ANIKENKAI AWARDS 2016 – O Melhor dos Animes

ATENÇÃO, ATENÇÃO! Está começando o 7o ANIKENKAI AWARDS, o prêmio animístico mais importante da blogsfera (para mim). No decorrer de doze categorias vocês ficarão sabendo o que teve de melhor no mundo dos animes segundo o juri do Anikenkai.

Fico muito feliz de poder, pode mais um ano, compartilhar com vocês o que eu assisti de melhor no mundo dos animes. Agradeço a todos que acompanham o Anikenkai e que, de alguma maneira, se importam com o Anikenkai Awards.

As regras continuam as mesmas: Para estar elegível, o anime precisa…

– Ter terminado em 2016.
Não ser OVA, filme ou especial para TV.
– Nas categorias musicais, as músicas precisam ter estado no ar 2016.

Como aconteceu no ano passado, o vencedor da categoria de Melhor Anime esteve claro durante todo o decorrer do ano. Porém, sei que tivemos competidores de peso esse ano e, como poderão ver pela seleção abaixo, 2016 até que foi bem servido no que tange a bons animes. Fico no aguardo dos comentários de vocês sobre as minhas escolhas e, claro, com as escolhas de vocês!


MELHOR CENÁRIO

Essa categoria se tornou um marco do Anikenkai Awards desde sua 1a edição, porém, é a primeira vez que um anime ganha duas vezes e em dois anos seguidos! Hibike Euphonium 2 pode não ter sido tão eletrizante quanto a 1a temporada, mas é inegável como eles conseguiram manter a qualidade visual geral e, claro, seus belíssimos cenários. As cenas de plano aberto ou de transição de Hibike Euphonium 2 são de encher os olhos. Mais impressionante ainda é como os personages se fundem bem com o cenário dando uma verossimilhança absurda às cenas que só colaboram com nossa catarse.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

Dando prosseguimento às categorias artísticas, nós tivemos uma boa competição pelo título de Melhor Direção de Arte. Animes como o próprio Hibike Euphonium 2, Kotetsujou no Kabaneri e Kiznaiver tinham plenas condições de levar o título, porém, resolvi premiar o anime que, na minha opinião, foi o mais original, ousado e melhor usou sua arte em prol da sua narrativa: MOB PSYCHO 100. Se esse anime não tivesse o estilo de arte que tem perderia metade da graça. MOB PSYCHO 100 tem um visual único e que representa um dos vários motivos para assistí-lo.

MELHOR ANISONG

Eu sei que essa categoria é bastante subjetiva e, por isso mesmo, eu deixo toda a minha subjetividade me levar na escolha da melhor anisong do ano. Assim sendo, a música que mais me embalou em 2016, que me agradava toda vez que aparecia nos episódios da semana, foi Soundscape – TRUE. Infelizmente no youtube só consegui achar a versão curta do clipe, mas vale a conferida.

MELHOR ANIME CURTO

Essa categoria foi uma das mais fáceis de escolher um vencedor devido à falta de competidores. Praticamente não houve nenhum anime capaz de ameaçar a vitória de Uchuu Patrol Luluco. No Fechando a Porta que gravamos sobre esse anime você pode conferir por que não só esse anime é o vencedor dessa categoria como um dos melhores animes de comédia do ano! Talvez tenha sido a primeira vez que eu tenha colocado um anime curto como candidato às categorias principais. Uma comédia hilária, sagaz e muito bem feita. E o melhor de tudo? Dá pra assistir tudo de uma tacada só sem nem ver o tempo passar.

MAIOR SURPRESA

Seria impossível fazer uma lista de melhores do ano sem mencionar pelo menos uma vez Yuri on Ice!. O anime que uniu a comunidade animística nesse final de ano e conseguiu extrapolar a esfera do fandom e atingir um público bastante heterogêneo, incluindo patinadores profissionais, merece o prêmio de maior surpresa do ano. Você podia até já conhecer o trabalho da Sayo Yamamoto, mas era impossível que você tivesse previsto o sucesso que esse anime viria a se tornar! Seja o trabalho cuidadoso com as rotinas de patinação (em especial no primeiro e no último episódios), seja pela dinâmica sensacional entre Yuri e Viktor, seja pelo elenco de personagens carismáticos… serão apenas alguns dos vários motivos para termos Yuri on Ice aqui.

MELHOR TRILHA SONORA

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é um anime que roda em torno de uma antiga prática teatral japonesa que, em resumo, é performada por um único “ator”, sentado no palco, fazendo todos os personagens e com um acompanhamento musical apenas quando entra e quando sai do palco. Durante a apresentação, apenas sua voz embala a história que estiver contando. Felizmente a produção do anime não resolveu seguir a mesma “tradição” ao adaptar essa magnífica história e decidiu embalar a mesma com uma trilha sonora com fortes inspirações no jazz, oscilando seus trompetes, pianos, baterias e cordas por entre os vários momentos marcantes desse anime. A produção não poupou esforços e elaborou diversas faixas para a trilha do anime. Não é a toa que ela foi lançada em 2 volumes, sendo o primeiro com 2 discos e o segundo com apenas 1, totalizando 72 faixas! Recomendo correrem atrás pois cada uma delas vale ser escutada.

MELHOR CONTINUAÇÃO

UAU! Simplesmente… UAU! Quando anunciaram que a 3a temporada de Haikyuu!! se passaria inteiramente em um único jogo, eu fiquei apreensivo. Eu vivi a época em que assistir ao anime de Dragon Ball significava aguentar uma lenga lenga absurda entre um golpe e outro, mas Haikyuu!! me mostrou que, quando se tem competência e controle narrativo, você consegue fazer o espectador ficar na ponta da cadeira episódio após episódio, mesmo que ao final tenha sido tudo apenas um jogo. E QUE JOGO! Fica complicado falar mais sobre o que aconteceu sem estragar a experiência de quem não conhece o anime, afinal, estamos falando da 3a temporada e não a 1a. Por isso, só digo uma coisa: corre atrás dessa série e assista… ou leia o mangá. Não importa como você vá consumir essa série, a qualidade é nada menos que animal!

MELHOR ANIME DE COMÉDIA

Muitos vão argumentar que Flying Witch não é uma “comédia” per se e eu não tiro a razão de quem o fizer. Porém, por falta de uma categoria que se adeque melhor ao estilo de anime que ele é (iyashikei, para quem estiver interessado), vou manter esse tipo de história aqui. E embora nós tenhamos alguns competidores de peso ao lado de Flying Witch (como Yuri on Ice e MOB PSYCHO 100), não teve nenhum outro que me envolveu mais do que ele. Sim, esse é um daqueles animes em que nada acontece, mas só de poder compartilhar pequenos fragmentos da vida daqueles personagens e conhecer um pouquinho suas realidades já foi extremamente gratificante. Sem contar que não lembro de ter assistido a um anime envolvendo magia que o tratasse de maneira tão sutil e natural como Flying Witch (para os interessados nesse aspecto, recomendo o texto Just Enought Magic: Flying Witch). Sei que é um anime “para poucos”, mas recomendo que deem uma chance. Pode ser que, assim como eu, o anime os conquiste de maneira irreparável.

MELHOR ANIME DE AÇÃO

Esse ano tivemos poucos competidores nessa categoria, mas, assim como na categoria “Animes Curtos”, isso não é motivo para desmerecermos o vencedor: Ushio to Tora – 2a Temporada. Quem diria que um anime baseado em um mangá shonen esquecido no tempo poderia ter dado tão certo em 2016 como esse deu? Ushio to Tora é um exemplo do melhor que o shonen dos anos 90 tinha a oferecer e eu fico muito grato que o estúdio MAPPA ter decidido adaptá-lo por completo mesmo com quase 20 anos (!!!) do mangá tendo terminado. Não há dúvida que o trabalho foi de extrema competência e a história conseguiu me envolver e me empolgar a cada episódio. Peguei o mangá para ler e enquanto este infelizmente está um pouco datado, o anime conseguiu trazer nova vida para o material e, com certeza trouxe muita gente na minha faixa etária de volta à infância. Se por acaso você deixou esse anime passar, procure para assistir pois vale muito a pena.

MELHOR ANIME DRAMÁTICO

Segundo prêmio para Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu nesse Anikenkai Awards e não foi por falta de bons concorrentes. Hibike Euphonium 2 foi muito bom, poderia ter seguido o caminho da 1a temporada e ter ganhado nessa categoria esse ano também, mas não dá pra competir com Shouwa Rakugo. Esse anime foi simplesmente fantástico do começo ao fim. Vou me abster de comentar mais aqui nessa categoria porque…

Rufem os tambores, é hora do…

MELHOR ANIME DE 2016

EXATO! Porque Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é o melhor anime de 2016 segundo o Anikenka! Como disse acima, esse anime foi fantástico do começo ao fim. Seja pelo seu ousado 1o episódio duplo mostrando uma apresentação inteira de rakugo; pelo seu ainda mais ousado 2o episódio que voltou no tempo para mostrar o passado do mestre, não a história do aprendiz que conhecemos no 1o; seja pela sua INCRÍVEL ambientação, que retrata diversas décadas da Era Shouwa (tanto antes quanto depois da 2a Guerra Mundial); seja pela amizade/rivalidade da dupla de protagonistas extremamente carismáticos e bem desenvolvidos; seja pelo elenco animal de dubladores que me fez perceber quando estou diante de alguém que realmente domina a arte da dublagem… enfim, os motivos para se gostar dessa série são vários. Não tinha como premiar nenhum outro nessa categoria se não Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu e, embora eu tenha dito que eu estaria bastante satisfeito se só tivéssemos uma temporada, eu estou DOIDO para ver a segunda, que já está para estrear agora no início de 2017!

Melhor Anime de 2016 (Starro)

Vencedor: SHOUWA GENROKU RAKUGO SHINJUU

Apesar de seus valores de produção não serem dos mais impressionantes, Showa Genroku Rakugo Shinjuu tem uma riqueza de conteúdo que nenhum outro anime deste ano conseguiu igualar. Em 12 episódios (dos quais o primeiro é duplo), temos uma reconstituição detalhada e convincente da era Showa, uma rivalidade artística que personifica o eterno conflito entre tradição e renovação, um triângulo amoroso trágico, um dos protagonistas mais fascinantes e enigmáticos dos últimos anos e, acima de tudo, apresentações de Rakugo maravilhosamente interpretadas pelos dubladores Akira Ishida e Koichi Yamadera, sob a direção sutil, sensível e ocasionalmente hipnótica de Mamoru Hatakeyama.


E com isso chegamos ao fim do 7o Anikenkai Awards! Agora é hora de ouvir o que vocês tem a dizer! Comentem os vencedores e digam quais foram, para vocês, os melhores animes de 2016! O espaço dos comentários está aberto para todos opinarem!

Que 2017 tenha excelentes animes!

Quer conferir os vencedores dos Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards / 4º Anikenkai Awards / 5º Anikenkai Awards / 6º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ATENÇÃO, ATENÇÃO! Está começando o 7o ANIKENKAI AWARDS, o prêmio […]