Primeiro Episódio: Magi

Saudades de assistir um battle shounen realmente bem-feito, como não vemos talvez desde Ao no Exorcist? Magi ~the Labyrynth of Magic é a resposta.

Três meses, o desejo e a previsão viraram realidade. Embarquem com Aladdin e Alibaba nesse labirinto de magia!

Magi ~the Labyrinth of Magic~ é um anime de vinte e cinco episódios [2-cour] animado pelo A-1 Pictures [Ano Hana, Ao no Exorcist, Sword Art Online] e dirigido por Koji Masumari [Read or Die, Welcome to the Space Show] baseado no manga de Shinobu Ohtaka [Sumomomo Momomo] publicado na Weekly Shounen Sunday desde 2009 e que conta a história que

gira em torno de Aladin, que viaja pelos desertos cheios de bandidos e criaturas maléficas e que possui uma flauta mágica que possui dentro dela um gênio!; em sua jornada em busca das “Dungeon”, Aladin conhece outras pessoas como Alibaba e outros.

Assim Alibaba – você, jovem normal, fraco, pronto para a aventura mas que tem medo e como um bom e normal jovem de nossos tempos acredita no poder do dinheiro – um belo dia, mais um sofrido dia de sua vida miserável, conhece Aladdin: baixinho, algo quieto, com senso de justiça afiado e muito forte – é como se Goku estivesse sob efeito de tranquilizantes. E aos poucos, ao decorrer do episódio, a convivência de ocasião e tolerância entre os dois vai virando amizade que se fortalece com as adversidades – aqui representadas por Budel, cruel subordinado de Jamil, para o qual Alibaba trabalha e que mantém como escrava a terceira membro deste grupo em formação, Morgiana.

Até pelo estilo de narrativa adotado aqui, sabemos bem menos a respeito desta última que dos dois primeiros, mas o fato de ser calada e ter um sofrimento [no fundo, todos aqui, inclusive Aladdin, tem sua cota de drama] em seu semblante de origem mais recente já é informação suficiente a ser passada sobre esta. A jornada pessoal desta e a construção do mundo das mais diversas formas possíveis, das clássicas explicações e flashbacks até ângulos de cãmera que possamos ver mais deste mundo fantástico – que, claro, também importa neste tipo de obra para as massas [e muita gente curte essas obras justamente pela dinâmica de um mundo alternativo] – são complemento da lição básica deste Primeiro Episódio: apresentar ao espectador o aparentemente feliz mas no fundo misterioso Aladdin e o realista e até mais carismático Alibaba, os olhos do espectador nisto tudo.

E Magi faz o complicado, que é fazer algo simples assim efetivamente ser executado de forma exemplar, bem a ponto de parecer fácil – e o apreço ao detalhe é o segredo da talvez melhor estreia da temporada de Outubro. E isto pode ser perfeitamente exemplificado pelo trabalho de Shiro Sagasu, o mesmo de Bleach e Evangelion, na trilha sonora – ao contrário de um Zetsuen no Tempest, a trilha não é onipresente; há momentos que variam do silêncio aos muito bons e de certa forma magistrais temas de batalha. E, claro, este trabalho – executado pelo diretor – faz toda a diferença para valorizar o bom trabalho do compositor.

Além da trilha sonora [vale lembrar que o trabalho do time estelar de dubladores, incluindo um surpreendente Yuuki Kaji [o Shu de Guilty Crown e o Haruyuki de Accel World, lembram?] fazendo uma voz mais, sim, masculina para ser Alibaba – o que se encaixou perfeitamente na personalidade acessível do rapaz], vale destacarmos o trabalho sempre bom do A-1 Pictures.

No geral, temos aquela animação sempre consistente e que sabe realçar as cenas que devem, que combinada com uma fotografia de digestão fácil e arte idem fizeram a já grande fama do estúdio até aqui [que mesmo em uma obra como Shin Sekai Yori não abre mão de proporções agradáveis e das convenções da animação japonesa nos anos 2010] – e com uma virada interessante para efeito cômico no qual os desenhos são literalmente distorcidos. Distorcidos, e não submetidos a efeitos Super Deformed como acontece em FullMetal Alchemist: Brotherhood. Saída interessante que combina com o bom-humor da série.

Porque afinal uma série que pretende agradar a todos com sua mistura balanceada de ação/aventura, drama com toques de romance também precisa ter sua dose de comédia – claro que certas obras são boas por serem específicas, mas o caminho para ser mainstream é mesmo tentar bater tudo no liquidificador. E neste caso, o que sai aqui, estes primeiros vinte e quatro minutos de Magi, é excelente. Moderno sem ser cool, com toque próprio sem querer reinventar a roda, executado de forma sólida por um diretor veterano que tem a seu dispor dinheiro e uma bela equipe, é prato cheio para quem curte battle shounen. Melhor, para quem curte anime em geral.

