode ser pronunciado como Musashi, justo o nome da região onde fica] foi nomeado através de concurso realizado em 2008 no qual Tokyo Skytree, a Árvore no Céu de Tóquio, ganhou trinta por cento dos cento e dez mil votos registrados; e em Julho daquele ano começaria a construção que demoraria três anos e meio para erguer o segundo maior prédio do mundo – afinal o hotel Burj Khalifa segue imbatível como maior estrutura.

Com um design baseado em ao mesmo tempo ser futurista e simbolizar a beleza tradicional do Japão, o edifício – inaugurado ao público em 22 de Maio de 2012 – tem dois observatórios, um a 350 e outro a 450 metros de altura com capacidade para respectivamente 2000 e 900 pessoas se deliciarem com a vista fantástica mostrada no vídeo abaixo.

Apenas seis meses após sua inauguração, é uma curiosidade mais focada na cultura japonesa em si que no foco deste blog que são os desenhos produzidos naquele país; mas como a imagem de abertura deste artigo, retirada da primeira abertura de Uchuu Kyoudai, prova, é questão de tempo até este símbolo moderno do Japão, de um Japão menos exuberante mas ainda fascinante como na época da construção da primeira grande torre, começar a aparecer em mangas e animes como um ponto de identificação de uma das maiores cidades do mundo.

Para finalizar, uma comparação da torre com alguns dos robôs gigantes mais conhecidos do Japão [e a Macross, enorme, de plano de fundo].

[com informações do Crunchyroll e Wikipedia]

A árvore no céu que se destaca em uma das […]

2 thoughts on “A Maior Torre do Mundo”

  1. essa torre também aparece em um episódio de Natsuyuki Rendezvous. quando eles tão na roda gigante do parque de diversões e a protagonista da história vir e fala que da pra ver a torre de lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *