ANIKENCAST #012 – E o moe não matou os animes…

Discutir a presença do moe nos animes não é uma discussão nova, mas até hoje é um assunto recorrente entre os fãs. Por isso, Diogo Prado e Starro se juntaram a Rúbio e Natth para discutirem sobre esse aspecto dos animes e como está sua situação depois do boom do início dos anos 2000, o que ele trouxe de bom e ruim para a indústria e, principalmente, por que ele não matou os animes, como muitos o acusam de ter feito. Um cast com diferentes opiniões e pontos de vistas para tentarmos entender como está o status do moe em pleno 2016.

anikencast_001_post-b

Anikencast #012 – E o moe não matou os animes…
[68 min / 47MB]

Índice de Episódios do Anikencast!

#Anikencast

Participe!

Mande e-mails para [email protected] ou comente aqui mesmo no post! Deixem sua opinião sobre o que foi falado e nos enviem sugestões de temas que vocês querem que a gente comente! A nossa ideia é sempre trazer tópicos sugeridos pelos ouvintes para nossas discussões!

Acompanhe

Facebook: http://www.facebook.com/mbbanikenkai
Facebook: https://www.facebook.com/portal.genkidama
Twitter: http://twitter.com/didcart
Tumblr: http://mbbanikenkai.tumblr.com/

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Discutir a presença do moe nos animes não é uma […]

11 thoughts on “ANIKENCAST #012 – E o moe não matou os animes…”

  1. Uma coisa e fato , ocidente sempre vai querer animes com temática um pouco mais adultas ou que e focado e batalhas etc….No oriente em geral predomina o gosto pelo que ta vendo se isso faz sucesso ,vamos ver e fazer so sobre isso .Como a nath falou os studio não estão conseguido mais ter uma vendagem de bluray boa .Alguns studio foram fechados como Gainax Manglobe .
    Resumindo sim focar a produção de animes so no que ta vendo uma hora vai quebrar a industria um pouco.

  2. Lembrando qdo a expressão e o uso ficou popular foi com Suzumiya em 2006 ainda…

    Sobre MOE ser estilo, não é estilo na verdade, mas sim um artimanha para vender, como bem lembrado ao comparar com fanservice. Animes são produtos a serem vendidos. Eqto houver comprador, haverá produção em massa destes produtos. O lance de ter mta porcaria, isso é por conta da internet. Na época mesmo de Evangelion teve mta porcaria mas a gente não tinha acesso a isso. Hoje o anime curta exibido nos intervalos de dois animes importantes a gente acaba conhecendo.

    E vcs confirmaram o que eu pensava: fujoshis de hoje são os otakões de ontem hahahahaha…

    Bom podcast e só vim aqui por conta do banner de Girls und Panzer. Recomendo p/ quem gosta de tanques hahahaha…

  3. O moe foi só benéfico para indústria, construiu uma cultura que possibilito maior segurança no investimento em animes. Aqueles que falam que o moe matou ou vai matar a indústria ou dizem que ela precisa ser “salva”, eles olham os animes da temporada e acham que porque praticamente todos animes são com estética moe eles tão roubando o espaço dos “animes sérios” deles, mas esse foi um espaço que a “cultura moe” criou, é só olhar a quantidade de animes que eram lançados por temporada antigamente e hoje, olhar as vendas, as influências e como a indústria funciona. Outra coisa que costumam fazer bastante é pegar os animes lançados em um período gigantesco como, por exemplo, um período de 30 anos e comparar com apenas o último ano de lançamentos de anime para dizer que os animes de antigamente eram melhores ou “mais sérios”.
    Quanto a queda na venda de BDs, não acho que uma queda represente um risco para indústria como algumas pessoas tão colocando, isso é normal, ainda mais em uma época de crise, logo elas voltam a crescer.

    1. Realmente é bem engraçado esse negocio de antigamente os animes eram melhores dai a pessoa cita akira, evangelion e madoka magica que são de épocas totalmente diferentes

  4. Eu sempre fico puto com esses alarmistas, que dizem que o anime,mangá,cinema,livro e etc estão morrendo.

    Simplesmente a modinha muda, como vocês citaram já houve uma época em que a moda era fazer anime de robo gigante com um toque mais cabeça por causa do sucesso de evangelion,

    Tambem tem os malditos hipsters que só acham que um anime vale apena se chegar revolucionando a industria, só que a realidade é que não é toda temporada que vai sair um evangelion.

    E a questão do moe pra min é algo muito mais ligado a estética do que a historia em si, por exemplo, berserk que é um anime sanguinolento tem um ou outro personagem que possui essa estética

    Sobre a nova modinha dois animes creio eu que vá ser super herois devido ao sucesso de one punch e boku no hero

  5. Gostando ou não, o moe contribuiu para os animes contemporâneos serem o que são hoje. E a gente ama eles, então, é superar isso e bola pra frente. =)

  6. Para mim o Moe sempre existiu na industria dos animes, ele só evoluiu ao longo dos anos, se você considerar a definição da Wikipédia a respeito: “Moe (em japonês: 萌え) é uma gíria que originalmente refere-se a um interesse em particular para personagens femininas descritas como “fofas” ou “adoráveis” (kawaii).”, você poder enquadrar uma infinidade de animes como Urusei Yatsura (1986); Nadia: The Secret of Blue Water (1990), Ai Yori Aoshi (2002), etc. Mas até então, era mais um recurso utilizado para agradar os fãs, e não o tema central como vem ocorrendo nos últimos anos.

    Aliás, para mim, bem antes de K-on!, o anime que considero como um dos precursores do Moe atual é Ah! My Goddess (1993), que possui muitos elementos usados hoje.

    Quanto a industria do anime estar morrendo, recomendo os seguintes videos que ajudam a ter uma melhor visão a respeito:
    https://youtu.be/pA7fMTbHxUg

    https://youtu.be/UalwtbZIZb8

  7. sou otaku antigo, lá da geração US Manga, demorei a baixar a resistência pra series moe acho q a series que me fizeram dá uma chance pra animes que começam com essas forçações de barra de menina super fofinhas foi Clannad e Working apesar que vi coisas bem antes como Dna², video girl ai( essa considero moe) , Tenchi, El hazard. Qual a musica do final do podcast e o trecho que o cara fala faz parte da musica?

Deixe um comentário!