Magi ~the Labyrinth of Magic~ não vai reinventar a roda nem discutir os grandes temas da humanidade – e nem é esta a intenção, apesar de tecer aqui e ali um comentário sobre os valores clássicos e universais de sempre -, mas é garantia de vinte e quatro minutos de entretenimento de qualidade com, acima de tudo, personagens carismáticos. Você vai se deliciar com os cenários, girar os olhos nas cenas de ação, chorar, rir e grudar no sofá a cada clímax bem-feito como o deste Primeiro Episódio. Ao menos até quando decidirem inventar um final original [raros são bons e mesmo o de Ao no Exorcist divide opiniões] – o que, sinceramente, é bem possível.

Saudades de assistir um battle shounen realmente bem-feito, como não […]

25 thoughts on “Primeiro Episódio: Magi”

  1. O começo do anime já está diferindo do manga, então da para acreditar que vai ter um final próprio também. Não que isso seja ruim, o anime ser diferente, porém, similar ao manga é a formula para o sucesso, assim quem já viu um, pode ver o outro sem se deparar com a mesma coisa.

        1. Foi a melhor estreia da temporada até agora,
          estávamos precisado de um anime que fugi-se um pouco dos temas escola, mmorpg, esporte.

          1. Orra, também curti demais !
            Todo o episódio fiquei na tensão, achei cheio de surpresas interessantes e inteligentes !
            Se todo o anime for seguir o mesmo estilo, é sucesso na certa !
            Mostrando toda a inocência de um garoto vivendo em uma sociedade “podre”.

    1. Eu gostei e tenho 25 anos mas, shounen são direcionados para o publico que tem essa faixa-etária dos 12 aos 16, se vc não gostou beleza, mas esse anime não é direcionado para os mais velhos, só que nada impede do pessoal das antigas curtir o anime.

    2. Me lembra bastante AoNE, que me impressionou demais no primeiro episódio também, curti demais essa estréia, tirando Psycho-Pass é a que eu tenho mais expectativa até o momento, anime bem balanceado entre cenas de ação, comédia, drama, tenho quase total certeza que será um sucesso, se continuar assim, lerei o mangá sem sombra de duvidas.

  2. Foi muito bom! 😀 pra mim a melhor estréia da temporada foi Tonari no Kaibutsukun, mas Magi com certeza foi dos shonens o melhor. Tem um mundo tão amplo e interessante que eu fiquei simplesmente fascinado, e só de imaginar como serão as aventuras nas Duegon ou no deserto já me tornei fã! xD
    O 1ºepisodio foi leve, tipica apresentação de personagens, suas personalidades e o que podem fazer, normal. Só não gostei muito da direção do episodio, assim como em SAO, eles não dão valor as pausas necessarias pra se criar um clima maior, com uma música que vai subindo até o climax… sinto muita falat disso em shonens de hj (em Naruto Classico por exemplo, as trilhas sonoras eram perfeitas a cada momento e duplicavam a força de cada cena, era incrivel!! que pena q se tornaram escassas no Shippudenn…)

  3. Não sabia que você curtia Magi, Cuerti 🙂
    Aliás, não esperava isso de você.Não parece o tipo que assiste shounen. Enfim,falou muito bem da estreia (e devo dizer: com razão!). Adorei esse episódio. Encheu os olhos. Certeza que acompanharei. Apenas.. fiquei um pouco apreensiva….só 2 cours? O mangá ainda está em publicação,certo? (senão,desconsidere a pergunta).

  4. Gostei bastante do que vi, só fiquei meio com o pé atrás justamente com as mudanças na trajetória da Morgiana. Espero que ela não seja apenas o “elemento feminino” do grupo, e que eles mantenham toda a força e solidez que ela transmite no mangá.

    Vamos aguardar os próximos episódios =D

  5. AHAHAH virei fã desse moleque Alladin ele é Tarado por peitos hauhauha lembro o Jiraya e o Mestre Kame!

    Magi é um Anime de Aventura/Fantasia/Shonen vai ter seus momentos engraçados
    de ação; chatos e bons se até um bendito Madoka Magica foi excelente com garotinhas magicas e moe. Não vejo tanta infantilidade em Magi.

  6. O anime que mais me cativou, que eu mais gostei. Melhor estréia até agora na minha opinião *—* Realmente me apaixonei pela história e os dois que mais apareceram conseguiram me cativar bastante, sem falar que teve uma ótima produção, ótimas cenas de ação, tudo muito bem executado. Amei, de verdade. *-*

  7. Certo spoiler:

    Só uma coisa: acho que Magi discute sim coisas que não são ‘os mesmos assuntos universais de sempre’.
    Discussões sobre democracia, republicanismo e monarquia, além de legitimidade de poder e revolução social não são temas comum em obras mainstream – quem diria animes.
    Criticar revoluções untadas em sangue não é uma coisa comum em nenhuma forma de mídia, ainda mais no mundo atual.

    Não sei se você leu o mangá, então pode ser que eu tenha sido um pouco severo. De qualquer forma, é o segundo battle shounen mais bem escrito que eu já vi. Muito plotwist e uma ambientação rica.

  8. Só esqueceu que o título de melhor Battle Shounen da temporada é de Jojo, e dele ninguém tira.

    E Ao No Exorcist? Eu ri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *