Eu realmente gosto de escrever – 6 ANOS DE ANIKENKAI

Há exatos um ano eu escrevia um dos textos mais bacanas que já escrevi aqui no Anikenkai justamente para comemorar o então aniversário de 5 anos do blog. Agora com 6, a lógica diz que eu deveria escrever um ainda melhor… ou não. Afinal, o importante não é escrever apenas um post bom por ano, mas sim continuar escrevendo, escrevendo e escrevendo. Por isso, quero, nesse post, relembrar um pouco como foi esse sexto ano de vida do Anikenkai e tentar analisar como as coisas estão e como quero que elas continuem nesse novo ano que está se iniciando. Espero que vocês me acompanhem.

Para começar, 6 anos é tempo pra caramba para um blog de animes. Principalmente quando vimos tantos blogs surgindo e terminando nesse meio tempo. Fico feliz de, apesar dos problemas pelos quais passei e das vezes em que cheguei até a pensar em não mais continuar com o Anikenkai, eu consegui, de alguma maneira, resolver as coisas e continuar escrevendo. Não só escrevendo como pensando em maneiras de melhorar meu conteúdo e de fazer coisas diferentes!

Um exemplo seria o Anikenkai Anime Club, um podcast semanal onde eu, Starro e Clara falamos sobre os animes que estamos assistindo na temporada e também acompanhamos e comentamos, junto dos ouvintes, um anime que já acabou, três episódios por semana. Desde o primeiro Anime Club, já se foram 9 programas e recentemente conseguimos terminar a primeira watch party, onde assistimos a Mushishi e já começamos uma nova! Vocês não tem ideia como me alegra ver um projeto dando certo e, mais importante, vendo vocês curtindo o nosso trabalho.

Falando nisso, esse foi o ano em que o Anikencast voltou. Reformulado, com uma periodicidade mais flexível, tudo para poder proporcionar a vocês o melhor conteúdo que podemos oferecer. Conseguimos gravar 9 programas em 2015 e a ideia é que gravemos ainda mais em 2016! Obrigado pelo suporte de vocês e pelo feedback que vem dando. Vocês podem conferir todos os episódios do Anikencast e do Anikenkai Anime Club lá no índice criado exclusivamente para eles.

DSC_0009

O “QG do Anikenkai”, de onde a maioria dos posts e podcasts do Anikenkai saem!

Porém, embora eu adore criar conteúdo em formato de podcast, nesse ano, posso dizer que amadureci ainda mais minha relação com a escrita. Eu sempre gostei de escrever e acredito que o principal conteúdo do Anikenkai sejam os textos, mas eu não estava muito contente na forma como estava lidando com eles aqui no blog já tem algum tempo. Não lembro exatamente quando rolou essa guinada, mas só sei que voltei a tomar gosto por escrever. Não só escrever sobre animes, mas escrever num geral e acredito que isso se refletiu em posts muito bacanas aqui no blog.

Destaco alguns dos que mais gostei:

Até um post sobre Genshiken eu consegui escrever esse ano, algo que me deixa sempre feliz (podem esperar mais!).

Eu realmente adoro escrever e eu tava precisando desse incentivo. É muito fácil inventarmos desculpas para não fazermos algo, mesmo esse algo sendo algo de que gostamos muito. Seja falta de tempo, seja estarmos dando atenção para outras coisas, etc. Por essas e outras, o que eu mais quero para esse novo ano aqui no Anikenkai é escrever, escrever e escrever cada vez mais! Quero poder me dedicar a fazer uma das coisas que mais gosto e que, por algum motivo, estava escondido no backstage. Não quero mais arranjar desculpas, até porque também quero melhorar cada vez mais minhas escrita e para isso preciso escrever. Então quero poder chegar aqui ano que vem e dizer que escrevi como nunca antes e conto com vocês para me acompanharem nessa brincadeira.

Por fim, quero agradecer a todos vocês, sejam novos ou velhos leitores do Anikenkai, por continuarem nos dando seu suporte. Seja lendo meus textos, ouvindo nossos podcasts ou pedindo pela volta dos vídeos de Primeiras Impressões em Um Minuto (aguardem!). Muito obrigado. Dedico um agradecimento especial àqueles que, de alguma maneira, se fazem notar ao comentar nos posts ou ao mandar e-mail pra gente. A parte mais legal de blogar é quando vemos que tem alguém do outro lado da tela, lendo o que escrevemos ou ouvindo nossos podcast para além do que o Google Analytics nos diz. É muito gratificando vermos que realmente tem gente consumindo e se importando com o que fazemos aqui.

Se vocês querem me dar um presente nesse aniversário, falem do Anikenkai para um amigo que ainda não conhece e deixe um comentário aí embaixo dizendo como você conheceu o blog e/ou o que acha do que fazemos aqui. Podem ter certeza que, como tudo que vocês me mandam, eu lerei com muito carinho!

Obrigado, queridos leitores!

 

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Há exatos um ano eu escrevia um dos textos mais […]

13 thoughts on “Eu realmente gosto de escrever – 6 ANOS DE ANIKENKAI”

  1. parabens =D. Eu descobri o site por causa de outros blogs/sites de anime, mas n consigo lembrar exatamente quais foram ahahahahha

  2. parabens seus textos são realmente otimos! eu descobri os site enquanto procura um bom site de noticias de animes, acabei me deparando com o Genkidama e conhecendo toda a sua rede de blogs e acompanho site desde então, isso já tem uns tres anos. no mais, espero que a qualidade do blog ,nã só se mantenha, mas tambem siga melhorando.

  3. Parabéns, Anikenkai!

    Descobri o site através de um agregador de podcast enquanto procurava outro além do AoQuadrado. Acho a conversa de vocês bem descontraída e refrescante. Gosto de ouvir nos domingos de manhã enquanto estou pedalando sem rumo, deixando o vento levar.

    O Starro é bem divertido pela sinceridade e faz eu me sentir confortável sabendo que existem pessoas mais velhas que ainda curtem bastante animes e action figures.
    Gosto da serenidade e voz calma da Clara e, ao mesmo tempo, da garra com que ela defende um ponto de vista que considera válido.
    Do Diogo, aprecio a espontaneidade, bom humor, a afiada percepção de nuances que as vezes deixo escapar nos episódios e o gosto parecido( Shirobako & Genshiken rules).

    Em suma, obrigado por mais 1 ano de ótimos conteúdos dessa tão vasta, intrigante e deliciosa cultura nipônica. Que o site e principalmente o podcast cresçam daqui em diante.

    Abraços.

    1. Muito legal ver que cada vez mais tem gente conhecendo o Anikenkai por causa dos podcasts. Obrigado pelos elogios, amiche!

  4. Parabens pelos 6 anos!
    Curto bastante seus textos e gosto de ouvir o Anikenkai agora que está com uma periodicidade legal. Que continue assim para os próximos anos!

    1. Verdade, manter a periodicidade não é algo fácil, mas é bem recompensador! Tanto pra gente quanto pros ouvintes!

Deixe um comentário!