Hora de traduzir daquele jeito mais uma notícia da fonte mais confiável da internet para notícias de anime para depois tecer alguns breves comentários. Pronto?
Na metade de Março/2012, a companhia japonesa líder em advertising, Dentsu, estabelecerá um think tank dedicado a pesquisar fãs passionais de idol, anime e outros interesses – em outras palavras, otaku. De acordo com a fonte Sankei, este é o primeiro instituto de pesquisa da indústria sobre otaku.
O think tank irá analisar o que se torna um grande sucesso entre estes de modo a desenvolver novos hits. A fonte do Sankei no Dentsu disse que se esta conseguir reconhecer e categorizar os gostos do otaku, pode desenvolver e antecipar hits Made in Japan tanto domesticamente quanto ao redor do mundo.
De acordo com a Dentsu, o estigma associado ao rótulo otaku tem diminuído. Uma pesquisa deste perguntou se os entrevistados eram otaku, sendo que 38% disseram “acho que sim” ou “posso ser chamado assim”. O Instituto de Pesquisas de Yano publicou um artigo sobre o “mercado otaku ano passado com os mesmos resultados. Sankei citou os exemplos do grupo idol AKB48 que já vendeu seis milhões de cópias de seus CDs e o romance best-seller sobre beisebol e negócios de Natsumi Iwasaki de nome Moshi Koukou Yakyuu no Joshi Manager ga Drucker no Management o Yondara [ou Moshidora].
A Dentsu já foi dona da Geneone Entertainment até transferir/vender seu comando para a Universal Pictures International Entertainmnet [UPIE] em 2008. Já patrocinou muitos animes ao longo dos ano, e sua subsidiária norte-americana recém-estabelecida [Dentsu Entertainemt USA] está trabalhando com Monsuno e Little Battlers eXperience [Danbooru Senki].
A notícia está redondinha, mas vale dar um pouco de contexto sobre o mercado japonês aqui. Como exemplificado pelas imagens que ilustram este artigo, a Dentsu realmente é uma das maiores patrocinadores e produtoras responsáveis por muitos sucessos no Japão, de Bleach a Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai.
Claro que obtém lucro, mesmo esta – e outras – recentemente terem sido ultrapassadas pela eficiente [e cheia de recursos para alocar] estratégia da SONY ao criar sua própria produtora [a ANIPLEX] e esta, seu estúdio de animação próprio, o A-1 Pictures.
Pensando parte na defesa de seus interesses e também em parte em como maximizar os lucros com esse pequeno mas ativo segmento do público consumidor japonês, a estratégia do grupo em realmente criar um verdadeiro centro de pesquisas dedicado a estudar o otaku como um verdadeiro espécime de laboratório soa assustador para certo segmento de pessoas mais idealistas, mas financeiramente é uma sacada muito da esperta.
Assim, apostas como a atual em animes focados em idol pode ser no futuro feita de forma ainda mais mecânica. Qual será o futuro que nos espera após isto?
Isso pode ser tanto bom quanto ruim. Afinal, nem todos os hits otakus são ruins.
Sim, mas nunca é bom vermos a indústria cada vez mais “dura” e “travada”.
Bem, acho que significa que se voltarão ainda mais para o nicho. De qualquer forma, várias empresas fazem isso, tipo a Globo. Acho que o efeito prático, nem deve ser tão visível assim, a não ser no gráfico dos empresários.