BEDA #16 – O que te faz acompanhar um anime?

Recentemente fiz um post falando sobre os animes que droppei recentemente e daí resolvi então expandir um pouco a discussão e falar também sobre os motivos que nos fazem continuar acompanhando um anime semana após semana.

De primeira eu diria que os motivos que cada um tem para acompanhar um anime são dos mais variados e seria impossível aqui abordar todos. Irei focar então nos aspectos que me fazem querer acompanhar uma série, assim como um ou outro que já vi amigos comentando sobre. Ao final da leitura, não deixem de compartilhar o que os fazem acompanhar uma série para ampliarmos ainda mais as possibilidades!

Para mim, o principal emento que um anime tem que ter para me conquistar é uma história interessante. E por mais abstrato e subjetivo que isso soe, é um fato que quando um anime tem uma história que nos atrai, que nos faz querer saber o que vai acontecer no episódio seguinte, etc, isso nos motiva a voltar a assistí-lo semana a semana. Porém, o que faz uma história ser interessantes para além do plot?

Eu diria para vocês que bons personagens são parte fundamental. Coloque um grupo de personagens com personalidades individualmente e coletivamente interessantes e já terá meio caminho andado. Porém, é importante também vermos que esses personagens, de alguma maneira, reagem aos acontecimentos e aprendem com eles. Essa ideia de crescimento e de desenvolvimento de personagem é uma das coisas que mais me atrai em uma série.

watchanimetv08

Entretanto, não devemos cair na ideia de que “um personagem só é bom se houver algum desenvolvimento do mesmo”. Embora essa seja uma boa maneira de se construir bons personagens, ela não é a única. Existem situações em que acompanhamos animes pois nos identificamos com os personagens da maneira como eles são e justamente pelo entretenimento de sua normalidade. Vários animes slice of life seguem essa premissa. É só um cara querendo viver sua vida em meio aos conflitos do dia a dia. Não é necessária a presença de um desenvolvimento profundo de seu ser para que ele seja interessante. As situações em que ele se encontra e a maneira como ele lida com as coisas são suficientes para nos manter atraídos. O carisma do personagem te conquista.

Para além dos personagens, o que uma boa história pode ter que nos atraí é sua ambientação. Animes como o recente Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu são exemplos de como — além de um plot interessante e de personagens cativantes — a ambientação faz toda a diferença. A habilidade de criar e recriar mundos e épocas e nos fazer viajar para esses “universos” é uma das grandes fascinações da literatura, do cinema e, por que não, dos animes. Sejam esses mundos uma simples escola secundária japonesa ou todo um mundo fantástico complexo na grande era dos piratas. Quando um autor consegue nos deixar interessados por onde a história se passa, naturalmente isso vai nos querer ver mais.

anime-watching-anime

Aproveitando que falei sobre autores, esse é um outro aspecto que faz muita gente querer ver um anime: quem o produziu. Seja um estúdio, seja um diretor, um roteirista, um animador, um designer de personagens, etc. Com o tempo assistindo a animes, nós acabamos criando uma certa afinidade com os criadores. Quando assistimos um anime que nos agrada muito e vemos que o pessoal que o criou fez outros, é natural que queiramos assistí-los também. Podemos quebrar a cara com isso, obviamente, mas estamos sempre propícios a dar uma chance a algo feito por quem já fez coisas que gostamos. É só ver o caso do Starro (quem não conhece o Starro deveria ouvir o Anikenkai Anime Club) com Mayoiga. Ele gosta tanto do trabalho do diretor e da roteirista que, mesmo com um primeiro episódio mais ou menos, ele vai continuar assistindo.

Todo mundo tem seus motivos e aqui expus brevemente alguns dos que me fazem querer acompanhar um anime. Talvez eu desenvolva melhor alguma dessas ideias em futuros posts, mas o objetivo desse BEDA é querer saber um pouco sobre vocês também. Então, como pedi no início, vão nos comentários e digam o que te faz querer acompanhar um anime? O que faz uma história ser interessante pra você? O que faz um personagem ser interessante pra você? Até que ponto vocês se importam com os criadores que fazem tal anime… e por aí vai!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Recentemente fiz um post falando sobre os animes que droppei […]

7 thoughts on “BEDA #16 – O que te faz acompanhar um anime?”

  1. No que diz respeito ao enredo, o que me atrai é uma profunda e sem furos, algo que me estimule ou me prenda ao roteiro de forma a sempre querer ver ‘o que acontece depois’, e para slice of life, o caso é diferente: busco uma história leve, algo que não fuja à premissa que me foi prometida, geralmente com personagens simpáticos e uma ambientação confortável no maior estilo Non Non Biyori. Simples assim.
    Considero uma história interessante quando ela não subestima a inteligência do espectador, e não poupa recursos de roteiro, como muitos animes por aí, para deixar a história mais ‘acessível’ ao público. Obviamente há casos e casos.

    Personagens interessantes, em minha opinião, são os mais realistas. Aqueles em que podemos dizer com certeza: “Na situação dele, eu provavelmente faria a mesma coisa”. Em uma mídia com tantas obras de ficção e fantasia, isto está cada vez mais raro; logo, este é um dos aspectos que eu menos critico. Porém, há certos casos que encomodam muito. O exemplo mais recente é aquele estudante protagonista em Haruchika. O guri, com 14 anos, é onisciente. PelamordeDeus.

    Já no que diz respeito aos criadores, sempre busco acompanhar as obras dos gigantes da indústria, mas é de longe o aspecto que menos considero na hora de assistir algo. Gosto muito de ver as obras dos iniciantes; prova disso é meu MyAnimelist, que está cheio de curtas e OVAs experimentais e estranhos.

    1. O haruta é provavelmente um dos personagens mais irritantes da temporada passada hahahaha. Eu não cheguei a odiar ele, mas era mt chato ele estar presente em todas as situações e saber de absolutamente tudo. Haruchika, alias, foi uma grande decepção pq eu estava achando que ia ver uns misterios super legais, mas não foi isso que aconteceu

      1. Sem dúvida.
        Haruchika aparentou ser um misto de desleixo de enredo e indecisão em qual rumo tomar. Me prometeram um anime de música, e no final é um anime de mistério mal feito. Não sei o que está acontecendo com a P.A. Works, mas que tem alguma coisa errada (desde Glasslip), todo mundo já percebeu.
        Assisti em velocidade 4x~8x, só pra ter argumento pra criticar depois… haha

        1. Esse anime foi uma enganação. Se eu fosse reclassificar haruchika, colocaria somente como slice of life. Pq a musica é praticamente irrelevante e os misterios parecem pra criança de 10 anos. Como eu quase não vi animes da PA works eu não sabia o que esperar. Espero que os proximos animes deles não sejam desse nível.
          ps: tb assisti ate o final pra criticar. Os ultimos eps foram tristes de aguentar hahahahhah

  2. varias coisas podem me fazer acompanhar um anime, indo desde personagens carismáticos e interessantes, passando por uma boa ambientação, um universo bem desenvolvido, uma historia bem desenvolvida, ou mesmo uma trilha sonora marcante(uma combinação de tudo isso melhor ainda!)

    o meu gosto para animes e bastante variado, eu vejo desde um horror/terror/gore com sangue jorrando para todo o lado! até um slice of life nada acontece. eu gosto que o anime cumpra com o que foi proposto, se é para desenvolver um romance entre duas pessoas, por exemplo, que esse desenvolvimento faça sentido, não seja apenas algo superficial ou forçado. e mesmo que seja algo mais descontraído ,como um slice of life, não quer dizer que não precisa ser bem feito, eu mesmo gostei muito de Barakamon e adoro Non Non Biyori, esse que nem historia tem! só tem uma premissa(o dia a dia de garotas que moram no interior, pronto) mas eu gostava muito da ambientação e da sensação de conforto que ele me dava.

    já quanto a criador, estudio, produtor ou o que for, para mim não faz tanta diferença assim, claro que se for algo de alguém que tem algo de sucesso no currículo(seja como produtor, autor ou diretor) e que eu tenha gostado, a vontade de querer acompanhar o anime,ou manga se for o caso, aumentam bastante. mas, como eu ja disse, para mim isso não importa muito se for algo que me chame a atenção, seja qual for o motivo, eu vou dar pelo menos uma chance.

  3. Rapaz essa me pegou, eu posso dizer se gostei ou o porque gostei de alguma obra após assisti-la, mas não consigo dizer o que especificamente me faz gostar de alguma, isso porque todos os elementos que consegui pensar são genéricos e mesmo dentro deles existem obras que não possuem um ou vários desses elementos genéricos e mesmo assim eu acabo gostando. Mas uma coisa que me atrai bastante nas obras japonesas é como eles usam a “loucura” para explicar algo cotidiano (ou nem tanto), afinal em que lugar do mundo teríamos: “Vampiros artificiais nazistas que invadem Londres em zeppelins e lutam contra a igreja protestante e a igreja católico que possuem respectivamente como principal arma um vampiro milenar e um padre modificado geneticamente?” ou “Um professor polvo alienígena que pretende destruir a terra a menos que um grupo de alunos que ele da aula o matem?”.
    Espero não ter ficado confuso.

  4. Tem alguns estúdios que eu sempre dou preferencia, como sunrise, jcstaff e madhouse. Mas eu tambem gosto de assistir animes de outros estudios pra dar uma variada. No momento eu estou com um pé atras com a pierrot por causa de tokyo ghoul, mas se aparecer algum anime deles que eu goste muito da sinopse eu topo assistir numa boa.

    Pra o anime me conquistar, é fundamental que os personagens me cativem. Eu tenho que me importar com alguns deles pra que eu consiga continuar assistindo a serie.

    Outra coisa que me faz gostar mt de um anime, é notar que ele não é apelativo demais (eu me refiro aqui ao excesso de fan service). O fanservice de konosuba, por exemplo, me irritou mt. Mas não foi so por isso que eu detestei esse anime hahahah.

    Com relação a animaçao eu não sou exigente. Pra eu dropar ou detestar um anime por causa da animação, tem que ser uma coisa muitooo mal feita.
    A trilha sonora tb não influencia mt pra mim. Logico que se for bem feita melhor ainda, mas se eu não gostar da historia e dos personagens não tem trilha sonora e cg que salvem o anime.

    E sobre o genero, eu tambem gosto de variar pra não enjooar. Tirando echii, yaoi, yuri, shonen e shoujo ai, eu assisto os outros generos numa boa. Consigo dar 10 tanto pra um romance como para um anime de aventura.

Deixe um comentário!