SHIROBAKO concorrendo ao Tokyo Anime Awards Festival 2016… e outros animes também…

Eu tava pensando em fazer um post mais imparcial, comentando cada um dos concorrentes ao Tokyo Anime Awards Festival 2016, mas, na boa, o que importa mesmo é que SHIROBAKO está entre os candidatos! (mas eu ainda vou comentar cada um)

tokyo anime awards festival 2016 logo

Foi divulgada a lista dos candidatos ao prêmio de Melhor Anime de 2015 do Tokyo Anime Award Festival, um dos prêmios mais conceituados atualmente na indústria de animação japonesa. Para minha felicidade, SHIROBAKO, que ganhou o Anikenkai Awards 2015 e se tornou um dos meus animes favoritos de todos os tempos, garantiu sua vaga entre os candidatos. Porém, ganhar o prêmio não vai ser fácil já que os outros candidatos são nomes de peso. Vamos a eles!

Melhor Série de Anime para TV

tokyo anime awards festival 2016 series

Osomatsu-san

dirigido por Yoichi Fujita

Essa comédia simplesmente sensacional veio para homenagear os 80 anos de Fujio Akatsuka, o já falecido autor de Osomatsu-kun, mangá que ficou extremamente famoso no Japão da década de 60. A nova série trás de volta o caótico sexteto de gêmeos da família Matsuno agora como adultos, mas não causando menos confusão. Seu sucesso foi praticamente imediato e, além de trazer de volta as memórias de quem curtia a série original, conseguiu conquistar uma enorme nova geração de fãs. Com esse forte apelo tanto pela nostalgia quanto pelo seu aspecto de típica comédia familiar japonesa, Osomatsu-san tem grandes chances de levar o prêmio.

Shigatsu wa Kimi no Uso

dirigido por Kyōhei Ishiguro

O bloco noitaminA é berço de excelentes séries (e algumas não tão excelentes assim), mas fazia alguns anos que não víamos algo realmente incrível saindo dali. Porém, Shigatsu wa Kimi no Uso, ou, como ficou conhecido no ocidente, Your Lie in April, chegou para emocionar e conquistar um enorme número de fãs. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir a essa série e, sem dúvida, está na minha lista. Ela veio sem muito auê, sem muito hype, mas devido à qualidade do seu roteiro, fez um nome para si mesmo e, embora eu ache que não tenha tanta chance assim de ganhar, merece ser reconhecida. Não vejo a hora de assisti-la.

SHIROBAKO

dirigido por Tsutomu Mizushima

Eu fiz um podcast inteiro dedicado a essa série e recomendo que escutem, mas brevemente devo dizer que SHIROBAKO não está aqui a toa. Ele foi capaz de trazer as pessoas que normalmente ficam “atrás das câmeras” dos animes para o primeiro plano. Não só isso como amarrou tudo em uma história extremamente agradável de se acompanhar, liderada pela carismática Miyamori em sua jornada pela indústria dos animes. Com uma direção e um roteiro impecáveis, que, mesmo mantendo um pé na realidade, se permitia uma liberdade poética em prol de sua narrativa. Com um elenco ENORME de personagens, todos tendo seu momento e sua relevância nos acontecimentos, SHIROBAKO é definitivamente minha escolha para ganhar o prêmio.

ONE-PUNCH MAN

dirigido por Shingo Natsume

O último candidato é o certamente não menos importante ONE-PUNCH MAN, que, com seu approach irônico frente aos clichês dos shonens de porrada e uma animação de ALTÍSSIMO NÍVEL feita pelo estúdio MadHouse não só conquistou o Japão como o mundo! Sem dúvida o anime que mais teve penetração internacional dentre os candidatos, tanto entre os fãs de animes quanto até com o público geral. A série virou notícia em vários veículos de mídia e, com certeza, teve uma grande audiência. Se a escolha do vencedor fosse por voto popular, ficaria difícil qualquer outro levar o prêmio.

Melhor Anime Longa-Metragem

tokyo anime awards festival 2016 movies

Infelizmente não tenho muito o que falar dos candidatos dessa categoria, já que não vi nenhum, infelizmente. Porém, aí vão os indicados:

  • Kokoro ga Sakebitagatterunda, dirigido por Tatsuyuki Nagai.
  • Bakemono no Ko, dirigido por Mamoru Hosoda.
  • Rakuen Tsuihou: Expelled from Paradise, dirigido por Seiji Mizushima.
  • Love Live! The School Idol Movie, dirigido por Takahiko Kyōgoku.

Embora eu não tenha assistido nenhum dos quatro, dá pra ver que são, também, concorrentes de peso. Temos aqui três nomes conhecidos na indústria, Mamoru Hosoda (Ookami Kodomo no Ame to Yuki, Summer Wars, Digimon: The Movie), Seiji Mizushima (Full Metal Alchemist, Gundam 00, Shaman King) e Tatsuyuki Nagai (Gundam IBO, Toradora, AnoHana). Porém, não desmereçamos LOVE LIVE que conquistou um fandom extremamente apaixonado e pode levar pelo apelo popular (embora eu ache que seria extremamente injusto).


O que podemos concluir de ambas as categorias é que temos excelentes animes representando o ano de 2015 e, seja lá qual ganhe, será uma boa escolha.

Quais os seus favoritos para levarem o prêmio? Deixe suas apostas nos comentários!

 

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu tava pensando em fazer um post mais imparcial, comentando […]

One thought on “SHIROBAKO concorrendo ao Tokyo Anime Awards Festival 2016… e outros animes também…”

  1. desses 4 o melhor é sem duvidas shirobako e dos filmes só assisti o rakuen (mesmo roteirista de madoka, psycho pass e tudo mais) e o filme é bem mais ou menos, pra não dizer ruim kkk

Deixe um comentário!