Eiga K-ON! Fatura Horrores nos Cinemas Japoneses


Você pode não gostar, mas é impossível negar que K-ON! é um fenômeno tanto em sucesso comercial como em ser o magnum opus do tipo de anime que representa, do chamado slice of nada¹ aonde quatro menores de dezoito anos vivem em um mundo aonde não existem problemas e homens para interromper toda a diabetes e o acúçar que literalmente escorre da tela.

E quer saber? Funciona. Em suas duas temporadas, cada qual com um feeling diferente [a primeira tem mais comédia e referências a desculpa da série, afinal as garotas deveriam fazer parte de uma banda; já a segunda é melhor dirigida e foca no tema da amizade, mas faz força até demais para conseguir chegar nos dois cours programados], temos uma série boa [que é diferente de muito boa ou ótima], divertida e despretensiosa que conseguiu ir além do fandom de sempre. Sim, temos meninas que consomem K-ON! como talvez consumiriam as mahou shoujo pirilâmpicas² de um Precure ou Jewel Pet.

Isto, mas um marketing amplamente calculado por parte dos produtores fez com que Eiga K-ON! [K-ON!, o Filme] em apenas dois dias já fosse o maior sucesso em muitos anos de uma franquia inicialmente focada para otaku nos cinemas japoneses, faturando incríveis 316 milhões de ienes [ou 6 milhões de reais] nestes, simplesmente o dobro da também aguardada animação de Tintin dirigida por nada mais nada menos que por Steven Spielberg. Só para se ter uma ideia, é quase o faturamento total do grande sucesso de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha the Movie 1st nos cinemas e mais que os dois filmes de Higashi no Eden somados.

Sim, é assustador. E o ponto principal aqui é que K-ON!, ao contrário de um Madoka Magica ou TIGER&BUNNY, não precisa de uma equipe competente no momento certo fazendo a coisa certa do jeito certo. Claro que K-ON!, o original, é tudo isso [principalmente ao pensar em popularidade e faturamento], mas há espaço para os Yuru Yuri e A Channel também venderem facilmente cinco mil cópias apenas seguindo a receita do bolo. E é isso que faz diferença para os produtores na hora de pensar o que animar e o que não.

¹ – Como diria a sumida @tankochan.

² – Pergunte o que significa isso para a @hakeru_chan

Você pode não gostar, mas é impossível negar que K-ON! […]

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