Vamos Falar Sobre Touhou? [Parte 2]

Segunda parte da série de posts falando sobre Touhou. Vamos conhecer um pouco dos doujins musicais da série?

Apesar de ZUN ser o criador de Touhou, o verdadeiro responsável pela popularização da franquia são os fãs. Desde jogos spin-offs até mangás e OVAs – tudo trabalho do fandom. Prova disso é que na última Comiket (Comic Market, maior feira de trabalhos independentes do mundo, que ocorre duas vezes ao ano no Japão), foram apresentados cerca de 2690 circles  – circles são os chamados conjuntos de produção independente – ultrapassando franquias como Naruto, One Piece, K-ON e o próprio Vocaloid, que também é alimentado pelo fandom. E não é só nos números que vemos a influência, a qualidade dos trabalhos é incrível e prova que trabalho de fã não precisa ser no nível “bandinha de garagem”, se é que vocês me entendem.

A OST de Touhou é um dos maiores atrativos da franquia, portanto, neste post, apresentamos a vocês alguns dos principais circles de música para todos os gostos, desde trance, até metal, passando por uma baladinha mais tranquila.

IRON ATTACK!
Gênero: Speed Metal / Power Metal
O próprio nome é um trocadilho com os britânicos do Iron Maiden. Em seus primeiros álbuns, costumavam mesclar músicas de animes/jogos com clássicos do próprio Iron (saiu até no Whiplash). Quem é fã de heavy metal também vai identificar referências à outras bandas nas capas dos álbuns. Atualmente estão bastante voltados ao Speed Metal e a cada álbum os solos ficam mais rápidos. Este grupo apresenta músicas instrumentais, entretanto também possui trabalhos vocais.

dBu Music
Gênero: Synth Rock
Também é um grupo, mas tem como principal compositor どぶウサギ (Double Usagi). Possuem rearranjos de quase toda OST de Touhou e geralmente são bem fiéis às músicas originais. Difícil achar uma música que se destaque mais do que as outras.

NJK Record
Gênero: Eurobeat
O principal membro é o DJ Command, que conta com a vocalista 3L para grande parte do vocal das músicas. NJK Record puxa mais para músicas agitadas e dance, muito bem produzidas. Ou seja, aumente seu volume.

Alstroemeria Records
Gênero: Trance
Conta principalmente com o DJ e compositor Masayoshi Minoshima. Possuem tanto músicas instrumentais quando vocalizadas. Em contraste com o NJK, eles preferem fazer algo mais próximo de (psy)trance, mais repetitivo e “hipnótico”.

Syrufit
Gênero: Electronic / Trance
Grupo formado por dois compositores de música eletrônica: hiro.na e TAK-sk. Já tinham experiências em outros circles antes de fundarem seu próprio. Fazem participações especiais em outros circles, como o próprio Alstroemeria Records.

SOUND HOLIC
Gênero: Electronic / Trance
Grupo que produz arranjos eletrônicos geralmente vocalizados, em alto BPM.

C-Clays
Gênero: Trance / Techno / Electronic
Apesar de ser classificado neste gênero, é possível dizer que o C-Clays é bastante eclético de um álbum para outro, tanto que eles até possuem músicas mais tranquilas em comparação aos outros grupos classificados assim. Essa “baladinha” é baseada no tema da personagem Marisa Kirisame.

IOSYS
Gênero: J-Core / Hardcore
Grande grupo com inúmeros álbuns lançados. Seu diferencial são as  animações e as paródias com os temas das personagens. IOSYS é extramente “feliz” com músicas eletrônicas em alto BPM e vocalistas com vozes kawaii desu~. Outro circle, o Silverforest, segue a mesma linha. O IOSYS, com suas músicas que trazem “histórinhas” nas letras, ajudam muito no shipping e também a montar uma personalidade mais característica para cada personagem.

Além dos circles que se destacam na música, temos também aqueles que produzem animações em forma de PVs, trazendo como aperitivo o que seria um anime de Touhou. Um deles é o Kinema Kan e neste trailer apresenta praticamente todas as personagens em suas situações cotidianas e Yukari induzindo que estas imagens tratam-se de lembranças de um passado distante. Atenção para 1:26, temos uma pequena homenagem à OP de Trigun.

Por enquanto é só. Mas fiquem atentos, no próximo post veremos alguns jogos baseados na franquia, além de fanarts – já que o ZUN não é o que podemos chamar de grande desenhista – e também várias curiosidades interessantes, além de My LittleOH, WAIT AND SEE.

Segunda parte da série de posts falando sobre Touhou. Vamos […]

2 thoughts on “Vamos Falar Sobre Touhou? [Parte 2]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *