O Melhor Anime de 2011 Segundo os Japoneses

Nesta Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2012, finalmente saiu a lista de indicados para o Oscar 2012 – como todos sabem, a mais importante premiação do entretenimento mundial; assim começa a temporada de caça aos indicados e de discussões sobre afinal, qual será o melhor filme lançado nos Estados Unidos da América no ano que se passou?

Nada melhor para se fazer no começo do ano – e no país aonde o Carnaval costuma marcar o fim período de amenidades que é este, mais ainda – que revisarmos o que passou no anterior, não é mesmo? Assim, já tivemos aqui o Melhores Animes de 2011 e em breve, o Nahel Argama Awards [que curiosamente já tem seu Lado B publicado. Que tal vermos agora as premiações que já ocorreram no Japão [e sinalizar as que ainda faltam acontecer]?

Animation Kobe Awards

TV Anime do Ano: Mahou Shoujo Madoka Magica

OVA do Ano: Mobile Suit Gundam Unicorn

Filme do Ano: Gekijouban Macross F: Sayonara no Tsubasa

Japan Media Awards Festival

Anime do Ano: Mahou Shoujo Madoka Magica

Newtype Anime Awards

Anime do Ano: Mahou Shoujo Madoka Magica

Filme do Ano: Gekijouban Macross F: Sayonara no Tsubasa

Mainichi Film Awards

Filme do Ano: Hotarubi no Mori e

Japan Academy Prize

Filme do Ano, Indicados:

– Eiga K-ON!
– Gekijouban Meitantei Conan: Chinmoku no Quarter
– Kokuriko-zaka Kara
– Tezuka Osamu no Buddha ~Akai Sabaku yo! Utsukushiku~
– Toufu Kozou

Além dessas, ainda faltam ser divulgados os resultados tanto do Tokyo Anime Award como principalmente do Animage’s Anime Grand Prix, premiação mais antiga da área e que desde 1979 fornece uma lista com as vinte melhores animações do ano – e se cuja edição de 2010/2011 já foi analisada em detalhes neste artigo no Subete Animes, espere em Abril ou Maio [época em que normalmente sai o resultado desta premiação para os animes exibidos entre Abril de um ano e Março do seguinte] algo ainda melhor e mais completo aqui no Nahel Argama.

Quanto as premiações já realizadas, nada surpreendente o domínio absoluto de Mahou Shoujo Madoka Magica – afinal, este raro sucesso de público e crítica simplesmente esteve muito a frente de seus rivais em um concorrido 2011.

Quanto aos filmes, também não é surpresa o segundo filme da franquia Macross F estar presente na lista – em um ano fraco para as estreias no cinema [ao contrário deste, no qual muita coisa vem por aí], a parte final deste corajoso tour de force que conta toda uma nova histórtia para a tela grande entreteu – e muito – seu espectador em um espetáculo repleto de shipping e shows em escala monumental. Tá, também teve um pouco de ação em robôs gigantes, mas longe do suficiente para saciar a sede dos fãs mais hardcore de mecha.

Ainda temos presentes na lista principalmente o inesperado vencedor da categoria de filme animado do ano no prestigiado Mainichi Film Awards, Hotarubi no Mori e – baseado em um manga curto de romance sobrenatural de autoria de Yuki Midorikawa, sendo adaptado pelo Brain’s Base com direção de Takahiro Omori [ou seja, exatamente dos mesmos responsáveis pelo ótimo Natsume Yuujinchou] e o provável vencedor do Japan Academy Prize que será Eiga K-ON!.

Sim, em um ano aonde aparentemente Goro Miyazaki mais uma vez não correspondeu as expectativas com Kokuriko-zaka Kara, as garotinhas do Kyoto Animation, no filme que parece ter chegado ao topo do seu potencial [pelo menos na visão do Anime News Network] de contar uma história sobre o… nada. Mas se aqui temos, mais uma vez, uma obra agradável, por que não?

Nesta Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2012, finalmente saiu a […]

3 thoughts on “O Melhor Anime de 2011 Segundo os Japoneses”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *