Ano Natsu de Matteru #04: A, B, C, Distração

Ano Matsu de Matteru #03: Segredos e Fantasias

Um episódio divertido e com um quê de distração neste que é o último antes da história efetivamente começar em Estamos Esperando Naquele Verão.

Bem, termos uma Part A leve e algo divertida que leve a uma Part B aonde a história do episódio realmente se desenvolve parece mesmo ter sido a estrutura abordada pela equipe de produção de Ano Natsu de Matteru – mesmo a série tendo diversos cliffhangers [algo que não acontece neste episódio], logo em seguida ao menos certa porcentagem do status quo logo volta no começo do seguinte. Mas, claro, aqui – mesmo lentamente – a história segue seu curso natural como se estivesse flutuando em um rio com um único destino certo ao seu final.

E neste episódio começamos pelos últimos momentos do sexteto de protagonistas antes das férias de verão na escola, focados principalmente nos pequenos lances [como Kaito praticamente sonhando com Ichika somente para abraçar… Tetsurou, como mostrado na primeira imagem deste artigo e conversas.

Aqui o triângulo amoroso principal pergunta aos personagens secundários o que pensam sobre toda aquela situação: afinal, se Garota-A gosta de Garoto-B, o que será que Garoto-B pensa a respeito de Garota-A? Como dito anteriormente nesta série de artigos, isto é tão adolescente que doi. Claro que temos uma adolescência algo mascarada, falsa, na medida para um fandom otaku [por isto esta série infelizmente jamais será algo verdadeiramente grande], mas quem se importa?

Assim, lentamente o círculo vai mais e mais se fechando – teremos mais a frente algumas viradas de mesa que finalmente devem mostrar a outra face desta série, mas até aqui temos presente – e executado com maestria – o lado que foi apresentado como a proposta inicial de Ano Natsu de Matteru, o da comédia romântica.

Ela até escorrega um pouco em não ser um perfeito exemplo da junção entre o lado mais exagerado provindo de Onegai Teacher e das séries do estúdio J.C.STAFF que fizeram fama no gênero e o mais contido [low key] que vem da última obra do diretor, Ano Hana. Claramente a intenção aqui é ser as duas coisas ao mesmo momento, o que em sua maioria consegue, mas ainda falta um pouco de liga aqui.

Partindo para a Part B deste quarto episódio, Kaito Kirishima está voltando para sua casa quando encontra o plot device que irá dar o tema deste episódio de distração, de alongamento enquanto não começa para valer o anime que é uma bela e jovem mulher a bordo de um bonito carro – afinal, como Ichika, completamente tomada pelo ciúme, se pergunta, quem é esta pessoa que aparentemente Kaito conhece e até de certo modo confia?

Assim temos presente uma verdadeira aventura vivida entre os três – enquanto Kaito e a desconhecida desde fazem compras até vão assistir a um filme de HighSchool of the Dead [sim, um jeito maroto da produtora Geneon Entertaiment promover seu anime de zumbis], Ichika vira uma verdadeira stalker que chaga a ir até a casa desta terceira pessoa para resgatar Kaito – afinal, está tomando conta deste para a Onee-chan-san.

Mas claro que tudo isto era na verdade uma longa – e divertida – maneira de distrair o espectador, afinal a irmã de Tetsurou, de volta a pequena cidade após uma briga com seu marido, era somente o afirmado acima – um recurso de roteiro. E assim os dois fazem as pazes após o clima de dúvidas [e um pouco de ilusões] presente nos últimos dois episódios – e após um rápido clipe que mostra Ichika ajudando nos estudos de Kaito, a escola finalmente acaba.

Nada melhor que o clipe final deste episódio para marcar o fim deste primeiro arco. Como dito no próprio anime, em ritmo de narração:

Kaito: As férias de verão estavam para começar.
Ichika: Aquela que nunca iria esquecer.
Kaito: O verão inesquecível.
Ichika: Tenho certeza…
Kaito: …que todos sentem o mesmo.
Ichika: Alegria, tristeza, dor.
Kaito: Tudo inesquecível…
Ichika: …e diferente de tudo…
Os Dois: …naquele verão que estava para começar.

Aproveitando que temos aqui uma resenha menor que a de costume, torna-se válido analisar tanto a abertura quanto o encerramento deste anime. Quanto as músicas, temos duas peças que são sobretudo simples e eficientes em seu clima melancólico que repito, dará a tônica da série como um todo. Nesta série de 1-cour sem orçamento de sobra para invencionices, não pode ser adotada uma solução criativa com múltiplas aberturas e encerramentos para cada situação proposta – até porque o diretor adotou aqui uma abordagem totalmente básica da obra.

Já a animação, apesar de algo limitada – e controlada – é tão bem-feita como na obra em si, utlizando filtros e outros componentes em prol de uma melhor experiência. Tanto em uma como na outra vemos que o importante é, como dito constantemente nesta seção, aquele grupo de amigos – que viverá nos oito episódios restantes da série aquela aventura inesquecível.

E tudo começa no próximo episódio…

Ano Natsu de Matteru #05: Luzes, Câmera, A- Chuva.

Ano Matsu de Matteru #03: Segredos e Fantasias Um episódio […]

9 thoughts on “Ano Natsu de Matteru #04: A, B, C, Distração”

  1. Sim lek to acompanhando esse site na boa alem de estar um pouco chatiado por so ter 12 episodios, dechando isso de lado seu conteudo esta super da Hora (Y)

  2. Por descuido, acabei não vindo comentar os episódios.
    Saiba que o tom dos seus artigos fazem com que eu te imagine como um locutor. Já explico.
    Bem, esse foi um episódio razoável. Serviu para pôr as cartas na mesa. Afinal, Garota-A gosta de Garoto-B? Resposta previsível.^^
    Ok, sobre o tom dos seus post’s, sempre tenho a impressão de que você está vendendo um produto ao apresentá-lo (o que é divertido).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *