Analisando Aberturas: Fairy Tail, Evidence [OP 7]

Sim, é hora de analisar uma abertura de anime nos mínimos detalhes.

A animação japonesa é conhecida pelo sistema de animação limitada implantado por Osamu Tezuka no Japão desde sempre [com características diferentes do sistema adotado por Hanna-Barbera, principalmente que no americano divide-se animação por personagem e no japonês, por cena].

Houveram significativas melhorias, mas a falta de movimentação ainda é bastante presente, o que desagrada especialistas e certos fãs de animação – note que um evento dedicado a animação como o Anima Mundi trouxe somente uma animação japonesa em 2010, o ótimo Eve no Jikan. Pouco para um mercado imenso na área, o maior em conteúdo exibido feito no velho e bom 2D.

Mas isso não impede as pessoas de pensarem que atualmente tudo mudou em relação a condição da indústria de animes dos anos 80 – esquecendo-se que o traço considerado padrão também mudou, e que há certa rejeição ao antigo. Bem, nem tudo mudou e a principal causa da fraca animação em muitos anime atuais [mesmo que no geral tudo tenha melhorado sensivelmente] é o baixo orçamento, e de lá para cá não houve qualquer revolução neste aspecto. E assim, temos exemplos que chegam a ser vergonhosos pelo baixo nível de animação presente.

Dentre eles, um de impacto foi Evidence, a sétima abertura da série de longa duração Fairy Tail – que muitos dizem que a animação no geral “melhorou” ao longo de sua exibição. Melhorou ou apenas estão melhor acostumados? Vamos a uma análise de imagens, sendo que a qualquer momento pode ver a abertura que está no título desse post.

Começamos com duas figuras simples, de costas, em que gastam-se alguns frames em vez de dar zoom out.

Belos efeitos luminosos. [1]

Repetem-se os frames, mas agora com efeitos luminosos.

Linhas de movimento? Em anime? Poise…

Belos efeitos luminosos – agora com colorido.

Dica do século: faça um desenho gigante, enorme. E depois, de determinado ponto, dê zoom out por longos segundos. Você gastou apenas um quadro fazendo isso.

Pra que desenhar um rosto quando um olho resolve o serviço?

Só o cabelo e as nuvens que se mexem. Claro, além do xale estratégico.

Aqui, temos o belo efeito da grama se mexendo. Através de riscos brancos no fundo verde.

Finalmente, algo um pouco mais complicado. Mas só um pouco.

Mexe a câmera pra cima, e depois zoom out. Sono~

Belo cenário. [1]

Belo cenário. [2]

Bela pose. [1]

Melhor desenho da abertura…

…que era só um jeito falho para mostrar a movimentação de câmera.

Zoom 15x na loli.

Bela pose. [2]

Não é loli? Então afasta a câmera.

Algum movimento pra ela, cara de bunda fixa pra ele.

Outro momento razoável – mas reparE no protagonista tendo a mesma pose na terceira e quarta imagens.

Corrida cujo loop dura seis frames.

Vilões também merecem grande apresentação [animado razoavelmente, exceto pelos randoms].

Mais um olho.

Brilhos e pedras no refrão, pra mostrar movimentação de qualidade. Mas eu sei desenhar brilhos e pedras.

Efeito distorção – mais difícil que pedras, mas nada comparado a animar personagens.

Raios, raios duplos. Outra coisa muito difícil de ser feita.

Muita “ação” e “destruição” rolando, afinal é um battle shounen.

A loli não é protagonista, portanto merece somente uma imagem final estática para encerrar sua participação na abertura.

Na única sequência realmente bem-feita em toda a abertura, temos a prova que os realizadores são uns shippers – e que não tiveram uma ideia melhor que esta. Vai dizer que não viu outras aberturas no estilo?

Ufa, finalmente está terminando – apareceu até o símbolo da Fairy Tail em uma árvore em forma de coração. De novo, uns shippers.

E temos nossa imagem final.

E temos nossa imagem final – agora, com patrocinadores. Em pouco menos de 50 frames mostrados, temos uma abertura completa de anime. E como visto, não foi muito mais que isso.

Infelizmente, certos produtores e realizadores acham que apenas com jogo de câmera, zoom, efeitos como o “efeito de movimento” ou simplesmente apelar para raios e explosões consegue-se enganar o público. Não é bem assim – e terminamos este artigo na esperança de quem sabe algum dia no futuro um artigo como esse não tenha de ser escrito.

Sim, é hora de analisar uma abertura de anime nos […]

20 thoughts on “Analisando Aberturas: Fairy Tail, Evidence [OP 7]”

    1. Desculpa ae senhor crítico de obras da atualidade, fez faculdade de que? assistir vários animes sentado em uma cadeira? Se é mal feito me diga, como os produtores do mesmo ganham mais dinheiro do que você irá ganhar na sua vida?

  1. falou tudo ManoAlfi, os caras ficam puto da vida com uma abertura de anime . Puta que pariu perdi meu tempo com esse post de merda , mas fazer o que, os caras acham que ganham alguma coisa dando uma de critico, como se realmente soubessem ser um ‘-‘

  2. Também acho que falar da animação de Fairy Tail é complicado pois é o pior anime mainstream nesse quesito, e pode se dizer que a qualidade de animação é tão ruim quanto é boa a adaptação de mangá para anime. E isso mesmo sendo feito em parte pelo competente A-1 Picture que produziu Working!! e AnoHana que possuem uma qualidade satisfatório mas que nunca foi realmente exigido [ até por isso tremi na base quando fiquei sabendo que Sword Art Online será produzido pelo estúdio]. Falando sobre a abertura em si até que teve um resultado final satisfatório embora a maior parte seja por parte da musica e de fato não é uma das aberturas de maior orçamento já visto e com isso tendo a limitação de efeito de movimento e estética.

  3. Pior que essa abertura só a da fase Meikai/Eliseos de Saint Seiya, aquilo é o cúmulo da economia de animação, a abertura inteira é só feita por imagens estáticas, e com uma música sacana pra tentar lembrar aberturas nostálgicas (e porque não épicas) como Pegasus Fantasy e Soldier Dream, muito ruim mesmo.

  4. Senhor Qwerty, antes de mais deixe-me dar os parabéns pelo blog, é a primeira vês que aqui para, muito bom, está mesmo de parabéns, mas…desculpe dizer isto mas acho errado o que acabou fazendo neste post, vou-me explicar:

    1º- assisto fairytail…gosto…estou completamente ciente que não é o melhor que anda por aí…começou da pior forma possível…e ainda tem algumas coisas para melhorar…não muitas neste momento;

    2º- eu não sei que animes você gosta ou vê, mas de uma coisa é certa, os defeitos que colocou nesta abertura no meio 11 aberturas do fairy tail e mais de 100 episódios exibidos, são defeitos que você vê em qualquer anime, principalmente se você acompanhar animes que não tem muita ou nenhuma acção… então aí encontra a toda a hora esses defeitos;

    3º- não sei se assiste a série, mas se não assiste é mais uma razão pelo qual você não deve criticar sem ter atenção ás séries que vê.

    Não falo por ver o anime mas sim porque acho injusto para com as pessoas que se empenham nesse anime, Fairy Tail não é o meu preferido (meus preferidos são Fate Stay Night e Rurouni kenshin), mas também sei ver que não é a pior animação que anda por aí, e por amor de deus, se alguém daqui vê ou já viu, Naruto, one piece, dragon ball ou bleach, tenham atenção aquilo de dizem, naruto, apesar de eu assistir é uma porcaria, one piece vale a comédia, dragon ball repetição de frames que é um exagero, bleach história não presta e acção vê-se mais pedrinhas no ar do que aquilo que realmente importa, e falo esses por serem famosos, mas quereis criticar também tem mais cheio de defeitos, dog days, persona 4, hunter x hunter super enrolativo, e ouitros mais que não vale apena referir só porque apenas não gosto deles né?
    Então, aa minha sincera e humilde opinião eu acho que vocês como fãs de ANIME não deviam fazer isso, com certeza assistem anime que também tem muitos defeitos, mas não é por isso que deixais de ver né? Eu gosto de RK mas também estou ciente de alguns erros que tem.
    Bom o coment já ficou grande, e desejo felicidades a todos e espero que não levem a mal, se não gostam do anime apenas não assistam, só para esclarecer uma coisinha que falei, sim eu não gosto de naruto shippuden, gostei do naruto clássico, e se esse nova saga me desiludir novamente, vou deixar de ver… e pronto…eheheheheheheheh.

    Fiquem bem ^_^

    1. Você está anexando uma coisa fora do contexto. Ele não disse que o anime Fairy Tail é ruim, mas sim a abertura quando se trata de animação, e quando digo animação quero dizer efeito aparente de movimento e beleza fotográfica.

      1. Oi castro9, como vai?
        Eu percebi que ele estava a referir apenas ao OP desse anime, porém eu penas usei o tema “ANIME” no geral como exemplo, porque no fundo vai dar ao mesmo(dependendo de cada opinião claro), não é que não concorde com o que ele disse, eu estou de acordo, plenamente ciente mesmo sendo um fã desse anime, mas repare…o senhor Qwerty não criticou o OP em si, mas sim cada pormenor que vai passando ao longo do OP, vai dizer que você não vê ou já viu esse defeitos em quase, repito…QUASE…todos os openings de anime? então para quê criticar algo publicamente quando muito provavelmente há bem pior, mas sabe o que estraga tudo hoje em dia? É A FAMA, fairy tail em pouco tempo virou tão famoso que qualquer coisinha que aconteça entra logo ao “barulho”, mas pronto, cada um tem sua opinião, não estou aqui para mudar as pessoas, também não quero virar discussão com este post. espero que tenha percebido melhor o que quis dizer.
        Fique bem castro9 ^^

      2. @Yakedo

        Uma abertura com um número tão baixo de frames não é corriqueira mesmo entre os animes mais populares onde há motivos para isso. Se discorda aponte uma OP com um número tão baixo de frames entre os animes mainstream se desejar.

  5. ” A loli não é protagonista, portanto merece somente uma imagem final estática para encerrar sua participação na abertura ” kkkkkkkkkk

    que maldade,belo post xD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *