BEDA #03 – Precisamos de uma segunda temporada de Shouwa Rakugo?

Terceiro dia de BEDA e eu cá com meus botões pensando no que escrever até que percebo que não comentei em nenhum lugar ainda sobre o anúncio da segunda temporada de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu. Então, que tal começarmos fazendo a seguinte pergunta: será que precisamos de uma segunda temporada de Shouwa Rakugo?

Shouwa Rakugo foi o meu anime preferido dessa última temporada e será devidamente comentado no Anikenkai Anime Club dessa semana e também em um post mais detalhado que deve ir ao ar muito em breve. Assim sendo, seria natural eu reagir positivamente ao anúncio de uma segunda temporada, não é? SIM, CLARO QUE SIM!

No primeiro episódio do anime, que, inclusive, teve cerca de 40 minutos de duração, nós conhecemos a breve história de Kyoji, um ex-presidiário que, durante seu tempo na prisão, teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do grande mestre do rakugo, Yakumo Yuurakutei. Encantado com esse tipo de performance — onde um homem senta-se de joelhos sozinho de frente ao público e munido apenas de seu “casaco” e um leque, conta uma história complexa e envolvendo diversos personagens, normalmente com uma temática cômica — Kyoji decide que seu primeiro ato quando sua sentença acabar será pedir para se tornar aprendiz de Yakumo. E ele o faz. Depois de muita insistência, Yakumo acaba o aceitando como seu discípulo e ele passa a morar em sua casa.shouwa_rakugo_01

Lá, ele conhece Konatsu, filha de um falecido amigo de Yakumo que desde pequena vive sob seus cuidados. Porém, Konatsu não parece feliz, mas sim ressentida com seu atual “pai”, chegando até a acusá-lo de ser o culpado pela morte do verdadeiro pai. Depois de uma série de eventos, Yakumo decide também atender os desejos de Konatsu e decide que irá ensinar Rakugo para ela ao lado de Kyoji. Nesse ponto, Yakumo decide contar para os dois a história de como ele conheceu rakugo. Há bastante tempo, no recente pós-Guerra, antes dele ter o nome que tem. Se chamava Kikuhiko e seu amigo, e futuro pai de Konatsu, Sukeroku.

A primeira temporada inteira foi dedicada a contar essa história do passado de Yakumo e que história foi… mas é aí que eu fico com sentimentos um tanto conflitantes quanto a uma segunda temporada. Embora eu entenda a necessidade, já que o futuro de Kyoji e Konatsu fica no ar, a história de Kikuhiko e Sukeroku é tão fechadinha, tão coesa, tão interessante por si só que ao final dos 13 episódios da temporada eu me senti plenamente satisfeito com o que vi.

Shouwa_Rakugo_02

É raro eu me sentir assim, como se o anime que eu acabei de assistir tenha me entregado tudo que prometeu e tudo que deveria entregar. Não sei se vocês ao assistirem também se sentiram assim, mas se realmente não tivessem anunciado uma segunda temporada eu não sentiria necessidade de uma de tão boa e conclusiva que foi a primeira. Então, embora lá em cima eu tenha respondido que sim, eu reagi positivamente a tal anuncio, eu fico me perguntando se essa segunda temporada é realmente necessária.

Provavelmente daqui a algum tempo, quando a primeira temporada deixar de estar tão fresca na minha memória, eu passe a sentir necessidade de mais, mas, por enquanto, com ou sem primeira temporada, eu estou feliz pra caramba. Por isso, não me entendam mal. Não é como se eu não quisesse uma segunda temporada, mas por eu ter ficado tão feliz, mas tão feliz mesmo com a primeira, o fato de uma segunda existir ou não pra mim não faz diferença.

Mas quero saber de vocês. Como vocês se sentiram com o anúncio dessa segunda temporada? Entendem, nem que um pouco o meu ponto de vista (rs)? Deixem aí nos comentários o que vocês pensam sobre esse assunto e vamos discutir um pouco!

Ah, e se não viram a primeira temporada de Shouwa Rakugo ainda, não percam tempo e vão conferir! Está disponível no Crunchyroll!

PS: Não percam o Anikenkai Anime Club essa semana pois falaremos do final de Shouwa Rakugo 1ª Temporada, e também o futuro post de review final dela também quando sair!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Terceiro dia de BEDA e eu cá com meus botões […]

7 thoughts on “BEDA #03 – Precisamos de uma segunda temporada de Shouwa Rakugo?”

  1. Este sem sombra de dúvidas foi meu anime preferido, a profundidade dos personagens principais da trama Kiku, Shin e Myio realmente me marcou, sinceramente gostei de abstrair cada um destes personagens, suas necessidades, paixões, vícios, inveja, vingança, arrependimento, é impressionante como você encontra um pouco de tudo isso no decorrer desta história. Eu honestamente gostei de saber que vai haver uma 2ª temporada, principalmente porque por mais que os creditos finais termina com uma cena linda, acho que está na hora de contar um pouco da historia de Yakumo, Konatsu e Kyoji. No meu entender é bem claro que mesmo existindo um ódio amargurado de Konatsu por Yakumo, e ele mesmo demonstrar um coração de pedra muitas vezes para com ela desde que se tornou seu guardião, no fim existe um amor de pai ali meio que indireto, um carinho como aquele quando ele cortou o cabelo dela, ou ainda escolheu acolher e respeitar a decisão dela de ter um filho sozinha (subentendi isso pois o mesmo dizendo “faça o que quiser” não pareceu bravo ou descontente, e sim o mordomo teve esse sentimento de desonra), no fundo Yakumo sabia que ela nunca poderia ser uma praticante de Rakugo, nunca poderia carregar o nome do pai, então deixou ela livre para escolher seu próprio caminho, pelo menos abstraio isto desta relação. Konatsu também apesar de sempre carregar uma amargura, ao mesmo tempo com toda essa demonstração de ódio, birra e rancor, necessita sempre descarregar sua carga emocional em Yakumo, também vi uma necessidade de atenção dele que talvez ela deseje mas não adimita. Kyoji entra nesta história no começo meio vaga, não entendemos a princípio porque Yakumo realmente o acolheu, mas ao ver a história de Shin fica bem claro a semelhança entre ambos aqui e acolá, talvez aquela necessidade que Yakumo sentia da presença de Shin no passado esteja novamente sendo preenchida através de Kyoji. Espero ver mais desta história e agora do relacionamento destes 3 personagens de um Yakumo amargurado e maduro com as feridas do passado, de Konatsu tentando se encontrar neste mundo seu lugar e encontrar sua paz, e que Kyoji trace um novo caminho para si e escreva uma nova história.

  2. Adorei o anime, uma história bacana, bem contada, com um voice acting excelente – a performance do Kiku como Shinigami quando ele pensa “e eu fiquei sozinho como sempre desejei”, é realmente assustadora, de arrepiar! E pra mim ainda tem o fator nostalgia pois o jeito meio antiquado dos personagens falarem me lembra demais os meus avós, pais e tios…

    Fiquei feliz com a 2ª temporada, pois gostaria de saber se o Yotaro vai conseguir fazer o que o Sukeroku queria, e como o Rakugo sobreviveu até hoje. ^^

  3. Meu maior medo é não conseguir gostar do Kyoji da maneira que eu gostava do Sukeroku. Mas quero muito ver como esse arco que será adaptado irá se desenrolar.

  4. Entendo seu ponto e em um primeiro momento eu já estava completamente satisfeito com o final e tudo mais. Só que tenho que dizer que vibrei quando veio o finalzinho anunciando a 2ª temporada.
    Shouwa Rakugo foi algo 10/10 e acredito que uma nova temporada não vá ser tão diferente no feeling e na competência que tiveram na primeira. Personagens interessantes existem e a ideia do Kyoji tentar ser o próximo Sukeroku me deixa com muita vontade de ver essa segunda temporada.

    Abraços e boa sorte!

  5. Também foi meu anime preferido da temporada, e o anúncio dessa segunda parte só me deixou mais contente. Começamos a série com Yotaro e Konatsu, mas não houve muito desenvolvimento para eles nesses 13 episódios. Desejo muito saber mais sobre o que os espera naquela época onde o rakugo aparenta estar em declínio.

  6. entendo seu comentário de achar a historia do sukeroku e kikuhiku bem fechadinho…mas se você prestar mais atenção a pequenos detalhes,vc vê que não é bem assim…
    essa temporada inteira mostrou o passado deles,ja que foi o kiku/yakumo contando uma historia para konatsu e yotaro.veja bem, ele mesmo disse que é uma historia..o que a gente ate percebe mais no começo que ele ”editou” algumas partes que achou desnecessaria,depois de um tempo a gente fica tão imerso na historia que esquece que tudo que ta acontecendo é de acordo com o que o kiku conta…ou seja,não temos como saber se tudo foi verdade ou não,já que os outros envolvidos ja morreram..
    pode ser que venha a tona algumas coisas,e o yakumo se sente literalmente assombrado pelo sukeroku,então eu não sei se eu diria que essa historia ja acabou…

  7. Eu fiquei muito surpresa com o anuncio de 2 temporada, até pq o anime parece que está vendendo mal no japao e como mt gente sabe esse é um tipo de anime que é pra um nicho especifico. Não atrai tanta gente assim.
    Eu amei a 1 temporada e foi meu AOTS. Tambem tive a mesma sensação de que a história foi mt bem concluida e se acabasse assim eu entenderia. Mas eu sou mt curiosa e estou desesperada pra ver o que acontece com a konatsu e o yotaro hahahah. E outra coisa que eu tb quero ver, é como está o rakugo na epoca do yotaro e da konatsu (ja q nao parece mais ser popular como antigamente)

Deixe um comentário!