Julho/2012 e Outubro/2012 no noitaminA

E quem diria que até seis meses antes de Outubro/2012 todas as estreias do bloco mais querido [ou não] da animação japonesa já estivessem plenamente anunciadas? Afinal, a tal da otakização do noitaminA vai realmente acontecer?

Em um evento oficial da TV Fuji sobre o bloco na noite [horário japonês] de 30 de Março de 2012 foram de cara despejados quatro anúncios de anime para o bloco, sendo que dois totalmente inéditos [e um terceiro, cuja animação já era algo de boatos, confirmada]. Sem mais delongas, vamos aos nomes.

Começando pelo line-up de Julho/2012, o primeiro dos substitutos da dupla Sakamichi no Apollon e Tsuritama é a continuação da obra de 2007, Moyashimon [Tales of Agriculture], e sua algo estranha sinopse sobre um universitário chamado Tadayasu Sawaki que, veja só, consegue não só ver como conversar com micróbios; e aqui nasce um slice of life que foi sucesso de crítica e público a ponto do manga ser um grande sucesso e o anime ter vendido o bastante para, cinco anos depois [e após inclusive um drama exibido no próprio bloco], ganhar uma nova safra de onze episódios com a mesma equipe de sempre.

E Moyashimon deve ser o anime para ocupar o primeiro horário [geralmente destinado a produção com maior potencial entre o público mais geral], portanto Natsuyuki Rendezvous realmente deve ser para poucos. Aqui temos aquele josei “maduro para pessoas maduras como eu” entre um rapaz que trabalha em um floricultura, a viúva que é dona desta e… seu marido. Sim, o morto.

Um toque de sobrenatural que não deve ficar no caminho do drama e romance com um toque de posudo [o design da protagonista deve assustar a muitos] a ser animado pelo pequeno estúdio Dogakobo [Yuru Yuri] e dirigido por Kou Matsuo [Kurenai]; claro que parece não inspirar confiança este time de produção, mas lembre-se que produções recentes como Kimi ni Todoke e Usagi Drop foram dirigidas por novatos em animes que agradaram a muitos.

Mais dois animes na linha de Apollon e Tsuritama e que juntos são uma guinada no sentido contrário ao de Guilty Crown e BLACK ROCK SHOOTER [TV], seria agora que aquele artigo citado acima se provaria falso? Errado! – Ano Hana, BRS e Guilty Crown foram obras que acabaram vendendo bem e parece cada vez mais que o bloco vive um momento decisivo enquanto decide-se entre a cruz e a espada.

Assim, o destaque do line-up de Outubro é até aqui Robotics;Notes, originalmente uma Visual Novel que é o terceiro projeto da parceria entre as produtoras 5pb e Nitroplus [Chaos;Head e Steins;Gate] que já virou projeto multimidiático, aqui com a animação a cargo do conhecido estúdio Production I.G..

O que aconteceria se alguém realmente quisesse construir um robô gigante? é o mote desta história localizada – diferente das anteriores – praticamente nos confins do Japão. Um protagonista banana [mas mais desenvolvido que a média] cercado de belas garotas e o mote acima; há potencial? sem dúvida. ele será correspondido? a ver.

Por fim, o misterioso Psycho-Pass. Um trailer, uma arma futurística muito especial – e aí? Ao julgar o retrospecto do bloco, devemos ter mais um sci-fi que tenta balancear todos aqueles elementos otaku de sempre com toques de ação e futuro muito – ou pouco – distante. Fractale. [C]. Guilty Crown. Todos esses tem uma loli no centro das atenções. Ao menos Psycho-Pass conseguirá evitar essa maldição? A ver.

Enfim, 2012 fechado, resta saber o que afinal Koji Yamamoto e seus asseclas estão tramando para 2013. Mais adaptação de manga para mulheres maduras ou mais projetos originais em parte feitos para vender figure? Ou esse monstro de duas [ou mais] cabeças pensativo e indeciso?

E quem diria que até seis meses antes de Outubro/2012 […]

3 thoughts on “Julho/2012 e Outubro/2012 no noitaminA”

  1. Não sei se Robotic;Notes pode ser considerado otaku, mesmo com tal tema. Pelo menos não do que fiquei sabendo da visual novel original (que ainda nem lançou).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *