BEDA #16 – O que te faz acompanhar um anime?

Recentemente fiz um post falando sobre os animes que droppei recentemente e daí resolvi então expandir um pouco a discussão e falar também sobre os motivos que nos fazem continuar acompanhando um anime semana após semana.

De primeira eu diria que os motivos que cada um tem para acompanhar um anime são dos mais variados e seria impossível aqui abordar todos. Irei focar então nos aspectos que me fazem querer acompanhar uma série, assim como um ou outro que já vi amigos comentando sobre. Ao final da leitura, não deixem de compartilhar o que os fazem acompanhar uma série para ampliarmos ainda mais as possibilidades!

Para mim, o principal emento que um anime tem que ter para me conquistar é uma história interessante. E por mais abstrato e subjetivo que isso soe, é um fato que quando um anime tem uma história que nos atrai, que nos faz querer saber o que vai acontecer no episódio seguinte, etc, isso nos motiva a voltar a assistí-lo semana a semana. Porém, o que faz uma história ser interessantes para além do plot?

Eu diria para vocês que bons personagens são parte fundamental. Coloque um grupo de personagens com personalidades individualmente e coletivamente interessantes e já terá meio caminho andado. Porém, é importante também vermos que esses personagens, de alguma maneira, reagem aos acontecimentos e aprendem com eles. Essa ideia de crescimento e de desenvolvimento de personagem é uma das coisas que mais me atrai em uma série.

watchanimetv08

Entretanto, não devemos cair na ideia de que “um personagem só é bom se houver algum desenvolvimento do mesmo”. Embora essa seja uma boa maneira de se construir bons personagens, ela não é a única. Existem situações em que acompanhamos animes pois nos identificamos com os personagens da maneira como eles são e justamente pelo entretenimento de sua normalidade. Vários animes slice of life seguem essa premissa. É só um cara querendo viver sua vida em meio aos conflitos do dia a dia. Não é necessária a presença de um desenvolvimento profundo de seu ser para que ele seja interessante. As situações em que ele se encontra e a maneira como ele lida com as coisas são suficientes para nos manter atraídos. O carisma do personagem te conquista.

Para além dos personagens, o que uma boa história pode ter que nos atraí é sua ambientação. Animes como o recente Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu são exemplos de como — além de um plot interessante e de personagens cativantes — a ambientação faz toda a diferença. A habilidade de criar e recriar mundos e épocas e nos fazer viajar para esses “universos” é uma das grandes fascinações da literatura, do cinema e, por que não, dos animes. Sejam esses mundos uma simples escola secundária japonesa ou todo um mundo fantástico complexo na grande era dos piratas. Quando um autor consegue nos deixar interessados por onde a história se passa, naturalmente isso vai nos querer ver mais.

anime-watching-anime

Aproveitando que falei sobre autores, esse é um outro aspecto que faz muita gente querer ver um anime: quem o produziu. Seja um estúdio, seja um diretor, um roteirista, um animador, um designer de personagens, etc. Com o tempo assistindo a animes, nós acabamos criando uma certa afinidade com os criadores. Quando assistimos um anime que nos agrada muito e vemos que o pessoal que o criou fez outros, é natural que queiramos assistí-los também. Podemos quebrar a cara com isso, obviamente, mas estamos sempre propícios a dar uma chance a algo feito por quem já fez coisas que gostamos. É só ver o caso do Starro (quem não conhece o Starro deveria ouvir o Anikenkai Anime Club) com Mayoiga. Ele gosta tanto do trabalho do diretor e da roteirista que, mesmo com um primeiro episódio mais ou menos, ele vai continuar assistindo.

Todo mundo tem seus motivos e aqui expus brevemente alguns dos que me fazem querer acompanhar um anime. Talvez eu desenvolva melhor alguma dessas ideias em futuros posts, mas o objetivo desse BEDA é querer saber um pouco sobre vocês também. Então, como pedi no início, vão nos comentários e digam o que te faz querer acompanhar um anime? O que faz uma história ser interessante pra você? O que faz um personagem ser interessante pra você? Até que ponto vocês se importam com os criadores que fazem tal anime… e por aí vai!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Recentemente fiz um post falando sobre os animes que droppei […]